Você está em:

Por que devemos ser éticos

Esse dilema é muito fácil de ser entendido por pessoas que se preocupam com o próximo. Para quem é naturalmente ético e moral a ética acontece de forma natural e a moral também. Por que devemos ser éticos num mundo tão perverso, mesmo os que são por natureza, praticam a ética sem hesitar? E aos que acham que não são éticos e têm atitudes éticas? vamos discutir pelo menos os principais pontos de ser ético num mundo tão anti-ético.

O que é ser ético?

Ser ético começa em uma simples atitude que pode afetar o coletivo ou a grande maioria. A comunidade pode ser afetada por uma atitude ética ou anti-ética de sua parte. Exemplo? se você jogar lixo na rua do seu bairro você não suja apenas a rua mas sim suja a rua sua e de outros. Apesar da rua ser pública ela não é sua apenas, então, se jogar lixo na rua estará interferindo de forma coletiva. Também quando compramos um livro feito de material reciclado estamos sendo éticos pois estamos contribuindo com o meio ambiente que é um bem de todos.

Outro exemplo é no transito, quando você não dá a passagem para o outro motorista ou até mesmo quando dirige embriagado você está sendo anti-ético ou, em outras palavras, comete imprudência com o coletivo. Ser ético muitas vezes pode ser interpretado como ser “certinho” perante o coletivo, porém muitas vezes isso não significa ser “certinho”, há diversas outras situações em que achamos estar no caminho da ética de acordo com nossas ações mas não estamos. Exemplo: Para uma pessoa, fumar em público, não é ético, para outros isso não tem nada a ver. Mas, se considerarmos esse ato “fumar em público”, realmente não cabe aos fumantes responder que é um ato ético ou anti-ético mas sim aos que não fumam pelo fato de se sentirem incomodados (embora há fumantes que concordem que fumar em público incomodam os demais que não fumam, logo podemos considerar esse grupo como parte do contexto da ética a esse caso em específico). Então, a ética, apesar de ser muitas vezes interpretada como “ser certinho perante o coletivo”, é também alvo de muitas contradições devido aos gostos culturais e hábitos individuais que nos mostram certa dificuldade em dizer quem está certo ou errado.

Por que devemos ser éticos afinal? a resposta é muito simples, é se preocupar com o próximo de forma coletiva, é aderir a boas práticas (que não interfiram no coletivo de modo que possa prejudicar as pessoas moralmente/socialmente ou que, é também saber administrar conflitos entre você e a comunidade onde você vive e utilizar da ética (com sabedoria, diligência e inteligência) para resolve-los. A ética é a aproximação dos povos, das culturas e dos países. A ética é simples, é respeito mutuo e também cooperação entre comunidades.

Ser ético não é ser bobo, mas sim ser inteligente num mundo onde a competição está acima da inteligencia.

E para você? o que é a ética? deixe um comentário.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 6 de junho de 2013
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Curiosidades, Dúvidas, É, O que, Pessoas, Realidade  
Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal