Você está em:

O que é o medo ? Para que serve esse medo que sentimos ?

O medo nos acompanha sempre. Desde que nascemos e quando estamos à beira da morte. Temos medo de tudo e ás vezes de nada. É complicado, o medo é complexo, mas para alguns ele é controlado e faz parte da vida humana de forma natural, para outros, o medo é motivo de grandes perturbações e também grande atraso de vida. Vamos discutir nesse artigo os principais motivos pelos quais sentimos medo.

O medo começa cedo – Não faça isso ou aquilo.

Quando criança, estamos sujeitos a ameaças e outras situações que a criança se sujeita pelos adultos. É como uma imposição de quem tem mais autoridade. Quando crescemos, levamos consigo esses medos que na infância eram a pior coisa do mundo. Não importa qual religião você é, que educação você teve, ou mesmo se tem uma família convencional ou não. Há sempre alguma influência que ocasionou em medo.
Medo - Assustado
O medo tem seu lado ruim e seu lado bom. Imagine o que seria de nós se não tivéssemos o medo de fazer algo errado? seríamos sujeitos a cometer crimes sem o mínimo de medo disso. O medo é uma qualidade quando temos ele a favor de estudar minuciosamente detalhes antes de fazer uma ação. Os homicidas, criminosos e outros mal-feitores da sociedade não possuem medo de fazer o mal e da consequência que isso ocasiona.

Não devemos confundir medrosos com pessoas que possuem medo. Os medrosos são aqueles que têm medo de qualquer situação que o coloque em risco. Isso de fato é terrível, imagine quantas oportunidades um ser perderia se tivesse tantos medos? seria realmente uma pessoa com problemas sérios. É preciso se arriscar, mesmo que haja grandes obstáculos a serem enfrentados. É preciso ter coragem nessas situações.

O medo portanto tem seu lado bom e seu lado ruim, mas não descartamos uma coisa muito importante que é ter medo de fazer o “errado” para então evitar consequências não boas para um indivíduo e uma comunidade. Ter medo é bom nesse sentido, por isso a cautela não significa propriamente medo, mas prudência, e a prudência é ensinada de forma errada às crianças; ao invés de ensinarem a serem prudentes, éticos e morais, ensinam a serem medrosos ou impõem situações indiretas que levam ao medo.

Por que sentimos medo da morte ?

Isso é instinto, assim como atravessar a rua e ver um carro, o instinto vai fazer você parar até que o mesmo passe. Mas nem tudo o instinto consegue controlar, as pessoas se suicidam cada vez mais com base na escolha que fazem de morrer. O instinto de viver, ou de sobrevivência é natural nas pessoas e ele surge em diversos momentos do dia.

Quando estamos prestes a morrer, o medo pode surgir também, pois as pessoas possuem uma coisa chamada medo do desconhecido, por mais que as religiões expliquem como é depois da morte, não sabemos de fato como é mesmo, então é normal ter medo de morrer.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 6 de novembro de 2013
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Curiosidades, Dúvidas, É, O que, Pessoas  
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal