Você está em:

Qual a diferença entre custo e despesa

Ainda há dúvidas com relação ao custo e a despesa por parte de muitos administradores formados e recém formados. Não é somente os administradores graduados. São também outras pessoas que possuem essa curiosidade que atuam na área de produção e também finanças. Vamos esclarecer então com um exemplo bem simples a diferença entre custo e despesa de forma que as dúvidas com relação a isso irão desaparecer.

Exemplo simples da diferença entre custo e despesa

Com base na ilustração abaixo fica fácil entender a diferença entre custo e despesas.

Diferença entre custo e despesa

É simples, o custo está diretamente relacionado com a produção do produto. A despesa por sua vez, está relacionada com outras coisas que também são importantes na fabricação do produto, mas indiretamente faz parte ou não tem a ver diretamente com a produção do produto em si. Exemplo, imagine uma empresa que produz Tablet, ela tem sua linha de montagem com 10 colaboradores que trabalham do começo ao fim do processo de produção desse Tablet. Eles estão envolvidos no custo de produção. A matéria prima usada, a energia usada para produzir o produto do começo ao fim é o custo de produção. A despesa tem a ver com outros departamentos que são importantes para a empresa como um todo. Comumente o transporte dos produtos, manutenção dos equipamentos, e outros departamentos que não tem relação com a produção do produto em si são despesas para a empresa. Mas, em todo caso, despesa não é sinônimo de algo negativo ou algo ruim para a empresa, tudo tem seu devido valor. O que seria de uma empresa que fabrica Tablet’s sem o departamento de contabilidade, finanças e outros departamentos para poder comprar a matéria prima, fazer o balancete, balanço, fazer a DRE e especificamente fazer a declaração dos impostos que a empresa precisa pagar? Seria um desastre.

Custos fixos e variáveis

Os custos fixos/despesas são aqueles que independente do tamanho da produção irão surgir da mesma forma, por sua vez os custos variáveis são aqueles que emergem devido ao volume de produção – Quanto mais se produz mais se tem custo variável devido ao aumento de compra de matéria prima.

Exemplo custo fixo e variável

No caso do custos fixos pode ser o seguinte:

Custo com salários de colaboradores não envolvidos diretamente na produção
Custo com transporte ( mas nem sempre, dependendo do volume da produção pode se encaixar no custo variável devido a quantidade de viagens que o caminhão ou automóvel faça para entregar os produtos acabados )
Custo com manutenção

No caso dos custos variáveis pode ser o seguinte:

Custo com materiais de embalagem
Custo com matéria prima ( diversas )
Custo com Salários de quem está envolvido diretamente na produção
Custo com energia ( quanto mais se produz, maior o custo com energia )

Então todos os departamentos são importantes, alguns são despesas e outros são custos para a empresa. No entanto sem a sinergia, ou a união de todos esses departamentos o produto não seria feito no preço e qualidade almejada pelo mercado.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 1 de dezembro de 2012
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Administração, Artigos, Curiosidades, Diversos, Dúvidas, É, Finanças, Qual  
Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal