Você está em:

Performance baixa no xadrez – Motivos

Se você anda só perdendo no xadrez é bom você estar ciente de algumas coisas. Vamos enumerar algumas dicas essenciais para desvendar o motivo pelo qual você está perdendo no xadrez ou obtendo uma baixa performance sendo que antes você tinha uma boa performance.

Podemos adiantar que uma das coisas que possa estar te atrapalhando na hora de vencer uma partida de xadrez é a falta da “mente estreita”, ou seja, algo não está bem na sua família, ou você está mal com alguma coisa (se bem que devemos superar essas coisas e seguir em frente sem que as adversidades da vida nos prejudique).

Vamos ao artigo e veremos o que está faltando ou o que precisa ser tirado para poder equilibrar sua performance no xadrez e assim você voltar a ganhar.

Alguém pode ter estudado seu jogo ou você não sabe como você joga.

Sim, se você joga muitas vezes com um único oponente e do nada você começa a perder várias partidas em seguida para ele é de certo que ele estudou seu jogo e sua maneira de jogar xadrez. Mas não fique preocupado, isso é muito comum entre os jogadores de xadrez (um estudar o jogo do outro, a maneira como jogam, aberturas, finais etc).
estudaram-seu-jogo-no-xadrez-dicas
Nesse caso, crie um jogo novo. Sim, algo que o oponente nunca tenha visto antes. Já no começo a abertura precisa ser diferente daquelas que você usava. Porém, também deverá criar uma maneira nova de pensar. Se você joga no ataque, tente jogar tanto no ataque quanto na defesa, ou então seja mais posicional. Inove na forma como você joga e pensa no meio do jogo e no final do jogo e o jogo será bem mais equilibrado. Mas lembre-se sempre, nesse caso em específico, do criar um jogo novo e pensar em algo diferente, mudar de comportamento no xadrez que será super importante.
jogo-novo-no-xadrez

Problemas familiares – Relacionamento – Pessoas no geral

Sem dúvida, se você está passando por algum problema familiar, briga, relacionamento com seu cônjuge, namorado(a), é de certo que as coisas não vão ir muito bem nos tabuleiros. Quando nosso emocional está abalado tendemos a ter uma performance pior do que se tivéssemos bem emocionalmente. Isso é fato! quem sabe o mínimo de gestão de pessoas ou mesmo quem é técnico de xadrez entende muito bem disso.
problemas-familiares-afeta-desempenho-no-xadrez
Quem está numa fase dessas, é de certo que vai atrapalhar muito na hora de jogar xadrez, pode perder fácil algumas partidas por conta disso também.

Tente não deixar os problemas subir à cabeça, seja equilibrado. O xadrez é seu aliado e não um pé no saco. Não deixe que pensamentos desses problemas invadam sua mente, seja equilibrado em todos os sentidos e será um campeão, tanto nos tabuleiros quanto na vida. (Fica a dica nessa questão também).

Oponentes fortes demais que você não sabe jogar contra

Ás vezes quando jogamos só com oponentes fracos tendemos também a diminuir nosso nível no xadrez. Isso não é bom quando nos deparamos com quem realmente sabe jogar. Precisamos então entender que jogar xadrez é dar o melhor lance com base em diversos planos (defensivos, posicionais, combinatórios, de ataque, tático, etc). Esses planos precisam estar coerentes com a posição, não adianta querer dar um tático sendo que a posição não é de tática, e também não devemos desperdiçar um tático sendo que há um tático.
bom-uso-do-peao-no-xadrez-caracteristicas-de-oponentes-fortes
O mesmo para quem gosta de combinar jogadas defensivas, de ataque e conseguem fazer um jogo com diversos planos com respaldo no que o oponente irá fazer e assim criar um jogo ganhador ou no mínimo empate.

Falta de saber jogar o ritmo de tempo estabelecido

Há casos em que você não sabe jogar determinado ritmo de jogo. Têm pessoas que sabem muito bem jogar bullet e possuem um rating gigante. Mas se for jogar um blitz (5 minutos) pode ter certeza que o nível do jogo dele será bem diferente do rating que o mesmo possui. Não tem muito que fazer nesse caso, é estudar jogos blitz e assim tornar-se melhor nessa modalidade.

O mesmo seria para jogos standard (2 horas para cada) e rapid games

Tempo – A falta de tempo para estudar xadrez e as novidades

tempo-para-estudar-xadrez
O tempo para estudar é também fator para perder fácil no xadrez, ainda mais para os que gostam de fazer aberturas e jogos convencionais. Se você não souber de cor e salteado aberturas como e4 e5, Cf3 Cc6 é de certo que você vai perder feio no xadrez. Se almeja ter um jogo mais equilibrado faça aberturas menos manjadas e treine sua capacidade de cálculo (que é muito mais importante do que decorar variações de abertura).

Cheaters – Trapaceiros que usam programas ou engines

Infelizmente há jogadores que optam por usar cheater ao invés de perder e aprender com a derrota. Se você notar isso, faça o seguinte, salve todos os jogos em formato PGN, e também algumas “posições suspeitas” com uso de código FEN e cole em alguma engine de xadrez como Stockfish e veja se os lances e a sequência corresponde com o que o oponente jogou, se corresponder é de certo que seu oponente usou engine.
xadrez-com-cheater-ou-nao-descubra
Isso comumente ocorre mais em jogos demorados como blitz (5 minutos). É mais difícil ocorrer em jogos de 2 ou 1 minuto.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Curiosidades, Dúvidas, Jogos, O motivo, Qual, Xadrez  
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal