Você está em:

Por que a Terra gira?

Nada comprovado ainda o motivo pelo qual a Terra gira e também outros planetas de nosso sistema solar, mas essa questão é muito intuitiva de se responder considerando alguns eventos que ainda ocorrem no sistema solar, também considerando a lei de gravitação de Newton onde matéria atrai matéria e também a teoria de Steven Hawking que acredita num Big Bang como o início de tudo.

Como a Terra começou a girar?

Terra nossa casa
Antes, tudo era simplesmente poeira. Após a grande explosão ou Big Bang o Universo tornou-se povoado por diversas partículas como poeira cósmica que, no caso inicial de nosso sistema solar, eram basicamente compostas de hidrogênio, hélio e outras substâncias pesadas. Até ai tudo bem, mas a história ou estória diz que curiosamente houve uma explosão de uma estrela próxima e virou uma supernova, essa mesma explosão enviou uma onda de choque através da nebulosa solar e que ganhou momento angular. A partir disso houve aumento em sua rotação e gravidade e inércia surgiram discos chamados protoplanetário que se orientavam perpendicularmente a seu eixo de rotação. Com isso a quantidade maior de massa centralizou-se e houve um aquecimento, mas pequenas perturbações causadas por colisões e o momento angular de outros grandes destroços criaram os meios com que protoplanetas começaram a se formar. A queda de material espacial aumentou a velocidade de rotação. Com o planeta formado, ele continuou a girar e como não há forças contrárias a esse movimento (ou seja nada obrigando-o a parar), continua até hoje. (Obs: esse trecho foi copiado na íntegra de uma resposta no Yahoo respostas ).

Apesar ainda de não ter nada provado, essa resposta ainda assim é plausível pelo fato da riqueza dos detalhes. Mas, uma resposta mais simples seria que a Terra gira devido a forma que ela foi formada, ou seja, de partículas que faziam movimentos circulares e, logicamente, com a lei da gravitação de Newton, apesar das partículas serem pequenas ou poeiras, havia a atração da matéria por matéria e aos poucos culminaria em uma esfera que hoje é a Terra e como não há nenhuma força contrária a sua rotação ela continua ainda a girar e não vai parar até que haja alguma força contrária à sua rotação centrífuga.

Referências bibliográficas

  • http://en.wikipedia.org/wiki/Earth’s_rotation. Earth’s Rotation. Acessado em 10-03-2012.
  • Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
    como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
    Postagem publicada em
    Postado por Rodrigo Martinelli
    Postado em: Artigos, Curiosidades, Diversos, Dúvidas, Física, Mundo, O motivo  
    Tags: , ,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal