Você está em:

Filme o Carandiru – uma lição de vida retratada

Nesses dias de frio nada como assistir um filme. Porém, há diversas opções de filmes para serem assistidos e tivemos a oportunidade de rever o Carandiru e com toda certeza é uma ótima opção para, não somente um passa tempo, mas sim também a reflexão do que ocorre nas cadeias do Brasil. O Carandiru foi implodido mas ainda existem muitos presídios como Carandiru’s no Brasil, não pelo tamanho, mas sim pela situação em que os presos vivem que achamos que só no Carandiru existia. O Sistema penitenciário da forma que era o Carandiru definitivamente não funcionava. Como fala mesmo no filme, diversos presos já haviam cumprido a pena mas não eram soltos por falta de organização e outros motivos. Uma pena existir essas situações, com toda certeza isso alimentava o ódio e a euforia desses presos.

Doenças adquiridas por ficar preso

Não adianta, em uma cadeira não há como ter saúde. A primeira doença em nossa opinião que surge em uma cadeia é sem dúvidas a doença mental e depois vem as dsts. O isolamento que os detentos passam e também as condições de higiene levam os detentos à loucura muitas vezes a ponto de se matarem ou matarem uns aos outros. Como no filme, brigam por pouca coisa e matam também por pouca coisa.

Apesar do que o detento fez, estupro, roubo, assassinato, de nada adianta ele pagar a pena daquela forma, o isolamento da sociedade por conta dos erros deles podem ser a solução. Mas uma coisa podemos ter certeza, o trabalho é sem dúvida um grande aliado na correção desses detentos para que um dia, quem sabe, voltem à sociedade.

Então, nesse friozinho, veja O Carandiru ótima opção de filme antigo para assistir.

Publicado por Rodrigo Martinelli

Sou Rodrigo Martinelli, formado em administração e matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *