Você está em:

Por que você não consegue arrumar um emprego

A quantidade de pessoas que reclamam da vida profissional cresce a cada segundo. Hoje em dia sabemos que o mercado de trabalho está no mínimo, extremamente competitivo. Então, para resolver o seu problema vamos abordar muitos detalhes reais e que você vai precisar adotar ou mudar em sua vida particular e profissional para que arrume logo um emprego ou então um bom emprego.

Primeira dica para arrumar um emprego

Sem dúvida um bom currículo é muito importante. Mas de nada adianta um bom currículo se você não possuir as exigências e o entrevistador não for com sua cara. Para um entrevistador ir com sua cara é muito simples, primeiro, vá devidamente vestido e possua um conhecimento sobre o todo da empresa em que deseja trabalhar. Outra coisa que o entrevistador repara é na aparência. Se você é mulher é melhor ir bem vestida, mas não exibindo decotes e saias justas e curtas, é preciso equilibrar tudo, até mesmo no perfume. Para os homens o melhor a fazer é ir bem vestido e possuir um porte físico adequado para o cargo que deseja exercer – Se deseja ser vendedor, ser gordo e baixinho pode prejudicar-lhe, mas se houver uma boa dicção, capacidade persuasiva e uma voz convincente e adequada para vender então poderá ser um gênio das vendas ( é preciso compensar os seus pontos negativos com seus pontos positivos ). Saiba também detalhes bastante específicos com relação ao cargo que você deseja ocupar naquela empresa.

Onde devo procurar emprego – Jornais, classificados online?

Homem procurando emprego - Ilustração
O desespero é tão grande que as vezes o profissional acaba se sentindo obrigado a pegar um bocado de anúncios de emprego e marcá-los e indo tentando, tentando e tentando. O problema é que essas tentativas, na maioria das vezes não possuem foco algum. Não adianta você desviar a sua atenção para uma profissão que não tenha muito a ver com o que você faz de verdade, mas infelizmente muitos profissionais se aventuram nesses empregos por falta de dinheiro e a falta dele é realmente muito preocupante quando se tem uma família por exemplo. Se você está nessa situação acalme-se nesse momento, e continue lendo o artigo.

Não fazer o mais fácil – Desanimar-se

Desanimado de não conseguir um emprego
Não faça o mais fácil. Sentar e choramingar por falta de emprego não resolverá nada. É nesse momento que temos a oportunidade de refletir o que ocorre em nossa volta e o que fazer para mudar de forma radical e triunfar na vida.

“Sem dor, sem ganho” (Arnold). É a mais pura verdade, se você não lutar ninguém lutará por você. Devemos então ser fortes ( sempre eu diria, ou a maior parte do tempo de nossas vidas ).

Após compreender que sentar e chorar não resolve nada devemos então dar continuidade a vida.

Quanto aos lugares para procurar um emprego os classificados de jornais são uma boa opção. Mas na Internet em classificados grátis de anúncio de emprego também são boas opções. Mas, lembre-se, você deve focar o cargo que almeja, quanto mais especifico for maior suas chances de conseguir o emprego.

Crise econômica – Desemprego involuntário

Quando o mar não está para peixe é óbvio que os empregos serão escassos. Nesse momento as empresas contratam menos, mas mesmo assim se você tiver exclusividade na qualificação suas chances serão maiores em conseguir um emprego mesmo em uma crise econômica.

Mas mesmo se você não for um Doutor ou uma pessoa especializada e exclusiva na sua área não é desculpa deixar de ir à procura de emprego. Esforce-se e as oportunidades surgirão mesmo em crise.

Confira agora a próxima dica – Preste muita atenção nela, vai ser muito útil para sua vida profissional.

Dinâmicas de grupo ou entrevistas simples

Em uma dinâmica de grupo muitos possuem dificuldade em se enturmar por serem os demais concorrentes seus e também desconhecidos – Destrua a timidez nesse momento.

É ai que mora o perigo, o examinador ou quem estará coordenando a dinâmica de grupo ficará de olho em você pelo seu comportamento fechado e também sua falta de flexibilidade ( tanto corporal quanto com as palavras ). Tome cuidado então com sua falta de sociabilidade. As empresas necessitam de pessoas sociáveis e que trabalhem em equipe e o melhor, que proporcione segurança aos seus colegas de trabalho com uma personalidade agradável ( mesmo que você não seja um doce de pessoa, faça um esforço para ser pelo menos naquele momento ).

É claro que a equipe de RH que trabalha com seleção e recrutamento e vivem fazendo entrevistas não são bobas a ponto de acreditarem que só porque você teve um bom desempenho naquele momento que você é aquilo mesmo a todo momento. Isso é irreal, mesmo se durante a dinâmica surgirem diversos desafios e ter ido bem em todos. É algo mentiroso, impreciso, as pessoas tem variação de humor e podem cometer erros devido a isso – Não somos robôs. A dica tirada disso é que você não pode ir à uma entrevista de emprego após ter sofrido algum desequilíbrio emocional a ponto de não fazer tudo aquilo que aprendeu ou mostrar todo seu potencial como profissional na dinâmica de grupo. Também deve estar PREPARADO e principalmente PRONTO para encarar a dinâmica. Mas não vá com muita cede ao pote, isso pode prejudicar sua reputação durante a dinâmica – Se afobar para terminar logo e fazer algo “perfeito” pode pôr tudo por água abaixo. Outra dica é sem dúvida controlar a ansiedade, nesses casos a ansiedade pode lhe trazer inúmeros malefícios que podem lhe prejudicar na dinâmica – Esqueça a ansiedade, acredite em você mesmo e deixe as coisas fluírem no tempo certo e tudo ocorrerá bem.

Em uma entrevista simples, como o caso do entrevistador e o entrevistado as coisas tornam-se mais argumentativas do que corporal.
Não há pessoas a sua volta para se relacionar ou trabalhar em equipe.
Mas as vezes não esperamos uma entrevista simples assim, então é bom estar preparado para dinâmicas de grupo também. No caso de uma simples entrevista entre o entrevistado e o entrevistador é necessário saber muito sobre a empresa que vai trabalhar e saber bem argumentar sobre o trabalho que vai/almeja fazer. Tem que mostrar que sabe o suficiente ( mas não há a necessidade de saber mais que o entrevistador ) para que assim o entrevistador se sinta seguro de que há alguém que pode dar lucro para aquela empresa e ajudá-la como um todo. Após as perguntas surgirão as perguntas pessoais e também as perguntas técnicas. Quando as perguntas técnicas surgirem é preciso saber de forma específica o que vai fazer na empresa e só responder perguntas que o entrevistador fizer. Não fique relembrando experiências passadas e comentando as mesmas no momento da entrevista sem houver um contexto no diálogo com seu entrevistador que seja conveniente falar, afinal, as coisas possuem peculiaridades e o seu êxito em determinadas tarefas que surgiram naquela empresa pode não existir na empresa que pretende trabalhar ( considerando que ocupe um cargo semelhante e tenha trabalhado antes ).

Nunca trabalhei na vida – O que fazer

Se você está começando sua vida profissional, excelente. É sempre bom começar a trabalhar o quanto antes ( mas nunca deixar de trabalhar por mais tarde que esteja ). A vida é trabalho, sempre foi, sempre será. Então, no seu primeiro emprego, teremos que fazer um bom currículo e usar todas as dicas até o presente momento como no caso de dominar assuntos relacionados ao seu cargo que ocupará, saber sobre a empresa como um todo e também manter o bom senso.

No primeiro emprego temos que ressaltar que a grande maioria só entra por indicação. Se você conhece alguém que possa lhe indicar a uma vaga de emprego em uma empresa ou mesmo na mesma empresa que essa pessoa trabalha será muito bom e conveniente para você. A ideia é que você não estará sozinho durante os problemas enfrentados e isso garante a você segurança em trabalhar por ter alguém que é conhecido. Essa pessoa certamente vai lhe passar todos os macetes do trabalho a ser feito e isso garante a você fazer um bom trabalho para aquela empresa sem errar coisas básicas.

Antes de terminar, quem nunca trabalhou na vida certamente vai sofrer muito para conseguir um emprego. As empresas geralmente não pegam pessoas sem experiência. Se você já foi estagiário isso é muito valioso, com o estágio você garante ao seu entrevistador e a empresa que tem experiência e aprendeu como funciona uma empresa e especificidades do seu cargo ( por exemplo, estagiado na área de suporte em T.I ) por isso a indicação é muito importante no começo. É como um “empurrãozinho” para você se virar depois e conseguir, quem sabe, um aumento salarial e até mesmo subir de cargo.

Há empresas que só entram pessoas indicadas

Existem diversas empresas que adotam o método da indicação ou em outras palavras: “Só entra quem eles querem”. Nesses casos pode ser uma vantagem ou desvantagem. A vantagem é se você tiver alguém conhecido e poder-lhe indicar pode funcionar e seu emprego vai estar garantido após fazer uma entrevista e passar por todo processo seletivo da empresa. Mas nem sempre a indicação pode resguardá-lo 100%. Esteja preparado para fazer uma excelente entrevista de emprego e também passar por todos os exames que a empresa exigir de você.

A desvantagem é ter todo o trabalho de ter que conhecer alguém que trabalha lá e ganhar a confiança dela e após isso a mesma possa lhe indicar a uma vaga de emprego na empresa onde ela trabalha. Por isso é preciso manter o bom relacionamento com todos, não sabemos do futuro. Um dia talvez você precise de alguém que não deu a devida atenção no passado. Mantenha então o bom relacionamento e tudo ocorrerá bem. Outro ponto negativo é que muitas vezes quem é indicação tem sempre mais trabalho a fazer do que aquele que não é… resumindo, o envolvimento é maior com a empresa.

Seguindo essas dicas suas chances de conseguir arrumar um emprego serão maiores.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 24 de setembro de 2012
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Curiosidades, Diversos, Dúvidas, O motivo, Qual  
Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal