Você está em:

Negras movem – Abertura Italiana – Posição de risco

Código FEN: r2qk2r/ppp2ppp/3p1n2/2b1p3/2BnP3/2NP2QP/PPP2PP1/R1B2RK1 b kq – 2 9 ( copie esse código e cole no seu programa de xadrez e você verá a posição ).

Uma posição perigosa às negras. Sabendo que negras movem, o que negras não poderiam fazer de forma alguma?. Temos uma situação complicada para quem não souber calcular corretamente as vantagens e desvantagens de se obter material. Nesse exemplo, fica evidente o peão de c2 fraco e susceptível ao ataque do cavalo negro em d4. Mas, pensando melhor, temos o peão negro de g7 fraco também. Mas ai você pode pensar, tudo bem, eu como c2 com o cavalo e após brancas comerem g7 eu defendo com Tg8 e ao mesmo tempo ataco a dama branca… ledo engano… vamos analisar?

negras-movem-qual-lance-nao-fazer

A abertura foi uma Italiana, variação Giuoco pianíssimo. Temos essa posição como mostra a imagem acima. Como já falado, há a possibilidade de comer o peão branco de c2, mas isso, definitivamente, é catastrófico – Eu chamaria de um verdadeiro peão envenenado e que vai lhe matar em pouco tempo.

Se você comer c2 com o cavalo negro de d4 teremos uma situação inevitável às negras, em poucos lances brancas vencem facilmente.

Primeira forma de vencer negras caso coma peão de c2

Pode ser de diversas formas, mas a mais rápida, sem nenhum cuidado com o cálculo e combinações precisas por parte do oponente de negras, é de certo que ele comeria c2 e após isso brancas tomaria g7. A defesa negra e também o ataque à dama branca seria Tg8, após isso brancas ganham o jogo com Dxf7#. Tudo bem, quem tem uma maior lucidez no xadrez jamais deixaria isso acontecer. Digamos que negras faça Tf8 para proteger o xeque mate em 1. Pois se Torre move em g8 é mate em um pois bispo de c4 estaria apoiando a dama para o mate e rei negro não pode comer a dama.

Então teríamos essa posição, que também é muito critica.

captura-de-peao-c2-posicao-critica-para-negras

A pergunta é: Como salvar negras?, a resposta é, não há como salvar negras mas sim demorar o mate, ou melhor, fazer com que o jogo dure mais um pouco…

Após esse lance, teremos uma situação de extrema dificuldade para negras, por fim, a desistência do jogo é eminente devido ao ganho de material por parte de brancas.

Publicado por Rodrigo Martinelli

Sou Rodrigo Martinelli, formado em administração e matemática.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *