Você está em:

Rashid Nezhmetdinov – O homem que ganharia das engines

Se Rashid Nezhmetdinov estivesse ainda vivo, é de certo que conseguiria vencer engines fortes como StockFish (engine open source), e empatar com Rybka, Houdini e outras engines que possuem um ELO acima de 3000. Rashid Nezhmetdinov era um grande gênio do xadrez, mas não era reconhecido da devida forma pois teve uma reviravolta em sua vida. Quanto aos jogos de tabuleiro, ao invés de focar-se no xadrez, ficou nas damas e depois voltou ao xadrez. Em ambos os jogos se destacava, mas o que lhe deixou notório foi o jogo de xadrez, especificamente em uma partida contra o grande mestre Lev Polugaevsky onde negras aparentemente possuíam uma posição ruim. E claro, devemos ressaltar a partida de 1962, na cidade de Rostov na Rússia onde aparentemente a posição era de empate. Mas, após pensar por cerca de 40 minutos, calculou 19 lances precisos à frente, isso mesmo… 19 lances e venceu de forma, no mínimo, surpreendente. Rashid Nezhmetdinov

Esse fato contra Oleg Chernikov ficou notório como um dos trabalhos mais elegantes e bem feitos no que concerne a arte do xadrez.

Sua forma de jogar era extraordinária, mas, não conseguia desenvolver uma boa combinação contra jogadores defensivos, esse talvez teria sido seu ponto fraco. Por isso perdeu diversas vezes para o tão campeão e Grande Mestre russo Korchnoi. Fato também ocorreu com Tigran Petrosian, não conseguindo vencer uma partida sequer contra o mesmo, mas empatou algumas.

Engines atuais não conseguem achar a combinação de Rashid

Colocamos a posição da partida de 1962 contra Oleg Chernikov na engine StockFish 2.3.1 onde possui um rating Elo de 3056 (utilizando quatro processadores 64bits) e ela não achou a combinação de lances de Rashid Nezhmetdinov. A engine deu o resultado de empate (embora a engine foi usada nessa posição em um hardware comum, Single Core, e em um sistema 32bits, mas também foi rodado em um hardware mais robusto com um processador Dual Core e 64bits). De qualquer forma, a engine não achou a combinação de lances ganhador nesse jogo. O sacrifício da dama foi uma combinação peculiar ao pensamento de Rashid, isso mostra o quanto era capaz de gerar combinações precisas que nem as engines mais fortes de hoje em dia conseguiriam encontrar.

Rashid Nezhmetdinov era reconhecido por diversos GM’s

Diversas celebridades contemporâneas à ele reconheceram sua imensa contribuição para o xadrez como arte. Até mesmo o grande mestre da arte do xadrez, Mikhail Tal, comentou sobre sua performance no xadrez. Também houveram outros comentários de grandes mestres como David Bronstein e Botvinnik. Uma curiosidade é que Rashid ganhou uma partida de Mikhail Tal em apenas 29 lances na cidade de Baku.

Mais curiosidades sobre Rashid Nezhmetdinov

Rashid era jogador de damas e tinha o título de mestre em damas. O mesmo para o xadrez, que conseguiu algum tempo depois. Ganhou de diversos grande mestres, além dos já citados, de forma extraordinária. E para finalizar, nunca conseguiu o título de grande mestre do xadrez. Rashid tinha um rating entre 2600 a 2650.

Referências externas

1. Rashid Nezhmetdinov. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Rashid_Nezhmetdinov. Acessado em: 3 fev. 2013.
2. Chess engine. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Chess_engine. Acessado em: 3 fev. 2013.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Curiosidades, Dúvidas, Foi, Pessoas, Quem  
Tags: , , ,

Uma resposta para Rashid Nezhmetdinov – O homem que ganharia das engines

  1. Blackburne disse:

    Era um jogador extraordinário. Em sua combinação contra polugaevsky a engine tambem não consegue encontrar a respsota (rodei em um pc de dois nucleos 64 bits aqui).

    Tbm há uma partida de Tal vs Polugaevsky onde a engine não consegue encontrar o sacrifício de tal, mesmo após ele ser feito a enguine não acha a sequencia certa, mas se for forçando os lances a frente tudoestá perdido não importa pra onde se vá.

    nezhmetdinov é o jogador com a maior capacidade de imaginação(calculo de variantes), ou “visualização” como Smyslov chamava. E tal vem em segundo.

    Não é atoa que são os meus dois jogadores favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal