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Puzzle’s de xadrez que a engine sofre para solucionar

Existem diversos Puzzle’s de xadrez por ai. Mas poucos conhecem os quais eu faço e que exigem muito dessas engines de xadrez mais fortes como Stockfish para poder solucioná-los. Vamos primeiro à um exemplo simples de puzzle de xadrez.

O primeiro passo aqui então antes de iniciar a demonstração de Puzzles no xadrez é iniciar com um bem simples e depois dificultando, tanto para as engines, quanto para nós.

Primeiro Puzzle – Mate em 21 lances (não forçado)

Mate em 21 lances. Mas pode haver outros lances que não culmine em mate em 21 lances forçado, mas em menos ou mais lances. A posição é clara perante o mate eminente.

Tabuleiro do Arena 1.1.

Tabuleiro e peças virtuais do Arena 1.1.

Como podemos ver temos uma posição de jogo inicial clara que brancas está com uma grande vantagem sobre negras mesmo com peça a menos. Após alguns lances logo se vê uma combinação de jogadas de mais sacrifícios com o objetivo de finalizar o jogo, e é o que ocorre em 21 lances.

Algumas engines conseguem encontrar mate em 14 lances, mas essa precisão deixa de existir conforme os lances são feitos. Já a Stockfish 4 dá uma vantagem enorme de 137 pontos após calcular cerca de 1,5 bilhão de jogadas, mas não encontra o mate forçado.

Ai colocamos em xeque a precisão das engines de acordo com alguns Puzzle’s feitos por mim por exemplo. Vejamos alguns casos.

Tabuleiro e peças virtuais de Arena 1.1

Tabuleiro e peças virtuais de Arena 1.1

Esse Puzzle de xadrez ai de cima só consegue ser resolvido após 7 bilhões de cálculos por parte de Stockfish 4. Segundo a engine é possível o empate mesmo após os primeiros milhões de cálculos dar -12 pontos ou mais de desvantagem à brancas. A sacada é que outra engine só consegue encontrar o empate após 14 bilhões de jogadas.

A questão maior é – Qual é a confiabilidade desses cálculos? Será mesmo um empate? fica difícil dizer ao certo, mas segundo as engines mesmo com uma desvantagem enorme inicial para esse puzzle é possível o empate.

Vamos observar um outro puzzle mais simples, digamos que uma ramificação do puzzle acima.

Tabuleiro e peças virtuais Arena 1.1

Tabuleiro e peças virtuais Arena 1.1

Nesse caso a engine descobre fácil, em menos de 50 milhões de lances, o empate.

Há diversos puzzle’s na Internet que as engines nem o primeiro lance conseguem dar como melhor lance que é o caso do puzzle de Plaskett.

Fica a dica com relação a puzzle’s no xadrez que as engines sofrem para solucionar.

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Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Como, Curiosidades, Dúvidas, Funciona, Jogos, São, Xadrez  
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