Você está em:

E quando Kasparov jogava ?

Quando Kasparov jogava, nos anos 80,90 e até 2005 o mundo do xadrez certamente era bem diferente do que é hoje.

Nos dias atuais as engines dominam os tabuleiros e pelo fato das engines dominarem os tabuleiros, isso estragou o xadrez (Já dizia Korchnoi).

Na época de 1997 quando Kasparov enfrentou o Deep Blue e perdeu muitos já cogitavam que era o fim da hegêmonia humana no xadrez e de fato isso já se consolidou nos dias atuais.

O Prazer de estudar em um tabuleiro de madeira

Os jogadores de hoje não sabem mais o que é um tabuleiro de maneira e isso é um prazer para quem está começando no jogo (uma pena essa prática estar chegando ao fim).

Garry Kasparov é ainda reconhecido pela sua enorme inteligência nos tabuleiros de xadrez e é conhecido pelo seu estilo “todas as forças da natureza” e com esse estilo conseguiu grandes feitos no mundo enxadrístico.

Ninguém estava á altura de Garry Kasparov quando o mesmo jogava.

Voltando a falar em tabuleiros de xadrez, não desanime, os torneios ainda são feitos com peças e tabuleiros reais e não virtuais como a maioria das crianças, jovens, adultos e até idosos estão vivênciando hoje em dia.

Parece que o xadrez romântico é de fato mais bonito e enfeitava mais a posição de um jogo de xadrez, diferente das atuais engines de xadrez.

Na época de Kasparov ou mesmo na época de Morphy o xadrez não tinha se estragado com o advento da tecnologia onde qualquer lance pode parecer impreciso por parte dos melhores jogadores do mundo.

Mas há quem diga que Mikhail Tal ou Rashid poderiam, se vivos hoje, vencer as engines de xadrez de mais de 3400 de rating pelo fato da tamanha capacidade de imaginação e criatividade dos lances feitos desses dois jogadores; mas isso é apenas uma ponderação.

Enfim, Garry Kasparov vivênciou uma época muito bonita no xadrez.

Publicado por Rodrigo J M B Andrade

Olá, gosto de jogar xadrez, calcular e de tomar um bom café. :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *