Você está em:

Quando a FIDE vai mudar o xadrez

É meus caros enxadristas, parece que a FIDE vai demorar muito ainda para mudar o famoso formato 8×8 casas do xadrez. Até pelo fato de que as engines de xadrez como Leela e Stockfish ainda não “resolveram” o xadrez 8×8 casas. Fica evidente então que vai demorar para a FIDE elaborar novas regras e quem sabe mudar o tabuleiro de 8×8 casas por um 9×9 ou 10×10 adicionando uma Torre ou duas Torres no jogo.
Fica difícil prever em quanto tempo a FIDE ou os jogadores irão adotar um modo novo de jogar xadrez com um tabuleiro diferente. Talvez o xadrez estilo Fischer 960 seja o padrão. Mas a configuração dos tabuleiros ainda é a mesma.

Um tabuleiro 9×9 – Como seria?

Com a adição de um peão e uma peça diferente seria interessante o jogo. Existem casos já de tabuleiros com 9 casas ou 10. Mas nada adotado oficialmente pela FIDE e nem pelos jogadores de xadrez.

Certamente o xadrez 9×9 casas traria para os tabuleiros uma nova perspectiva de jogo como uma visão mais abrangente dos lances e de suas consequências caso seja feito um lance ruim.

Poderíamos adicionar uma torre na casa i9. Ou mesmo o tabuleiro poderia ser 8×9, ou seja, 8 casas da coluna e 9 casas em linha.

Um tabuleiro 10×10 – Como seria ?

Um tabuleiro 10×10 poderia ter em suas extremidades adicionados uma torre ou outra peça. De preferência a torre, pois segue a ideia de que as peças “duras” como a torre ficam nas extremidades.

O tabuleiro também poderia ser 10×8 (como já falado), 10 casas na linha e 8 casas na coluna. Os tabuleiros de xadrez com essa dimensão teriam uma complexidade bem maior do que os tabuleiros 8×8 como estamos acostumados a jogar.

Mas ainda é cedo – As engines que o digam

As engines como o Leela e o Stockfish tem feitos jogos incríveis para poder resolver o xadrez 8×8 e assim obter definitivamente o lance ganhador de brancas para poder vencer o oponente de pretas. Mas isso ainda está longe de ser concretizado.

O grande Kasparov já dizia “O xadrez nunca será resolvido”.

Publicado por Rodrigo J M B Andrade

Olá, gosto de jogar xadrez, calcular e de tomar um bom café. :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *