Você está em:

Líder – Como identificar um dentro de uma equipe de trabalho

O líder, sem dúvida, é uma das coisas mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho. A primeira situação que indagamos sobre determinadas pessoas apesar de demonstrar ser um líder é a confiança que ela vai nos proporcionar ( As vezes nossa concepção de liderança está ofuscada por bons modos e também pessoas que motivam, mas um líder não é somente isso, se fosse, certamente muitas empresas já teriam ido à falência ). O líder de verdade, para identificá-lo é preciso muita cautela. Afinal, não queremos dar “liberdade ou autonomia” para determinada pessoa sem conhecer realmente quem é líder de verdade. Vamos ver, ao decorrer do artigo, quem é um verdadeiro líder.

Identificando um verdadeiro líder – Dicas

  • Não se equivocar é o primeiro!
  • Quando um gerente de uma equipe está constantemente lidando com pessoas vai notar as diferenças de cada uma. Também o gerente vai notar que há alguém “especial”. Dentro de uma concepção pobre, o gerente que já tem experiência, pode “achar” que encontrou um líder para assim delegar-lhe funções que exija mais daquelas responsabilidades que o mesmo possui.

    Acreditar que descobriu um líder só por causa que os demais da equipe “gostam” dele é puro equívoco e ingenuidade. O verdadeiro líder possui inúmeras qualidades e o tempo e as situações adversas vão dizer quem realmente é o verdadeiro líder de sua equipe.

    Identificando o líder, primeiros passos.

  • A resiliência é inerente ao líder.
  • Quando a “coisa está feia” ou o trabalho está muito intenso o líder demonstra resiliência até completar o trabalho ou persistir trabalhando durante uma situação adversa. Em tempos de crise, não há momento para choramingar, o trabalho deve ser concluído o mais rápido possível para que as coisas melhorem e a empresa possa continuar. O líder não age sozinho, nessas situações, vai saber de cara quem é apto a determinadas funções para ajudá-lo a completar a tarefa. O líder sabe, de forma minuciosa e também abrangente tudo que os demais sabem, porém, se destacam os bons funcionários para agilizar o trabalho e concluir com excelência. Em momentos de dificuldade as escolhas, tomadas de decisões do verdadeiro líder são precisas e rápidas.

    O líder verdadeiro da equipe é quem motiva e faz boas críticas.

    Sem uma pessoa para ensinar-lhe a tarefa, nada adianta continuar na empresa pois o colaborador vai ficar desmotivado e isso vai ocasionar em atrasos em entrega de projetos e também prejuízo de qualquer espécie. Saber dosar as críticas é muito importante. Dar feedback para determinado colaborador é o mesmo que arriscar-se a conseguir um amigo ou um inimigo – As vezes o colaborador não consegue diferenciar uma crítica construtiva de um insulto. Cada caso é um caso, saiba dialogar da devida forma e as coisas vão fluir.

    O líder jamais deixa seus colegas na mão.

  • Disposição não falta para um líder ensinar os seus colegas de trabalho.
  • Sem um verdadeiro amigo dentro da equipe que “saiba tudo” ou possa auxiliá-lo a encontrar soluções é muito provável que a equipe fique desorientada e tome decisões precipitadas e isso vai ocasionar novamente em prejuízo.

    A comunicação de um líder dentro da equipe é entendida por todos/ou a maioria

    Um líder sabe bem se expressar e isso é ótimo uma vez que a comunicação dentro de um ambiente de trabalho precisa ser limpa. Sem uma pessoa que está à par de tudo a comunicação pode não ser clara. O líder conhece e se informa sobre tudo!

    O líder possui empatia muito mais aguçada do que qualquer um.

    Quando as coisas não estão indo muito bem conforme o planejado a intuição não falta para o líder alertar aos seus superiores de que “algo está errado”. O mesmo ocorre com pessoas desmotivadas, o líder reconhece a desmotivação a quilômetros de distância. São essas pessoas, apesar de não “mandarem em ninguém” que são peças chaves na subsistência de uma empresa.

    O líder jamais nega qualquer tipo de trabalho.

    Como identificar um líder em uma equipe de trabalho
    Se tiver que limpar o banheiro da empresa ou varrer o chão o líder o fará com gosto, mesmo não recebendo nada por isso. Por falar em ganhar, o colaborador que apresenta características de um líder jamais pede aumento salarial. O motivo disso é que o colaborador com características de liderança não enxerga o próprio umbigo, ele quer compartilhar suas conquistas com os demais de sua equipe ( coisa bem difícil de encontrar hoje em dia ). É nesses momentos que o líder, por falta de aumento salarial e também de ver seus colaboradores ganhando aumento por a “equipe estar indo bem” ( caso esteja ), acaba saindo da equipe ou mesmo da empresa com proposta melhor de emprego ( então, fique de olho para não deixar esse capital intelectual escapar ).

    E por último. O líder é facilmente identificado por ser “querido”

    Quem é bem falado na equipe ( não somente no aspecto profissional, mas também no aspecto pessoal ) é mais uma característica de um líder dentro da equipe. O colaborador que é acometido com elogios por ser uma pessoa “legal” é querido pelos seus companheiros e mesmo se souberem que ele ganhou um aumento salarial ou algo do tipo não sentiram “remorso” por ele ter conseguido e eles não. A resposta para isso é que existem pessoas tão queridas na empresa que mesmo que elas sejam condecoradas os demais acabam se sentindo seguros de que poderão conseguir aumento ou crescimento profissional dentro da empresa. Essa é uma das saídas para um gerente ou supervisor dentro da empresa quando lhe é dado o desafio de dar aumento salarial ( seguir esses passos vai auxiliar muito para quem merece receber aumento ou qualquer promoção ).

    Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
    como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
    Postagem publicada em
    e atualizada em 17 de maio de 2013
    Postado por Rodrigo Martinelli
    Postado em: Administração, Artigos, Como, Curiosidades, Descobrir, Dúvidas, Pessoas, Realidade  
    Tags: , , ,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal