Categoria: São

Puzzle’s de xadrez que a engine sofre para solucionar

Existem diversos Puzzle’s de xadrez por ai. Mas poucos conhecem os quais eu faço e que exigem muito dessas engines de xadrez mais fortes como Stockfish para poder solucioná-los. Vamos primeiro à um exemplo simples de puzzle de xadrez.

O primeiro passo aqui então antes de iniciar a demonstração de Puzzles no xadrez é iniciar com um bem simples e depois dificultando, tanto para as engines, quanto para nós.

Primeiro Puzzle – Mate em 21 lances (não forçado)

Mate em 21 lances. Mas pode haver outros lances que não culmine em mate em 21 lances forçado, mas em menos ou mais lances. A posição é clara perante o mate eminente.

Tabuleiro do Arena 1.1.

Tabuleiro e peças virtuais do Arena 1.1.

Como podemos ver temos uma posição de jogo inicial clara que brancas está com uma grande vantagem sobre negras mesmo com peça a menos. Após alguns lances logo se vê uma combinação de jogadas de mais sacrifícios com o objetivo de finalizar o jogo, e é o que ocorre em 21 lances.

Algumas engines conseguem encontrar mate em 14 lances, mas essa precisão deixa de existir conforme os lances são feitos. Já a Stockfish 4 dá uma vantagem enorme de 137 pontos após calcular cerca de 1,5 bilhão de jogadas, mas não encontra o mate forçado.

Ai colocamos em xeque a precisão das engines de acordo com alguns Puzzle’s feitos por mim por exemplo. Vejamos alguns casos.

Tabuleiro e peças virtuais de Arena 1.1

Tabuleiro e peças virtuais de Arena 1.1

Esse Puzzle de xadrez ai de cima só consegue ser resolvido após 7 bilhões de cálculos por parte de Stockfish 4. Segundo a engine é possível o empate mesmo após os primeiros milhões de cálculos dar -12 pontos ou mais de desvantagem à brancas. A sacada é que outra engine só consegue encontrar o empate após 14 bilhões de jogadas.

A questão maior é – Qual é a confiabilidade desses cálculos? Será mesmo um empate? fica difícil dizer ao certo, mas segundo as engines mesmo com uma desvantagem enorme inicial para esse puzzle é possível o empate.

Vamos observar um outro puzzle mais simples, digamos que uma ramificação do puzzle acima.

Tabuleiro e peças virtuais Arena 1.1

Tabuleiro e peças virtuais Arena 1.1

Nesse caso a engine descobre fácil, em menos de 50 milhões de lances, o empate.

Há diversos puzzle’s na Internet que as engines nem o primeiro lance conseguem dar como melhor lance que é o caso do puzzle de Plaskett.

Fica a dica com relação a puzzle’s no xadrez que as engines sofrem para solucionar.


Como é trabalhar com chineses ?

Como todos nós sabemos a China está crescendo de forma exponencial. Com o advento de novas tecnologias ainda a serem implementadas maciçamente nessa década é de certo que um dia você ouvirá ao menos alguém dizendo que está trabalhando com algum grupo da China ou com algum chinês em específico que faz algo/vende algo pois os nossos irmãos de olhos puxados estão dominando o mundo com a capacidade enorme em construir coisas e em uma variedade cada vez maior e sem deixar a qualidade de lado. Os produtos da China são cada vez mais de qualidade podem apostar nisso.

Comportamento de um chinês perante um negócio

Se você negocia com chineses está cansado de saber que a “briga” da negociação é sempre o dinheiro. Eles querem até o último centavo, não barateiam um pacote ou uma mercadoria sem ter a certeza de que vai ter alguma coisa em retorno. Eles não confiam em você tão facilmente, não há a relação “amizade” com os negócios, principalmente quando a negociação é com estrangeiros. Eles são frios quanto a diversas situações, não querem saber se você tem algo a oferecer que seja algo promissor, eles pensam só no presente, ou seja, só pensam na realidade do dinheiro na hora, por isso se você vier com uma ideia revolucionária, esqueça, eles não vão aceitar a ideia ou mover Chineses-comportamentoesforços se ela não tiver já funcionado em outro lugar ou você provar que ganhou dinheiro (e muito ainda) com isso. Ou seja, é uma negociação extremamente complicada. Eles, infelizmente, possuem a mentalidade ainda de “não correr risco algum” quando o assunto é dinheiro/dólares ou RMB (moeda deles). Quem trabalha com Chinês sabe que um único dólar para eles é muito pois um dólar é o mesmo que 6 YUAN e isso para eles é muito dinheiro pelo fato da renda per capita ser muito baixa comparada ao PIB deles (ainda) e a per capita ainda foi muito menor em tempos passados. Hoje a renda per capita deles é por volta de 5 a 6 mil dólares anuais e é raro quem ganha isso lá ainda.

Então, todos esses detalhes que culminam, em minha opinião, em um empecilho enorme aos que trabalham com empresários chineses e precisam persuadi-los de que algo é preciso fazer antes de acontecer. Se o colaborador ou mesmo parceiro comercial souber fazer isso é de certo que as coisas vão fluir e negociar com os nossos irmãos da China será prazeroso e todos ganharão no presente e futuro.

Como convencer os chineses ?

A palavra que pode surtir um grande efeito na atenção de nossos irmãos de olhos puxados é: DINHEIRO, mais especificamente DÓLAR! Esse é o primeiro passo. Depois, após mostrar resultados práticos de retorno financeiro com sua ideia é bem provável que eles irão acatar sua ideia com muita rapidez e organização.

Aos que gostam de apresentações, vocês podem colocar diversas firulas ou diversas ideias revolucionárias nos slides e também mostrando que em outros países deu certo e tudo mais, porém, se não houver uma magnitude que lhes agradam (um negócio milionário por exemplo) eles não vão mover uma palha para trabalhar e desenvolver o projeto ou mesmo empreendimento. Como havia falado, eles não possuem ainda uma cultura de risco, pois tudo que se faz envolve dinheiro e dinheiro para eles é algo que é preciso ter muito controle e que o dinheiro venha com muita eficiência (entre no caixa da empresa deles a curto prazo).

Essas são algumas dicas de como funciona a mente dos chineses dos quais já tive contato e que posso relatar com absoluta certeza que não é somente eu que penso dessa forma e sim muitos que já lidaram com nossos irmãos da China.


Os tourinosOs tourinos – como são, agem – Quais são suas qualidades e defeitos?

Falando sobre touro

Personalidade de touro

Data do signo: 21 de Abril a 21 de Maio

Pessoas nascidas nesse signo são energeticas, persistentes, praticos, trabalhadores e confiam bastante em si mesmos, gostam de aperfeiçoar tudo nos minimos detalhes não gosta de ser apressado, gosta de tudo no seu tempo.

Tourinos gostam de amizades fieis as vezes tendem a ser possesivos, são pessoas que gostam de ajudar seus amigos no que for possivel.

Gostam dos pequenos prazeres na vida tipo uma mesa bem posta e ate um bom conforto.

Par ideal para ou tourinos

Signos compativeis: Libra, Escorpião, Capricórnio

Eles gostam de ficar juntinhos das pessoas saber do quotidiano dela ter companherismo com a(o) parcera (o).

Vida profissional

Profissões do signo: Banqueiros, caixas de banco, industriais, vendedores, tesoureiros, fazendeiros, geólogos, paisagistas, marceneiros.

Por ser uma pessoa trabalhadora pode se dar bem em muitos empregos e ainda tem um grande interessse em dinheiro e que ganhar isso de todo jeito.


Os piscianos – Saiba mais sobre esse signo

Conheça mais sobre esse signo que muitas vezes é visto como místico, que tem dons para a mediunidade e possui um grau de sensibilidade muito grande. Saiba lendo todo o artigo e conheça mais sobre, se for esse seu signo, peixes.

Personalidade de peixes

Data do signo: 19 de Fevereiro a 20 de Março

As pessoas nascidas nesse signo gostam de ficar sozinhas, pois assim pode sonhar é uma pessoa idealista e guarda segredos, gosta de coisas misteriosas e ridiculas.Não gosta de coisas obvias e nem de criticas.

piscianos buscam amizades que sejam furadouras e sólidas, prefere amizades maduras que sejam focados na realidade.

Suas caracteristicas são focadas na harmonia e na paz e fica muito intimidado em atmosferas negativas.

Par ideal para os piscianos

Signos compativeis: Aquário, Câncer e Escorpião

Gosta muito de carinho, que amor em troca ele deseja um amor concreto.Peixes é fiel a pessoa e leva muito a sério coisas como lar e familia.

Vida profissional

Profissões do signo: Fabricantes e vendedores de sapatos, dançarinos, pescadores, mergulhadores, oceanógrafos, marinheiros.

Os piscianos trabalham melhor sozinhos e em postos inferiores. Os piscianos, por gostarem de sonhar, alguns são excelentes artistas, alguns até se tornam detetives por causa de suas imaginações.


PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal