Você está em:

Regras do xadrez – como jogar xadrez

Quais são as regras do xadrez? Ainda há pessoas que possuem medo de jogar xadrez por pensarem ser um jogo “complicado” mas, não é assim. O xadrez é simples de jogar, porém, ser um bom jogador é outro assunto. O xadrez não é para o mais inteligente, nem para o menos inteligente, nem para o mediano de intelecto. O xadrez pode ser compreendido por qualquer ser humano e suas regras para jogar também.

As regras do jogo de xadrez, começamos pelo tabuleiro

O tabuleiro do xadrez possui 64 casas. É um tabuleiro de 8×8. É muito simples de fazer um tabuleiro de xadrez, até mesmo as peças. Se você não possui dinheiro para comprar um jogo de xadrez, poderá fazer um de papel e jogar com seus amigos, mas, com o advento da Internet, acredito que seria muito mais prático baixar um jogo de xadrez na Internet para jogar com seus amigos.
O tabuleiro de xadrez pode ser como este na foto.
Tabuleiro de Xadrez
Este tabuleiro de xadrez é um screenshot do tabuleiro do Chesspartner que é um ótimo jogo de xadrez, com os dois reis, branco e o preto.
O tabuleiro de xadrez é numerado por linhas e colunas. As linhas representam os números e as colunas as letras. Quando você for comprar um jogo de xadrez, é bom você ver se as casa estão numeradas, por exemplo:
Tabuleiro de Xadrez com numeração por linhas e colunas
Veja na parte mais clara do tabuleiro, em baixo, as letras A B C D E F G H e na parte lateral os números 1 2 3 4 5 6 7 8. Isso serve para orientar aonde cada peça do tabuleiro está, por exemplo, você saberia identificar onde está a peça na casa b2? ou a peça que está na casa e8? se você pensou em peão e rei, acertou!

Qual é a regra para a posição das peças do jogo de xadrez?

  • Os peões brancos, ficam sempre na linha 2, os pretos ficam sempre na linha 7. Preenchem as linhas 2 e 7 nas colunas A a H.
  • As torres ficam todas em extremos, como se fosse um castelo. Você sempre encontrará as torres nas linha 1 para brancas e na linha 8 para pretas e nas casas A e H para brancas e pretas
  • Os cavalos você sempre encontrará ao lado das torres e dos bispos. Os cavalos por sua vez ficam sempre na coluna B e G para ambas os jogadores e na linha 1 para brancas e linha 8 para pretas
  • Os bispos ficam ao lado da rainha e do rei. Os bispos sempre ficarão na linha 1 para brancas e linha 8 para pretas, nas colunas C e F para ambas as cores
  • O rei e a rainha sempre ficarão um do lado do outro. A rainha das brancas sempre ficará na casa D1 e a rainha de pretas sempre ficará na casa D8. Já os reis, o rei branco ficará sempre na casa E1 e o rei preto sempre ficará na casa E8

As peças do jogo

O xadrez possui ao todo, 32 peças. Sendo 16 peões, 4 cavalos, 4 bispos, 4 torres, 2 rainhas e 2 reis.

São 32 peças, porém, são 16 peças contra 16 peças

No xadrez, ambos os lados possuem a mesma quantidade de peças. Há o lado das peças brancas e o lado das peças negras. A regra é simples, as brancas sempre começam, ou seja, o primeiro lance sempre deverá partir da pessoa que está de brancas.

O que cada peça faz

Bom, agora iremos descrever cada peça e o que cada uma pode fazer dentro do jogo.

O peão

O peão é em maior quantidade no tabuleiro. Cada lado, tanto o lado negro e o lado branco, possuem 8 peões. O peão ele só avança casas e come em diagonal e, quando estão na casa de origem, podem avançar até 2 casas de uma vez só, isso é uma opção do jogador, ele pode mover tanto uma quanto duas casas à frente somente quando o peão ainda está na casa de origem, depois disso, ele só poderá andar uma casa só. Vejamos um exemplo.
Peão pode andar até duas casas quando está na casa origem
Como eu havia dito, as brancas sempre começam. Iniciei o jogo movendo o peão da casa, veja que movi duas casas a frente, eu poderia ter movido uma casa só, deixando ele na casa d3.

Como o peão “come” ?

Vamos ver esse exemplo:
Peões d4 e e5
Como é minha vez de jogar, posso comer o peão de e5 com o meu peão que está em d4. O peão, só come em diagonal, se o peão das negras tivesse em c5 eu também poderia comer. Se você escolheu comer, assim como eu, basta tirar a peça do oponente de jogo e ocupar a casa que estava o peão. Ficando assim:
Comeu Peão
Pronto. Agora que você entendeu sobre o que faz o peão no jogo, há outra coisa para ressaltar sobre os peões. Vamos ver um exemplo.
Exemplo En Passant
Digamos que a situação do jogo seja esta. Como podemos notar, o jogo está no começo, pretas e brancas só jogaram alguns lances. Digamos agora que o jogador de pretas jogue e5. Iremos nos deparar com mais uma função que o peão pode fazer. Nesse caso, en passant que é do francês, de passagem, é uma função do peão que muitas vezes alguns jogadores não a utilizam, mas existe, que tem como objetivo capturar o peão paralelo a ele e ocupar a casa atrás do peão capturado. Para facilitar o seu entendimento do que eu disse, veja um exemplo.
En Passant Exemplo
Veja que eu comi o peão e ocupei a casa logo atrás de onde ele estava. Isso é regra para en passant no xadrez e, só poderá fazer isso quando ocorreu o lance das pretas avançarem um peão duas casas de uma vez e isso ocasionar em estar em paralelo com o seu peão, poderia o peão das pretas estar em paralelo a esquerda que seria possível fazer o en passant, porém, tomando cuidado ao ocupar a casa logo atrás da peça inimiga e tirar a mesma do jogo.

Os cavalos

Ambos os lados, tanto pretas como brancas possuem 2 cavalos. Os cavalos possuem uma curiosidade, eles são os únicos no jogo que pulam as outras peças.

O que o cavalo pode fazer

O movimento do cavalo é em “L”, vejamos um exemplo:
No xadrez o cavalo se movimenta em L
Veja que ele pulou o peão. e ocupou a casa em c3. Outro exemplo.
Possibilidades de movimento do cavalo
Veja a possibilidade de movimentos que um cavalo teria se tivesse no centro do tabuleiro.

O bispo, o padre do tabuleiro

O bispo fica ao lado do rei e da rainha. Cada bispo fica ao lado das duas majestades do jogo de xadrez. O bispo se movimenta em X. Vejamos um exemplo:
Bispo possibilidades de movimentos
Deu para entender o movimento que o bispo faz? Ele pode mover-se quantas casas quiser de uma vez só. Diferente do peão que só pode andar duas casas no início do jogo e após isso uma casa por rodada.

O movimento das torres

Como as torres se movimentam no xadrez? Qual é a regra para as torres? Simples, a torre se movimenta em cruz. Vamos ver um exemplo.
Movimentos da Torre Possibilidades
A torre assim como o bispo podem se mover quantas casas quiserem no jogo.

O movimento da rainha

Essa, sem dúvida, é uma das peças que tem mais poder de ataque no jogo. Imagine um bispo e uma torre juntos? A rainha é exatamente isso, porém, em uma coisa só. A rainha se movimenta em cruz e em X. Poderá mover quantas casas quiser com ela. Vejamos:
Possibilidades da Rainha ou Dama de se mover no meio do tabuleiro

O rei

Qual é o movimento que o rei faz? considere a Dama, ou rainha. O rei é a mesma coisa, porém, só poderá mover uma única casa em alguma direção…. bem diferente da dama.

Outras regras do Xadrez

O roque

O Roque no xadrez é uma jogada que só é possível se você não tiver movido o rei. Se o rei estiver em sua casa de origem você poderá “rocar”. O que é rocar? vejamos um exemplo.
Roque no xadrez
Veja que é possível fazer o Roque. Mas como? nesse caso eu vou fazer o Roque do lado do rei. O mesmo poderia ser feito pelo lado da Rainha se a ala da Rainha estivesse vazia, ou, se somente houvesse o rei e a torre sem haver o cavalo, bispo e a rainha barrando o roque!
roque
O rei que estava em E1 e a torre que estava em H1 passaram agora para outra posição no tabuleiro. O rei ficou em G1 e a torre em F1. Essa é mais uma regra do jogo. Agora veja como seria um roque do lado da Rainha!
Roque do lado da rainha
Veja agora como fica o jogo após rocar.
Roque feito lado da rainha
Simples não? Agora vamos ver as regras com relação ao xeque e xeque-mate

Para o xeque, qual é a regra?

Primeiro, vamos visualizar o que é um xeque no jogo de xadrez.
Bispo dando xeque
Imagine que o seu rei foi acometido por um xeque com um bispo adversário. Isso significa que o seu rei está em perigo de ser retirado do jogo, ora, no xadrez os reis não podem jamais serem peças fora do jogo. O rei nunca sairá do jogo como uma peça qualquer, ele ficará até levar o xeque-mate que é o momento em que não importa qual movimento o rei faça que ele vai perder o rei e por consequência, o jogo!

Nessa situação de xeque o que eu posso fazer para proteger meu rei?

Bom, são vários lances. Podemos proteger o rei com os cavalos, o bispo e a rainha. A rainha possui um valor muito alto no jogo, então, o melhor a fazer, seria proteger o rei com um bispo ou um dos cavalos. A ideia nesse exemplo é “tampar” a passagem do bispo inimigo. Enquanto você não tirar o seu rei de xeque você não poderá mover outra peça, isso é regra quando se está em xeque. Se você baixar um jogo qualquer de xadrez e jogar com algum amigo e por ventura sofrer um xeque verá que o software não deixará você mover outra peça a não ser o rei ou alguma outra peça para proteger o rei do xeque.

Qual é a regra para o xeque-mate?

Vejamos essa situação:
Xeque Mate
Nesse caso, não importa onde o seu rei se mova ele será atacado da mesma forma pela rainha. Não há nenhuma peça do oponente que possa impedir a ação da rainha de comer o seu rei, logo, você está em xeque-mate e isso significa que você perdeu o jogo.

E uma última regra do xadrez

Os peões podem fazer dama quando chegar à última casa do tabuleiro

Por exemplo se você tem um peão que conseguiu atravessar todo o tabuleiro e chegar até o final dele, você poderá coroar uma dama, isso se repete com outros peões que também conseguiram chegar até a última casa. Isso também acontece no jogo de damas.

Deu para entender as regras do xadrez? se não, poste um comentário.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Curiosidades, Dúvidas, É, Jogos, Qual, Xadrez  
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal