Você está em:

É possível melhorar o rating no xadrez ?

Quanto você tem atualmente de rating? 1300? 1400, 1500 ou mais? por enquanto talvez você tenha esse nível (ou bem mais que isso). Mas a questão é, como você poderia aumentar seu nível no xadrez? ou, aumentar seu rating no xadrez. É possível saltar de 1500 a 2000 com algumas dicas enxadrísticas. Quer ver? vamos lá.

Dicas recomendadas no xadrez que devem ser memorizadas

Primeiro, deve ter em mente que perder para mate do pastor ou mate do leão, enfim, perder no início do jogo é uma coisa que você deve evitar sempre. No começo do jogo sempre há algumas armadilhas, e as mais básicas a serem consideradas para não cair ocorrem nos primeiros 10 ou 15 lances. Mas há xeque-mate mais precoce que se possa imaginar que é o caso do xeque mate do leão e depois em seguida temos o xeque mate do pastor. Esses ataques são facilmente contidos, veja exemplos:

Tentativa xeque-mate do Pastor

Tentativa de xeque mate do pastor

Agora eu lhe pergunto, você saberia inibir, sendo que negras movem agora, o xeque-mate do pastor? há várias alternativas.

A primeira seria Cf6 Cavalo na casa f6.

inibido xeque mate do pastor

Tudo bem, após isso temos outro problema, Db3 forçando um ataque com o bispo à casa f7 que resultaria em um xeque. Para defender isso você poderia fazer De7 Dama na casa e7.

Dama na casa e7 protege ataque bispo e dama

Pronto, agora é só continuar o jogo sem o perigo de perder nos primeiros lances. Mas essa variação do Pastor pode mudar. A intenção é proteger a todo custo a casa f7 do rei que geralmente é pressionada/atacada para finalizar o jogo com o xeque-mate pelo oponente.

O xeque mate do pastor normalmente ocorre quando o oponente, com brancas, tenta essa tática.

Outra coisa é o mate do leão mate do louco… esses mates, sinceramente, você não pode cair de forma alguma. Para evitar esses mates fúteis, saiba fazer uma boa abertura.

Qual é a melhor abertura a ser feita ?

De brancas ou negras, a melhor abertura para você é aquela que você mais conhece, se tentar algo desconhecido, ou que há dúvidas na variação que ela pode culminar durante o jogo, é de certo que você vai enfrentar problemas nos lances futuros e perder qualidade ou vantagem na posição e posteriormente o seu oponente explorar essa falha e ganhar de você.

Saber meio jogo é também primordial

Conhecer meio jogo ou saber jogar meio jogo ou durante a parte onde há meio jogo, é imprescindível. Temos que saber o mínimo de cálculo e também o mínimo de conhecimento de pregaduras, ataque, simultâneo, principio de peças sem defesa e princípio da sobre-carregada. Todas essas dicas você encontra em um livro chamado xadrez básico do Dr. Orfeu Gilberto lançado em 1954. Compre-o e leia com atenção e seu rating vai melhorar muito.

Outra dica essencial é desenvolver capacidade de cálculo

Quantas jogadas à frente você consegue ver nessa posição sabendo que é a vez das brancas moverem?

Lances possíveis nessa posição

Se você analisar bem, há 48 lances possíveis para brancas… Mas, é claro que você jamais vai pensar como uma engine onde calcula bilhões de jogadas à frente, até porque o ser humano não conseguiria tanto. Você deve avaliar a situação. Descobrir que há 48 lances possíveis nessa posição não resolve o jogo. Qual é o objetivo do jogo? ganhar ou no mínimo encontrar um lance onde você possa empatar devido a sua desvantagem no game.

vencer-stockfish-2-2-2

Flancos enfraquecidos, evite-os ou saiba o que está fazendo

No xadrez, existem dois flancos, o da sua esquerda e o da sua direita, o mesmo para o oponente. Os flancos são uma das coisas mais importantes no jogo. Quando se tem um flanco enfraquecido é bem provável que o oponente tente ou faça alguma coisa para explorar isso e atacar o seu rei e por fim vencer o jogo.

Flancos no xadrez posição

Nessa situação acima, podemos interpretar de qual forma os flancos de ambos os lados? (negras e brancas). O que mais seria plausível nessa situação é que o flanco direito para brancas está mais forte com relação a um ataque ao flanco esquerdo de negras, logo podemos concluir, de forma lógica, que o flanco esquerdo negro está fraco se comparado com o flanco direito de brancas e isso requer uma maior defesa ou estratégia para continuar o jogo sem perder qualidade ou mesmo o jogo.

Estude finais – Mas nem tudo é como nos livros…

Entenda a essência de um final… Você saberia me dizer o motivo pelo qual um jogo chega-se ao final? ou, resumidamente falando, quando faltam poucas peças no tabuleiro? A resposta é simples: É pelo fato das estratégias de ambos os lados não terem surtido efeito a ponto de finalizar o oponente no meio jogo ou quase no final. Geralmente, quem levou um ataque ou um “tático” e perdeu material ou mesmo tomou um xeque-mate não há mais o motivo pelo qual jogar, é aceitar a derrota ou desistir caso o xeque-mate esteja iminente e não há mais o que ser feito.

Imagine uma situação assim, sempre raciocine uma posição final ganhadora. Isso é, pense na situação de um jogo até o final dele que culminará em um resultado satisfatório do jogo e isso garantirá a você a vitória, parece impossível ou piada, mas é assim que os grandes mestres pensam ou, planejam. Esse pensamento, ou esforço do jogador, começa a emergir no meio jogo, no começo, durante a abertura, isso não ocorre, não há essa necessidade se for seguido à risca um variação de abertura em que há previsibilidade dos lances.

Então, o significado de estudar finais é muito peculiar ao jeito e como você joga, um final satisfatório pode não ser real aos que não conseguem desenvolver uma linha de raciocínio lógico sem perder material e coroar ou fazer uma dama (dependendo da situação outra peça). É o mesmo que dar uma Ferrari com 300 cavalos de potência a uma criança que não sabe dirigir… um final ganhador onde jogadores não conseguem explorá-lo e vencer o jogo é o mesmo que nada e isso, certamente, vai ser explorado pelo oponente a ponto de você perder um jogo ganho que muitas vezes ocorre com quem está iniciando no xadrez ou quem já é mais velho no jogo e mesmo assim comete inúmeras vezes o mesmo erro.

Essas são algumas dicas para você aumentar o seu rating no xadrez e impressionar seus amigos. Lembre-se também de estudar abertura e suas variações, encontre o motivo dos lances das variações para então conseguir entender as linhas que os grandes mestres antigos e atuais usam para vencer e manter a excelência dos movimentos.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Aonde, Artigos, Curiosidades, Dúvidas, Fazer, Jogos, Xadrez  
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal