Você está em:

Homicídios no Brasil – A cada dia cresce mais

Antes de focarmos nesse assunto, iremos dar um dado importante com relação aos homicídios no país.

No Brasil são registrados cerca de 50.000 homicídios por ano, essa cifra é igual ou superior que em uma guerra. Para se ter uma ideia, a guerra do Iraque da invasão de 2003 até 2006 foram mortos entre 100.000 a 150.000 civis ( sem considerar os militares mortos de ambos os lados ). Tendo em vista esse dado através da wikipédia ( Guerra no Iraque ), podemos dizer que o Brasil não se diferencia muito. Sim, em 3 anos, há cerca de 150.000 homicídios. Isso dá a entender que o brasileiro mata o conterrâneo na mesma proporção que em uma guerra de verdade considerando que os dados são de 50.000 homicídios por ano no Brasil.

Após conhecermos isso, tendo em vista o que o Datena mostrou ontem no Brasil Urgente (data de 23/11/12), percebemos outra coisa…. No norte e nordeste é que os homicídios ocorrem mais. A fonte provem do http://tabnet.datasus.gov.br . Vamos analisar através da tabela.

Total de óbitos por 100 mil habitantes homicídio TME
(Tabela em TME – Taxa de mortalidade específica: óbitos por 100.000 habitantes. )

O único estado que escapa de possuir uma alta taxa de homicídio por 100.000 habitantes do nordeste e do norte é o Piauí. Que inclusive tem o menor índice de morte por homicídio no país todo. Porém, em compensação temos Alagoas com o maior número de homicídios. Os demais estados estão na taxa média de 20 a 25 homicídios a cada 100.000 habitantes.

Outra curiosidade é que se separarmos os homicídios de homens e mulheres teremos mais homens sendo mortos que mulheres. Cerca de 10x mais homens sendo mortos do que mulheres. Mesmo assim o volume de mulheres é grande e os estados do norte e nordeste são os que mais ocorrem homicídios também.

O Amapá possui uma taxa de 3,8 homicídios de mulheres para cada 100.000 habitantes. Um número bastante inferior com relação a estados como Espírito Santo (12,2), Roraima (12,1) e Rondônia (6,9). Isso dá a entender que casos como que ocorreu com a moça, de 24 anos e ainda grávida é um dos centenas de casos ou senão milhares de casos de homicídios de mulheres que ocorrem anualmente no Brasil.

Como evitar/diminuir homicídios no Brasil

No ano de 2009 o percentual de homicídios no país foi de 27,2 para cada 100.000 habitantes, um número muito grande. O país possui 210.000.000 de habitantes aproximadamente. Fazendo uma regra de três simples obtemos cerca de 57.120 homicídios por ano – Mais que uma guerra.

Se compararmos com a China por exemplo, a taxa de homicídio é demasiadamente inferior. Sua população é de 1,4 bilhão de pessoas e nós temos pouco mais de 1/7 da população deles e o índice de homicídio contra homens e mulheres é demasiadamente superior.

O que fazer para diminuir os homicídios no Brasil

O Estado precisa, sem sombra de dúvidas, contribuir com o condicionamento da população nas áreas da educação, saúde e lazer. O Estado necessita estar mais presente na vida das pessoas como um auxiliador e um intermediador. O Estado deve ser nosso amigo. O governo atual tem feito um bom trabalho social, porém, o Estado ainda precisa estender sua atuação para lugares mais carentes como é o caso do Norte e Nordeste onde ocorrem a maior quantidade de homicídios para cada 100.000 habitantes.

O Estado é amigo do povo, o Brasil é amigo dos brasileiros, e quem é amigo não pode deixar essa situação continuar.

Mais educação, mais orientação, menos drogas, menos violência. Tolerância zero! e essa situação que ocorreu em Macapá não teria ocorrido dessa forma tão fácil – Matar uma pessoa com 8 facadas em público e não haver uma viatura ou mesmo um policial por perto é realmente uma falta grave.

Temos então que reivindicar essa segurança, se não exigirmos o auxilio do Estado seremos obrigados a ver mais cenas horríveis como ocorreu com aquela moça de apenas 24 anos e ainda grávida em Macapá no mês de agosto deste ano que só agora, depois de ter sido divulgado pelo Datena, que a notícia repercutiu de forma mais ampla.

Exigir do governo mais educação e segurança. Tolerância zero não significa perder o valor pela vida e não pensar duas vezes antes de atirar, mas tomar medidas inteligentes para evitar a morte por conta de banalidades das quais envolvem motivos de drogas no caso – Assim o país torna-se mais organizado.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Curiosidades, Diversos, Dúvidas, O motivo, Qual, Realidade  
Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal