Categoria: Ganhar

A arte da guerra no xadrez

A arte da guerra no xadrez. Quem já leu o livro a arte da guerra de Sun Tzu sabe do que estou dizendo. É imprescindível conhecer a arte da guerra de Sun Tzu para aumentar seu nível de jogo no xadrez. Eu digo isso pelo fato do livro conter informações e detalhes que relacionam-se com estratégia e tática.

Nesse artigo você irá ver com detalhes a minha interpretação do livro a arte da guerra de Sun Tzu para os enxadristas de todos os níveis.

Estatisticas, proporções, analises e previsões

Tão/todas as peças do xadrez incluindo o rei em posição favorável a um objetivo estratégico ou tático de acordo com a posição, fora do tabuleiro, antes e depois, é essencial o jogador que conduzirá as 16 peças contra as 16 peças do oponente esteja preparado e pronto antes e durante da partida.

No caso de se preparar e estar pronto é uma questão fora do tabuleiro. Use os conselhos do seu técnico e saiba filtrá-los da melhor forma possível para determinado oponente e assim contribuirá com seu jogo.

Esteja preparado para perder, ganhar e empatar. Estude o jogo do seu oponente dias antes de enfrentá-lo. Para isso use dos recursos como Internet para obter os jogos gravados dele.

a-arte-da-guerra-no-xadrez

Se você ganhar, não deixe o ego inflar, lembre-se, se você estiver em um torneio terá então que jogar mais partidas e o ego só atrapalha.

Se você perder, não se deixe abalar, lembre-se que outros jogos virão e você não pode deixar a derrota de um jogo passado tomar conta do seu ser.

Aprenda com suas derrotas, vitórias e empates. Se empatou e após analisar a partida viu que poderia vencer com lances melhores, não desanime, uma nova oportunidade de jogo surgirá e a vida continua.

Resumindo, inteligência emocional é primordial.

Viagens que o enxadrista tem que fazer

Muitas vezes o enxadrista tem que viajar para poder participar de um torneio. Muitas vezes essas viagens são fora do país de origem e isso pode atrapalhar seu desempenho.

Saiba corretamente o lugar onde você irá para jogar. Faça um check-list e verifique se tudo está em ordem na bagagem material e na bagagem intelectual.

Há pessoas inconvenientes nesse torneio? se sim, evite se deixar levar por comentários negativos.

O clima é frio, quente ou temperatura normal? Prepare-se nisso também com roupas adequadas.

Dentro do jogo – Dicas

Calcular bem é essencial. Calcule o máximo que você puder sem interromper. Verifique se suas peças estão em harmonia com ataque e defesa ao mesmo tempo. Saiba o conjunto, lembre-se, xadrez é um todo, não é somente suas peças, mas também as peças do oponente. Portanto o jogo de xadrez é formado inicialmente por 32 peças, e são elas que interferiram no todo de uma forma ou de outra.

Seja disciplinado em todos os aspectos (inclusive respeitar as regras oficiais do jogo durante uma partida). Não toque em uma peça sem ter a absoluta certeza de que irá movê-la.

Estude de forma bastante minuciosa as partidas de grandes mestres do xadrez, inove aquilo que seja possível novar dependendo de quem você irá enfrentar nos tabuleiros.

Seja humilde, não subestime o seu oponente em momento algum. Se caso ele o fizer, pode acreditar que ele se dispersou no ego e isso é uma brecha para sua vitória.

Seja íntegro, jogue para ganhar mas para aprender também com a vitória, empate e derrota.

Proporções do tempo de jogo (relógio) e qualidade do lance

Equilibre os dois. Facilite sua vida e treine sua capacidade de raciocínio lógico. Faça de suas peças uma amiga da outra, ou seja, ajude-as a trabalharem em harmonia para que haja a possibilidade de boas articulações estratégicas e táticas.

Como prever o jogo? resposta: Saiba tudo sobre seu oponente.

Jogos jogados pelo seu oponente é uma boa iniciativa para conhecer suas capacidades.

No jogo, após alguns lances, saiba se seu oponente possui peças ativas em jogo em prol das suas potencialidades. Essa é uma forma eficiente de conhecer a orientação do técnico do seu oponente e do nível do xadrez dele contra você. Ele pode fazer uma abertura diferente daquela que você esperava. Nesse caso possua um jogo novo e articulado com todas as suas peças – Torne suas peças ativas no jogo.

Saiba se seu oponente é bastante técnico e em aberturas (se ele conhecer muito bem variações, use de sua criatividade para algo imprevisível e consistente).

Saiba se seu oponente perde mais de brancas ou de pretas. Conheça os motivos pelos quais ele perdeu e ganhou as partidas e faça situações parecidas para que ele caia em uma cilada (tática).

Vantagens e desvantagens

Se seu oponente faz um lance do qual você possa tirar vantagem, não acredite nessa ilusão. Acredite na vitória. Por isso não fique preso a uma uma situação ou posição que você pensa estar em vantagem (aja como se não tivesse vantagem no jogo e crie situações de extrema vantagem para finalizar logo seu oponente).

Por isso, quando for possível ganhar qualidade material ou posicional não fique animado, pode ser uma armadilha.

Observação: Quando pronto, finja grande desespero, quando perto, finja estar longe, quando longe façam acreditar que está próximo.

Se o oponente procurar alguma vantagem com isso (dentro do jogo) faça-o acreditar em algum momento específico do jogo que há uma vantagem a se obter que na verdade é uma armadilha para ele.

Se as peças dele não estiverem em harmonia procure posições de ataque, aproveite o tempo que ele perdeu no jogo com lances não criativos e conquiste o jogo o mais rápido possível.

Se seu oponente for muito forte em todos os entidos prepare-se e lute com todas as suas qualidades no xadrez.

Se ele possui forças superiores como uma posição melhor (peça a mais etc), evite a todo custo o xeque mate por parte dele com a articulação de todas as peças próximas ou perto para criar uma posição de proteção antes de contra atacar para se obter uma grande vantagem sobre seu oponente.

Crie situações onde seu oponente “trave” o jogo dele e assim ele terá grandes problemas (veja o vídeo)

Isso pode unir suas peças. Ele pode criar uma ou várias situações para separá-las e nessa situação pode bagunçar as peças dele (seu oponente) e abrir brechas a um novo ataque que antes não surtiria efeito. Ataque-o onde ele estiver desorganizado/despreparado.

Evite surpresas, ele vai tentar jogadas diferentes para atacar ou abrir uma brecha em seu jogo caso esteja enfraquecido. Por isso saiba calcular jogadas com base já no seu conhecimento do oponente, conhecimento no xadrez, intuição, criatividade etc…

O ataque no xadrez – Quando, como fazer etc

Somente nos momentos propícios é possível o ataque e a manutenção dele para o xeque-mate ou simplesmente obter vantagem posicional/material. Caso contrário seu ataque será em vão e isso pode ocasionar em um contra ataque fulminante (é preciso ser rápido). Não é aconselhável reforços ou, em outras palavras, perder tempo levando mais peças para o ataque, isso não seria bom pois o tempo no xadrez é precioso (a vez de jogar). Tente então usar as peças do oponente a seu favor durante um ataque incisivo/preciso. É preciso estar a um passo adiante do seu oponente.

Se isso não for levado em consideração é de certo que terá que fazer remanejamento de peças para poder se defender de um possível contra ataque.

No caso de um jogo extremamente defensivo por parte do seu oponente, tente evitar atacar, espere, até que seu oponente cometa algum erro e abra a defesa (isso é uma oportunidade de ataque).

Tente posicionar-se de forma que seu oponente fique travado com o objetivo dele não possuir opções ao se movimentar no jogo.

Se conservar a posição do oponente é de certo que poderá calcular melhor um contra ataque pois, uma vez o jogo do oponente travado, torna-se previsível o que ele irá fazer.

Não ataque o oponente sem ter a certeza de que a posição é favorável ao ataque.

Não propague a desordem de suas peças em momento algum pois isso pode culminar num ataque do oponente.

Use as peças do oponente a seu favor após bolar uma estratégia Para isso é preciso calcular muito bem o que deseja fazer quando a condição é favorável.

Na aniquilação do oponente de maneira rápida é preciso ter as peças em posição que culmine em um tático ou numa combinação em que o oponente fique quase que derrotado por completo – Seja na posição ou no material (qualidade).

Preze pela vitória rápida e evite a demora na vitória de uma batalha armando uma estratégia consistente.

Estratagema no xadrez – Como fazer

Muitas vezes um ataque pode ser feito sem trocar peças que pode prejudicar o avanço total do seu jogo contra o oponente.

Domine o jogo, mas saiba usar as peças do oponente a seu favor sempre que calcular uma ótima estratégia (Dica: use a estratégia do seu oponente a seu favor).

Calcule, esforce-se ao máximo nessa questão antes de atacar, pois seu oponente pode haver feito um jogo extremamente defensivo e isso pode ocasionar num grande contra ataque.

Quando você se deparar com um jogador defensivo pode indicar que ele conhece sua maneira de jogar e que sabe de seu potencial no ataque. Nesse caso use do bom senso, calcule e encontre falhas nessa defesa e explore-as com muito esforço para derrotá-lo rapidamente.

Seja organizado com suas peças (já falado). Selecione as peças mais importantes e designe a elas a estratégia que foi bem calculada.

Pontos fortes e pontos fracos no xadrez – como funciona

Analise a situação e veja os pontos fortes e fracos do oponente de uma forma geral, a primeira dica é fazer o oponente mexer as peças que você almeja para ai aplicar sua estratégia de jogo, nesse ponto analise se ele faz isso com você e evite fazer o que ele quer. Para enxergar isso calcule muito bem.

Defenda uma boa posição a todo custo e isso vai lhe garantir grande vantagem perante seu oponente.

Surpreenda o oponente com um exímio ataque ou surpreenda o oponente com uma exímia defesa e um contra ataque.

Saiba centralizar o ataque, não disperse, senão todo o seu jogo ficará debilitado.

Ataque onde há a maior fraqueza, para isso é preciso analisar o jogo como um todo.

Seja imprevisível dentro do controle e terá vantagem perante seu oponente.

Estude o jogo do seu oponente, jogos já jogados por ele é uma boa opção.

Xadrez não é quantidade material, mas sim posição melhor das peças.

Conheça bem a posição antes de fazer um lance, caso contrário enfrentará problemas no reposicionamento de suas peças para outra investida.

Distâncias no jogo de xadrez – como funciona

Quando há uma distância do conjunto, o ataque torna-se deficiente, mas se houver uma ligação das peças uma com as outras haverá um ataque vantajoso.

Tenha um jogo obscuro para seu oponente e claro para você. Para isso calcule muito bem.

Não disperse suas peças. Use-as em conjunto, por isso evite mover uma peça duas vezes em seguida (crie um elo entre suas peças, como já falado).

As casas mais importantes para o ataque devem ser tomadas a todo custo.

E por fim, saber com antecedência os planos do seu oponente com o uso de deduções e intuição de acordo com o estilo de jogo dele é importantíssimo.


Como vencer da Stockfish 4 no Tablet ou Smartphone ?

Se você já baixou a Stockfish 4 para o seu Tablet/Smartphone é bem provável que você queira pelo menos vencer uma vez dessa super engine de xadrez cotada na lista da CCRL como uma das três melhores engines de xadrez do mundo. Por isso resolvi fazer um artigo explicativo de como ganhar, não só dessa engine em específico mas de diversas engines fortes. Em específico pautarei a Stockfish 4 que tem 3200 de rating (com uso de 4 CPU e sistema operacional 64 bits). No caso da engine ser rodada em um Tablet esse número pode cair bastante, tipo bem uns 200 pontos pelo fato do hardware não ser tão bom. Mas temos a Stockfish 4 sem 4CPU cotada com 3100+ de rating.

Como vencer a Stockfish 4 fácil ? Abertura e tempo de jogo!

Sim, a abertura e o tempo de jogo são importantes. Se você jogar contra uma engine forte e um tempo superior você pode até se sair bem quando tem “algo preparado para ela” tipo uma combinação de jogadas ou alguma abertura que trave o jogo e ela não saiba o que fazer. Por isso é preciso cuidar já da abertura e pensar nela na consequência do meio e fim de jogo.

Qual tempo você recomenda jogar contra a Stockfish 4 ?

É incrível como as engines, não só a Stockfish 4 faz lances horríveis quando estão com pouco tempo. Se você tiver algo preparado para jogar, 5 minutos ou um blitz game é provável que seja possível a vitória contra essas engines fortes e claro, com a Stockfish 4. Configure então 5 minutos com um jogo já preparado (Começo de jogo, meio jogo e final de jogo).

Como foi a partida? Homem vs Máquina (Stockfish 4)

Como podemos ver no vídeo foi um jogo gravado, não foi LIVE game ou jogo ao vivo como foi contra a Stockfish 3 onde fiz um jogo travado e enganei a engine com uma pontuação vantajosa ilusória. No caso desse jogo a ideia foi vencer a engine com uma abertura bastante travada também, onde a engine não teria tantas possibilidades de jogo.

Stockfish 4 vs Eu – Anotação algébrica

Stockfish-4-vs-Rodrigo-Martinelli

1. a4 Nf6 2. d4 e6 3. Nf3 Be7 4. c3 d5 5. Bf4 0-0 6. e3 Nh5 7. Be5 f6 8. Bg3 Nd7 9. Be2 c5 10. Nd2 Nxg3 11. hxg3 b6 12. Qc2 g6 13. e4 Bb7 14. e5 a6 15. Kf1 Rc8 16. Kg1 Qe8 17. Qd1 cxd4 18. cxd4 fxe5 19. Nxe5 Nxe5 20. dxe5 Qf7 21. Nf3 Rc7 22. Rc1 Bc5 23. Rh4 Rc8 24. Rf4 Qg7 25. Rc3 Be7 26. Qb3 Rxc3 27. bxc3 g5 28. Qxb6 gxf4 29. Qxb7 Rxc3 30. gxf4 a5 31. g3 Rc1+ 32. Kg2 Qh6 33. Bf1 Qg7 34. Qb2 Rc8 35. Qb6 Qf7 36. Qxa5 Qg6 37. Qa7 Kf8 38. Nd4 Bc5 39. Qd7 Re8 40. Nf3 Bb4 41. Ng5 Re7 42. Db5 Ba3 43. Bd3 De8 44. Nxh7+ Rxh7 45. Qxe8 Kxe8 46. Bxh7 Ke7 47. a5 Bb4 48. a6 Bc5 49. f5 exf5 50. Bxf5 Kd8 51. f4 Ke7 52. g5 Kd8 53. Kf3 Kc7 54. g5 Kd8 55. g6 Ke7 56. Kg4 Kf8 57. Kg5 Kg7 58. e6 Kf8 59. Kf6 Bd4+ 60. Kg5 Bg1 61. Kh6 Bd4 62. Bd3 Bg7 63. Kg5 Bd4 64. f5 Be3+ 65. Kh5 Bd4 66. Kh6 Be3+ 67. Kh5 Bd4 68. Kh6 Bh7+ 69. Kh7 Bd4 70. e7+ Ke8 71. g7 Kxe7 72. g8=Q Kd6 73. Qe6+ Kc7 74. f3 Bc5 75. f7 Bf8 76. Qxd5 Be7 77. Bf5 Bf8 78. Qe6 Ba3 79. Qd7+ Kb6 80. Qb7+ Kc5 81. a7 Kc4 82. a8=Q Bf8 83. Qc7+ Bc5 84. Qa7 Kc3 85. Qxc5 Kd2 86. Qa2+ Ke1 Qc1#.

É aquele esquema, uma abertura desconhecida do oponente que faça-o pensar, acredite que há algo a ser aproveitado. De fato, a abertura pode enfraquecer o seu jogo, mas é uma isca para engines. Depois de conseguir uma posição satisfatória foi possível encontrar um final ganhador após sacrificar a Torre por um peão e um Bispo no lance 28. Qxb6 gxf4.


Como vencer Stockfish 3 para Android

Após algumas tentativas com aberturas inusitadas tais como de brancas a4 , acabei vencendo uma partida contra Stockfish 3 para Android. A abertura foi bastante inusitada, a engine não sabia jogar contra a4. Vamos antes deixar claro que a engine não foi rodada em um cluster, que faz centenas de milhões de jogadas por segundo. Embora o tempo foi igual para ambos (3 minutos para cada jogador) a engine não conseguia encontrar uma posição de empate ou evitar a derrota. Foi preciso então jogar rápido e deixar com que a engine ficasse com um tempo bastante curto devido as jogadas estranhas que fiz. O segredo é deixar a engine com pouco tempo e ela começa a fazer lances ridículos. Por isso a ideia de fazer uma abertura bastante estranha e sólida, com o objetivo de diminuir o tempo da engine, que já é curto, 3 minutos para cada oponente e um tempo bastante limitado. Vamos ver agora a partida toda e saber como ganhei da Stockfish 3 para Android de forma inusitada e surpreendente, com uma vantagem a mais de uma dama.

Abertura contra Stockfish 3 foi o principal fator para vencer a engine.

Sim, a abertura foi a4. Eu de brancas, venci a engine de forma surpreendente, com sacrifício de bispo, peões, estratagemas de peões e também mudei o comportamento de pensar no meio jogo pois, a engine, apesar de estar em uma posição de grande pressão no seu flanco do rei negro, ela estava ainda com uma posição consistente que não seria fácil ganhar da engine no meio jogo. A ideia então foi mudar o meu jeito de pensar e adquirir vantagem material e depois que consegui isso, fiz o que foi preciso, ganhei da engine no final do jogo. Vamos ver a partida toda agora, comentada e com uma analise minha do jogo.

PGN – Martinelli – Stockfish 3 – Resultado 1-0

Abertura-a4-contra-Stockfish-3-no-DroidFish
1. a4 e5 2. a5 Nf6 3. Nc3 d5 4. e3 d4 5. Ne2 Bc5 6. Ng3 Nc6 7. b3 0-0 8. Bb2 Qe7 9. e4 Bb4 10. a6 bxa6 11. Bc4 Na5 12. Bd3 Dc5 13. Nf3 Bg4 14. h3 Bxf3 15. Dxf3 Rb8 16. Rd1 Nb7 17. 0-0 a5 18. Nf5 Nd6 19. g4 a4 20. g5 Nd7 21. Kh1 a3 22. Ba1 a2 23. Rg1 a5 24. h4 a6 25. h5 axb3 26. cxb3 Nxf5 27. exf5 Qa5 28. f6 g6 29. hxg6 fxg6 30. Rg2 Nb3 31. Rh2 Rf7 32. Bxg6 hxg6 33. Dh3 Rd7 34. Dh8+ Kf7 35. Dxb8 De5+ 36. Kg1 Df3 37. Rc1 Qf4 38. Rh7+ Ke6 39. De8+ Kf5 40. Rh3 Qxd2 41. Rf1 Dg5+ 42. Rg3 Df4 43. Kg2 Kxf6 44. Rxg5+ Kf5 45. Qe6+ Ke4 46. Rg4 Qxg4 47. Qxg4+ Kd5 48. f4 exf4 49. Rxf4 Rc6 50. Rxd4 Rxd4 51. Qxd4 Nd5 52. Kf3 Kd6 53. Qa7 Bc3 54. Qxa2 Bxa1 55. Qxa1 Re6 56. Ke4 Nf6+ 57. Rd4 Nd7 58. b4 Kd6 59. Kc4 Cb6+ 60. Kc4 Nb6+ 61. Qd4 Ke4 62. Kc6 Ne7+ 63. Kxc7 Nd5+ 64. Kb7 Ce7 65. b5 Kf5 66. b6 Ng6 67. Qd5+ Ne5 68. Kc8 Kf6 69. b7 Ng6 70. Qd6+ Kg5 71. b8=Q Kf5 72. Qd7+ Kf6 73. Qb6+ Kg5 74. Qd5+ Kh6 75. Qde6 Kg5 76. Qxg6+ Kf4 77. Qgf6+ Kg4 78. Qbe6+ Kg3 79. Qef5 Kh2 80. Qf4+ Kg1 81. Qeg5+ Kh1 82. Qfh4# 1-0

Eis um vídeo que fiz ganhando ao vivo da Stockfish 3 (obs: não é o mesmo jogo acima).

Como podemos ver, a engine não conseguiu equilibrar tempo e estratégia para evitar a derrota. No lance 27 onde os três peões brancos ficam paralelos com os três peões do flanco do rei negro fica evidente uma vantagem pequena perante as brancas. Como o tempo era curto, negras não encontrou uma melhor posição para evitar a derrota.

Ritmo de jogo contra a engine – 3 minutos para cada

Com 3 minutos para cada oponente fica fácil vencer qualquer engine. Embora a engine tenha sido ganha com uma imensa vantagem de brancas, é bem provável que se tivesse sido rodada essa posição em um cluster talvez daria empate. Mas, não obstante, é possível que negras pudessem perder também.

Em que gadget foi rodado quando ganhei da Stockfish 3 ?

Em um Tablet de 1GB de RAM, CPU 1.0GHz e Dual Core. Faz entre 250 a 500 mil nós por segundo que é muito pouco se comparado a um cluster que faz centenas de milhões de jogadas à frente por segundo. Embora não tenha sido rodada em um cluster a Stockfish 3 nessa posição, eu aposto com todas as minhas forças, que seria no mínimo um empate.

Espero que tenha gostado do artigo, qualquer dúvida com relação em como ganhar de engines fortes no xadrez procure mais em nosso blog sobre o assunto.


Como vencer Free Chess da Optime Software ?

Sendo um dos jogos mais baixados no GooglePlay, acabei baixando também e testando suas habilidades. Com uma simples tática foi possível derrotar essa engine, que não é tão ruim, em 47 lances com xeque mate em diversos sacrifícios e posições ganhadoras. Acredito que essa engine de xadrez é boa, mas contra humanos não é muito. Confira o meu artigo sobre como vencer o Free Chess a Optime Software de forma criativa e elegante.

Início da partida – Abertura peão da dama

De brancas, a abertura foi d4. Seguido de d5 pela engine. Depois tivemos uma variação bastante comum após esse primeiro lance, como Cavalo f3 e pretas responde com cavalo f6. Logo depois c4 e e6!. Caracteriza então uma abertura bastante comum contra d4.

A engine começa a perder jeito quando faço a tática de sacrifício de uma das peças brancas e deixo todas as minhas peças posicionadas para ataque ao flanco do rei negro. Vamos analisar aqui algumas posições de extrema importância no jogo. Vejam as imagens:

posicao-contra-free-chess-da-optime-software
(Nessa posição a engine já demonstra uma fraqueza em seu flanco do rei)
posicao-contra-free-chess-da-optime-software-sacrificio-do-cavalo
(Nessa posição a engine come o cavalo e acaba em uma situação complicada).
posicao-totalmente-perdida-para-optime-software-free-chess
(Posição totalmente perdida para Free Chess da Optime Software).

Vídeo (eu) contra Free Chess da Optime Software

Agora temos o PGN da partida

1. d4 d5 2. Nf3 Nf6 3. c4 e6 4. e3 g6 5. Nc3 Bg7 6. h4 0-0 7. Be2 Bd7 8. Ne5 Ne4 9. Nxe4 dxe4 10. f4 c5 11. h5 gxh5 12. bxf5 Qa5+ 13. Bd2 Qb6 14. Bc3 cxd4 15. fxd4 f5 16. Ng6 hxg6 17. hxg6 Rc8 18. d5 Qe3+ 19. Kf1 Qxf4+ 20. Kg1 Bf8 21. Rh3 Rxc4 22. Qh5 Bh6 23. Bf1+ Kg7 24. dxe6 Rxc3 25. bxc4 Qg5 26. Qe2 Qc5 27. Kh1 Bc6 28. Rg3+ Bg5 29. Qh5 Kf8 30. Qh8+ Re7 31. Rd1 Qa5 32. Rh3 Ba4 33. Rf1 Bc6 34. Rh7 Qxa2 35. Qc8 Kd6 36. e7 Qxf7 37. Rxf7 b6 38. e8=Q Bxe8 39. Qxe8 Nc6 40. Qxa8 e3 41. Rf1xf6 Bxf6 42. Rxf6+ Ke7 43. Qxc6 Kd8 44. Rf8+ Ke7 45. Rf6 Kd8 46. Rf1 e2 47. Qd7#.

Como podemos notar a engine caiu em diversas jogadas que resultou em uma derrota por parte da engine. Muitas engines mais fortes não cairiam nessas jogadas que, após analisar, foram bem fracas feitas por minha parte.


Como derrotar Houdini 1.5a 32bits no blitz

A Houdini derrotada foi a versão 1.5a de 32bits que esta entre as 30 melhores engines do mundo atualmente e está com rating acima de 3000. Para vencer essa engine, não foi tão difícil, em uma partida blitz, com uso de uma tática bastante simples de ataque ao rei negro após roque pequeno, foi possível desorientar a engine com relação a posição e ganhar material e melhor posição no meio e final de jogo, dando então a vitória às brancas. Vamos analisar agora essa partida blitz e ver como as engines de rating 3000+ são ainda inferiores aos humanos pelo menos em partidas blitz.

Como ganhar da Houdini 1.5a 32bits no blitz de brancas

Muito simples, com o uso de uma tática de sacrifício de bispo em g5 ou cavalo é possível desorientar a posição da engine pelo menos em partidas mais rápidas. Mesmo assim a engine fazia entre 1.000.000 a 2.000.000 de nós por segundo, que em uma partida blitz, se for considerar 5 minutos apenas, daria entre 300.000.000 a 600.000.000 de jogadas em uma única partida. Se bem que a quantidade de jogadas existentes em uma partida de xadrez são inúmeras, mais até do que os átomos do nosso sistema solar. Mas, para uma partida blitz e com o bom histórico de Houdini, perder uma partida com uma tática simples dessa é de certo que os humanos ainda são superiores pelo menos em partidas blitz. Veja o vídeo da partida reproduzida:

O PGN da partida Eu contra Houdini 1.5a

[Event “Computer chess game”]
[Date “2013.06.27”]
[Round “?”]
[White “Martinelli”]
[Black “Houdini 1.5a w32”]
[Result “1-0”]
[ECO “D37”]
[Opening “QGD”]
[Time “20:32:39”]
[Variation “4.Nf3”]
[WhiteElo “2350”]
[TimeControl “300+0”]
[Termination “normal”]
[PlyCount “192”]
[WhiteType “human”]
[BlackType “program”]

1.d4 d5 {(d7d5 Nb1c3 Ng8f6 Bc1f4 Nb8c6 e2e3 e7e6 Ng1f3 Bf8d6 Bf1d3 Bd6xf4 e3xf4
Bc8d7 00 00 Qd1d2 a7a6 a2a3 Qd8e7 h2h3 h7h6) -0.01/18 39} 2.c4 e6 {(e7e6 Ng1f3 Ng8f6
Nb1c3 Nb8c6 e2e3 Bf8d6 c4c5 Bd6e7 Bf1b5 00 00 Bc8d7 Bb5d3 Nf6g4) +0.08/15 4} 3.Nc3
Nf6 {(Ng8f6 Ng1f3 Nb8c6 e2e3 Bc8d7 c4xd5 e6xd5 a2a3 Bf8d6 Bf1d3 00 00 Qd8e7 h2h3
a7a6 b2b4 h7h6 Qd1c2) 0.00/15 5} 4.Nf3 Nc6 {(Nb8c6 e2e3 Bf8d6 Bf1d3 d5xc4 Bd3xc4 00
00 a7a6 a2a3 Bc8d7 Bc4d3 Nc6e7 Nf3e5 c7c5 b2b3 Bd6xe5 d4xe5) -0.01/15 3} 5.a3 h6
{(h7h6 e2e3 a7a6 h2h3 Bf8e7 Bf1d3 d5xc4 Bd3xc4 b7b5 Bc4d3 00 00 Bc8b7 b2b4 Qd8d7
Qd1c2) -0.09/15 11} 6.Bf4 Be7 {(Bf8e7 e2e3 00 Nf3e5 Ra8b8 Bf1d3 d5xc4 Bd3xc4 Nf6d5
Nc3xd5 e6xd5 Bc4d3 Nc6xe5 Bf4xe5 f7f6 Be5g3 f6f5 Qd1c2) -0.02/14 3} 7.e3 O-O {(00 h2h3
d5xc4 Bf1xc4 Be7d6 Nc3e2 Bc8d7 00 Qd8e7 Nf3e5 Nf6d5 Ne5xd7 Qe7xd7 Bf4xd6 Qd7xd6 Qd1c2
Ra8d8 Bc4d3 f7f5 Ra1c1) -0.16/15 5} 8.h4 a6 {(a7a6 Nf3e5 Ra8b8 Qd1c2 Be7d6 c4xd5
e6xd5 Bf1xa6 Nc6xd4 e3xd4 b7xa6 00 Bc8d7 Rf1e1 Rf8e8 b2b4 Qd8e7) -0.07/14 5} 9.Qc2
Bd6 {(Be7d6 Nf3e5 Qd8e7 Ne5xc6 b7xc6 c4c5 Bd6xf4 e3xf4 a6a5 Bf1e2 Nf6d7 g2g3 Bc8a6
Be2xa6 Ra8xa6 00 Nd7f6 Ra1e1 Rf8b8) +0.02/14 5} 10.Bg5 Be7 {(Bd6e7 Bg5f4) -0.12/16 3}
11.Bd3 Re8 {(Rf8e8 Bg5xf6 Be7xf6 Ra1d1 Nc6a5 b2b3 b7b6 00 d5xc4 b3xc4 Bc8b7 d4d5 Qd8e7
d5xe6 Bb7xf3 g2xf3 Qe7xe6 Bd3h7+ Kg8h8 Nc3d5) -0.08/14 3} 12.Kf1 Na5 {(Nc6a5 c4xd5
e6xd5 Kf1g1 Bc8e6 Bg5xf6 Be7xf6 Bd3h7+ Kg8h8 Bh7f5 c7c6 Bf5xe6 Re8xe6 Rh1h3 Na5c4
b2b3 Nc4d6 Ra1d1) +0.09/14 4} 13.c5 b6 {(b7b6 b2b4 Na5c6 Bg5f4 b6xc5 b4xc5 Ra8b8
Kf1g1 Nf6g4 Ra1d1 Qd8d7 Rh1h3 Kg8h8 Rh3g3 e6e5 d4xe5 Be7xc5 e5e6 Qd7xe6 Bf4xc7)
-0.11/14 8} 14.cxb6 cxb6 {(c7xb6 Bg5xf6 Be7xf6 g2g4 Bc8d7 g4g5 h6xg5 h4xg5 Bf6xg5 Nf3e5
Bg5h6 Bd3e2 f7f5 Ra1c1 Re8f8 Rh1g1 Na5c6 Ne5g6 Rf8f6 b2b4 b6b5) -0.20/14 3} 15.Re1
Nc4 {(Na5c4 Kf1g1 Bc8b7 Bg5xf6 Be7xf6 Rh1h3 Ra8c8 h4h5 Qd8d6 Bd3xc4 Rc8xc4 Re1c1
b6b5 Rh3g3 Re8c8 Qc2d3 Rc4c7 Rg3g4 Kg8h8 Rg4g3) +0.23/14 5} 16.e4 Bb7 {(Bc8b7 Bg5xf6
Be7xf6 e4e5 Bf6e7 Rh1h3 Ra8c8 Kf1g1 b6b5 h4h5 Qd8c7 Re1c1 Bb7a8 Rh3g3 Ba8c6 Bd3h7+
Kg8f8 Qc2e2) +0.18/14 4} 17.e5 Ne4 {(Nf6e4 Bg5xe7 Qd8xe7 Bd3xc4 Ne4xc3 b2xc3 d5xc4
Nf3d2 b6b5 Qc2b2 Re8f8 Rh1h3 f7f6 Kf1g1 f6xe5 Re1xe5 Rf8f4 f2f3 Ra8d8 Qb2b4) +0.31/15
3} 18.Bxe7 {(Bg5xe7 Qd8xe7 Nc3xe4 d5xe4 Bd3xe4 Ra8c8 Qc2b3 Bb7xe4 Re1xe4 Qe7c7
Kf1g1 Nc4a5 Qb3d3 Qc7c2 Qd3e2 Na5b3 Kg1h2 Re8d8 Rh1d1 Rc8c7 Kh2g1 Qc2xe2 Re4xe2)
-0.09/16 7} Qxe7 {(Qd8xe7 Nc3xe4 d5xe4 Bd3xe4 Ra8c8 Qc2b3 Bb7xe4 Re1xe4 Re8d8 Re4e2
Qe7c7 Kf1g1 b6b5 Rh1h3 Nc4b6 Rh3g3 Nb6d5 Nf3e1 Qc7e7 Rg3g4 Rc8c1 Qb3f3 Rd8c8 h4h5)
+0.21/16 4} 19.Nxe4 {(Nc3xe4 d5xe4 Bd3xe4 Bb7xe4 Qc2xe4 Nc4xb2 Rh1h3 Nb2c4 Rh3g3 Kg8h8
Kf1g1 Nc4xa3 Nf3d2 Na3b5 Nd2c4 Qe7c7 Re1c1 Ra8d8 Qe4g4 g7g6 Rg3d3 Kh8g8) -0.05/16 6}
dxe4 {(d5xe4 Bd3xe4 Bb7xe4 Qc2xe4 Nc4xb2 Rh1h3 Nb2c4 Rh3g3 Kg8h8 Kf1g1 Nc4xa3 Nf3d2
Na3b5 Nd2c4 Qe7c7 Re1c1 Ra8d8 Qe4g4 g7g6 Rg3d3 Kh8g8) -0.16/15} 20.Bxe4 {(Bd3xe4
Bb7xe4 Qc2xe4 Nc4xb2 Rh1h3 Nb2c4 Rh3g3 Kg8h8 Qe4g4 Re8g8 Nf3g5 Ra8c8 Kf1g1 Rg8d8 Ng5e4
Qe7f8 Re1d1 Nc4b2 Rd1d2 Rc8c1+ Kg1h2 Nb2c4) -0.08/17 4} Rec8 {(Re8c8 Be4xb7 Qe7xb7
Qc2b3 Nc4a5 Qb3d3 Qb7d5 Kf1g1 Qd5c4 Qd3xc4 Rc8xc4 Re1d1 Ra8d8 Kg1h2 Na5b3 Rd1d3
Nb3xd4 Kh2h3 Nd4c6 Rd3xd8+ Nc6xd8 Rh1d1 Nd8c6) +0.03/17 17} 21.Qb1 {(Qc2b1 Bb7xe4
Re1xe4 Rc8c7 Re4e2 Ra8c8 Qb1d3 b6b5 Kf1g1 b5b4 a3xb4 Qe7xb4 Kg1h2 Nc4xb2 Qd3xa6 Rc7c6
Qa6a2 Nb2d3 Rh1b1 Qb4e7 d4d5) +0.03/16 5} Ra7 {(Ra8a7 Re1e2 Qe7d7 Be4xb7 Ra7xb7 Rh1h3
Qd7b5 Qb1d3 Qb5c6 Nf3e1 Rb7d7 Rh3g3 b6b5 Kf1g1 Rd7c7 Re2c2 Qc6d5) -0.07/16 4} 22.Re2
{(Re1e2 b6b5 Rh1h3 b5b4 a3xb4 Qe7xb4 Rh3g3 a6a5 Kf1g1 a5a4 Be4xb7 Qb4xb7 Qb1a1 Kg8h8
Re2c2 a4a3 b2xa3 Ra7xa3 Qa1c1 Qb7b4 Qc1f4 Ra3a1+ Rc2c1 Ra1xc1+ Qf4xc1) +0.10/16 9}
Qc7 {(Qe7c7 Be4xb7 Ra7xb7 Rh1h3 Qc7d7 Rh3g3 Rb7c7 Qb1d3 Qd7d5 Kf1g1 Qd5c6 b2b4
Qc6d5 Re2e1 b6b5 Nf3d2 Nc4xd2 Qd3xd2) -0.14/15 5} 23.Bxb7 {(Be4xb7 Ra7xb7 Rh1h3 Qc7c6
Rh3g3 Rb7c7 Nf3e1 Qc6d5 Qb1d3 Rc8d8 Rg3g4 g7g6 h4h5 g6g5 Kf1g1 b6b5 Ne1f3 Rd8c8 b2b4
Kg8f8 Re2e1) +0.19/16 6} Qxb7 {(Qc7xb7 Rh1h3 Qb7c6 Rh3g3 Ra7c7 Kf1g1 Qc6b5 Nf3e1 h6h5
Qb1d3 Qb5d5 Ne1f3 g7g6 Nf3g5 Rc8d8 Re2e4 Nc4xb2 Qd3xa6 Rc7c1+ Kg1h2) -0.09/16 5}
24.Rh3 {(Rh1h3 Qb7d5 Qb1d3 Ra7c7 Rh3g3 Nc4a5 Nf3e1 Na5c6 Rg3g4 h6h5 Rg4f4 Rc8d8 Ne1f3
Nc6e7 Kf1g1 Qd5c6 Rf4e4 Ne7f5 Qd3xa6 Qc6c1+ Kg1h2) +0.14/17 4} Qd7 {(Qb7d7 Rh3g3
Ra7c7 Qb1d3 Qd7b5 Kf1g1 Qb5d5 h4h5 Qd5c6 b2b4 Qc6d5 Re2e1 b6b5 Rg3g4 Kg8h8) -0.13/16
5} 25.Rg3 {(Rh3g3 Qd7b5 Qb1d3 Ra7d7 Nf3e1 Rc8d8 Rg3g4 h6h5 Rg4f4 Rd8c8 Kf1g1 Rd7c7
Re2c2 Qb5d5 Qd3e2 g7g6 Ne1d3) +0.30/15 5} Rac7 {(Ra7c7 Qb1d3 Qd7c6 Nf3e1 Qc6d5 a3a4
Nc4a5 Qd3e4 Qd5xe4 Re2xe4 Na5c4 Re4g4 g7g6 h4h5 g6g5 b2b3 Nc4d2+ Kf1e2) -0.15/15 10}
26.Qd3 {(Qb1d3 Qd7d5 Kf1g1 b6b5 h4h5 Qd5c6 Re2e1 Kg8h8 b2b4 Qc6d5 Re1b1 Nc4b6 Nf3d2
Rc7c1+ Rb1xc1 Rc8xc1+ Kg1h2 Nb6c4 Nd2e4) +0.22/16 3} a5 {(a6a5 Kf1g1 Qd7d5 h4h5 a5a4
Rg3g4 Kg8h8 Qd3e4 Qd5xe4 Rg4xe4 b6b5 Re4g4 Nc4a5 Nf3e1 Na5b3 Ne1d3 Rc8d8 Re2e4 Rc7c2)
-0.15/15 7} 27.Kg1 {(Kf1g1 Qd7b5 Nf3e1 Qb5c6 a3a4 h6h5 Qd3f3 Qc6xf3 Ne1xf3 g7g6 Nf3g5
Rc8d8 b2b3 Nc4a3 Re2d2 Na3c2 Rg3d3) +0.38/15 4} Qd8 {(Qd7d8 h4h5 Qd8d5 Nf3e1 Kg8h8
a3a4 Qd5c6 Rg3g4 b6b5 a4xb5 Qc6xb5 b2b3 Nc4a3 Qd3xb5 Na3xb5 Ne1d3 Nb5c3 Re2c2)
-0.38/14 3} 28.a4 {(a3a4 Kg8h8 Qd3e4 Qd8g8 b2b3 Nc4a3 Nf3e1 Qg8h7 Qe4f4 Rc7c1 Kg1h2
Rc1c7 Qf4g4 Rc7c1 Qg4f3 Rc8c7 Qf3d3) +0.48/15 2} Kh8 {(Kg8h8 h4h5 Qd8e8 Qd3e4 Qe8f8
Nf3e1 Qf8b4 Qe4g4 Qb4f8 b2b3 Nc4a3 Kg1h2 Rc7c1 Ne1d3 Rc1c3) -0.46/15 4} 29.Qe4
{(Qd3e4 Qd8f8 Qe4g4 g7g6 h4h5 g6g5 b2b3 Nc4a3 d4d5 e6xd5 e5e6 Qf8e7 Qg4d4+ Kh8h7 Qd4d3+
Kh7g7 Qd3xd5 Rc7c1+ Kg1h2 Na3c2 Nf3d4) +0.60/14 5} Qf8 {(Qd8f8 Qe4g4 Rc8d8 Qg4f4
Rc7c8 h4h5 Rd8d7 Qf4g4 Rd7d8 Nf3e1 Rd8d5 Re2c2 f7f5 e5xf6/ep Qf8xf6 Ne1f3 Rc8c7 Rc2c1
Nc4e3) -0.54/15 2} 30.Qg4 {(Qe4g4 Rc8d8 Nf3e1 Rd8c8 Ne1d3 Rc7d7 h4h5 Rd7d8 Re2e1 Rd8d7
Re1c1 Rd7c7 Qg4e2 Qf8g8 Nd3c5 Nc4xb2 Qe2xb2 b6xc5) +0.87/15 8} Rd8 {(Rc8d8 Nf3e1
Rc7c6 Re2c2 Rd8c8 Qg4e4 Qf8e8 b2b3 Nc4a3 Rc2xc6 Rc8xc6 Ne1d3 Rc6c3 Nd3f4 Rc3xg3 f2xg3
Qe8c8 d4d5 Qc8c5+ Kg1h2) -0.76/15 6} 31.Ne1 {(Nf3e1 Rc7c6 Re2c2 Rd8c8 Qg4e4 Qf8e8
b2b3 Nc4a3 Rc2xc6 Rc8xc6 Ne1d3 Rc6c3 Nd3f4 Rc3xg3 f2xg3 Kh8g8 d4d5 e6xd5 Nf4xd5
Qe8e6 g3g4) +1.00/16 3} Rcd7 {(Rc7d7 d4d5 e6xd5 b2b3 Nc4a3 Re2a2 d5d4 Ra2xa3 d4d3
b3b4 d3d2 Ne1d3 a5xb4 Ra3b3 Rd7c7 Nd3b2 Rc7c1+ Nb2d1 Rd8d5 f2f4 g7g6 Rg3d3 h6h5
Qg4e2 Qf8c5+ Kg1f1 Qc5c2) -1.01/15 3} 32.d5 {(d4d5 e6xd5 b2b3 Nc4a3 Re2a2 d5d4 Ra2xa3
d4d3 b3b4 d3d2 Ne1d3 a5xb4 Ra3b3 Rd7c7 Nd3b2 Rc7c1+ Nb2d1 Rd8d5 f2f4 g7g6 Rg3d3 h6h5
Qg4e2 Qf8c5+ Kg1f1 Qc5c2) +0.77/14} exd5 {(e6xd5 b2b3 Nc4a3 Re2a2 d5d4 Ra2xa3 d4d3
b3b4 d3d2 Ne1d3 a5xb4 Ra3b3 Rd7c7 Nd3b2 Rc7c1+ Nb2d1 Rd8c8 Kg1h2 Rc1c4 Qg4e2 Rc4xh4+
Kh2g1 Qf8c5 Qe2xd2 Rc8e8 Rg3e3 Rh4d4 Qd2e2 Re8d8) -1.20/16 1} 33.Nd3 {(Ne1d3 Rd7e7
b2b3 Nc4a3 Rg3f3 Qf8e8 Qg4d4 Rd8c8 Qd4b2 Na3c4 b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3
Rf3d3 Qa4b4 Qb6e3 Qb4b5 f2f4 Re7d7 Rd3d6 Rc8d8 Re2a2 Rd7xd6 e5xd6 Rd8xd6 Qe3xc3)
+1.73/16 16} Re7 {(Rd7e7 b2b3 Nc4a3 Rg3f3 Qf8e8 Qg4d4 Rd8c8 Qd4b2 Na3c4 b3xc4 d5xc4
Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4b4 Qb6e3 Qb4b5 f2f4 Re7d7 Rd3d6 Rc8d8 Re2c2 Rd7xd6
e5xd6 Rd8xd6 Rc2xc3) -1.72/16 2} 34.b3 {(b2b3 Nc4a3 Rg3f3 Qf8e8 Qg4d4 Rd8c8 Qd4b2
Na3c4 b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4b4 Qb6e3 Qb4b5 f2f4 Re7d7 Rd3d6
Rc8d8 Re2c2 Rd7xd6 e5xd6 Rd8xd6 Rc2xc3) +1.41/15} Na3 {(Nc4a3 Rg3f3 Qf8e8 Qg4d4 Rd8c8
Qd4b2 Na3c4 b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4b4 Qb6a6 Re7c7 Ne1c2 Qb4b1+
Kg1h2 Qb1a2 Rd3d4 Rc8b8 Qa6d3 Rc7c5 Re2e1 a5a4) -1.77/16 3} 35.Rf3 {(Rg3f3 Qf8e8
Qg4d4 Rd8c8 Qd4b2 Na3c4 b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4xh4 Qb6xa5
Re7c7 Ne1c2 Qh4c4 Qa5d5 Qc4xd5 Rd3xd5 Rc8b8 Kg1f1 Rb8b2 Rd5d1 Kh8h7) +1.72/15 2} Qe8
{(Qf8e8 Qg4d4 Rd8c8 Qd4b2 Na3c4 b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4b4 Qb6a6
Re7c7 Ne1c2 Qb4b1+ Kg1h2 Qb1a2 Rd3d4 Rc8b8 Qa6d3 Rc7c5 Re2e1 a5a4) -1.77/15 2} 36.Qd4
{(Qg4d4 Rd8c8 Qd4b2 Na3c4 b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4b4 Qb6a6 Re7c7
Ne1c2 Qb4b1+ Kg1h2 Qb1a2 Rd3d4 Rc8b8 Qa6d3 Rc7c5 Re2e1 a5a4) +1.46/14} Rc8 {(Rd8c8
Qd4b2 Na3c4 b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4b4 Qb6a6 Re7c7 Ne1c2 Qb4c4
Qa6xc4 Rc7xc4 g2g3 a5a4 Re2e1 Kh8h7 Kg1f1 Rc8b8 Rd3d7 Rb8b2) -1.79/14 3} 37.Qb2
{(Qd4b2 Na3c4 b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4b4 Qb6a6 Re7c7 Ne1c2 Qb4c4
Qa6xc4 Rc7xc4 g2g3 a5a4 Re2e1 Kh8h7 Kg1f1 Rc8b8 Rd3d7 Rb8b2) +1.49/13} Nc4 {(Na3c4
b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4g4 Qb6e3 Re7d7 Rd3d6 Rd7b7 Re2c2 Qg4c4
Rd6d4 Qc4c6 Rd4d3 Rb7b3 Rd3d6 Qc6c4) -1.90/16 4} 38.bxc4 {(b3xc4 d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4
Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4g4 Qb6e3 Re7d7 Rd3d6 Rd7b7 Re2c2 Qg4c4 Rd6d4 Qc4c6 Rd4d3 Rb7b3
Rd3d6 Qc6c4) +1.59/15} dxc4 {(d5xc4 Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Qa4g4 Qb6e3 Re7d7
Rd3d6 Rd7b7 Re2c2 Qg4c4 Rd6d4 Qc4c6 Rd4d3 Rb7b3 Rd3d6 Qc6c4) -1.86/16 5} 39.Ne1
{(Nd3e1 Qe8xa4 Qb2xb6 c4c3 Rf3d3 Kh8h7 Qb6e3 Qa4b5 Qe3e4+ Kh7g8 Rd3d4 Re7d7 Rd4d6 Rc8e8
Rd6xd7 Qb5xd7 Re2c2 Qd7c7 Ne1d3 Re8d8 e5e6 f7xe6 Qe4xe6+ Kg8h7 Qe6e4+ g7g6) +1.70/15
3} Re6 {(Re7e6 Qb2a1 Kh8g8 Ne1c2 Rc8c5 Rf3e3 Re6e7 Re3e4 Kg8h7 Re2e3 h6h5 Qa1b2
Qe8xa4 Qb2xb6 Rc5d5 Nc2d4 c4c3 Nd4f5 Rd5d1+ Kg1h2) -1.83/14 2} 40.Ra3 {(Rf3a3 Qe8c6
Qb2d4 Re6e8 Qd4f4 Re8e7 Re2d2 Qc6c5 Ra3e3 c4c3 Rd2c2 Qc5b4 Re3e4 Qb4c5 Ne1d3 Qc5d5
Qf4g4 Re7d7) +2.13/14 2} Qc6 {(Qe8c6 Qb2d4 Kh8g8 Ne1f3 Re6e7 Re2d2 Re7c7 Qd4c3 Qc6c5
Rd2d1 Rc8e8 h4h5 Qc5b4 g2g3 Qb4c5 Ra3a2) -2.22/14 2} 41.Qd4 {(Qb2d4 Kh8g8 Ne1f3 Re6e7
Re2d2 Re7c7 Qd4c3 Rc7d7 Rd2xd7 Qc6xd7 Ra3a1 Qd7d3 Qc3xd3 c4xd3 Ra1d1 Rc8c4 Rd1xd3
Rc4xa4 Rd3d8+ Kg8h7 Rd8d7 Ra4a1+ Kg1h2) +2.38/14 3} Ree8 {(Re6e8 Qd4f4 Rc8c7 Ne1c2
Qc6d7 Nc2e3 Qd7e7 Ra3c3 Qe7xe5 Qf4xe5 Re8xe5 Kg1f1 Re5e4 Ne3d5 Re4xe2 Kf1xe2)
-2.37/14 1} 42.Qf4 {(Qd4f4 Rc8c7 Ne1c2 Re8d8 Ra3g3 Rd8d3 e5e6 Rd3xg3 f2xg3 f7xe6 Nc2d4
Qc6c5 Re2xe6 Rc7c8 g3g4) +2.52/13 2} Rc7 {(Rc8c7 Ne1c2 Re8d8 Ra3g3 Rd8d3 e5e6 Rd3xg3
Qf4xg3 Rc7e7 e6xf7 Re7xf7 Qg3b8+ Kh8h7 Re2e8 Qc6c7 Re8c8 Qc7xb8 Rc8xb8 Rf7f6 Rb8c8
Rf6f4 Nc2e3 c4c3 Rc8xc3 Rf4xa4) -2.31/14 1} 43.Nc2 {(Ne1c2 Re8d8 Re2e4 Rd8d1+ Kg1h2
c4c3 Re4e3 Qc6c4 Qf4xc4 Rc7xc4 Re3xc3 Rc4xh4+ Kh2g3 Rh4e4 Nc2e3 Rd1d4 Rc3c7 Kh8g8
Ra3b3 Rd4xa4 Rb3xb6 Ra4b4 Rb6a6 a5a4 Ra6a5 h6h5 Ra5a7 Re4xe5 Rc7xf7) +2.70/14 7} Rd7
{(Rc7d7 Nc2e3 Qc6c5 Ra3c3 Qc5xe5 Qf4xe5 Re8xe5 Rc3xc4 Kh8h7 Re2b2 Re5e6 Rb2c2 h6h5 g2g3
Kh7g6 Rc2c1 Rd7d2 Rc4c7 Re6e8) -2.81/14 4} 44.Kh2 {(Kg1h2 Re8d8 Re2e4 Rd7d2 Re4xc4
Rd2xf2 Rc4xc6 Rf2xf4 Kh2g3 Rf4e4 Rc6xb6 Re4xe5 Rb6b5 f7f6 Rb5xe5 f6xe5 Ra3c3 Kh8h7
Nc2e3 Rd8d4 Ne3c4 g7g5 h4xg5 h6xg5 Nc4xe5 Rd4xa4) +2.79/14 3} f6 {(f7f6 Ra3c3 f6xe5
Rc3xc4 Qc6d6 Qf4e4 Re8f8 Rc4c6 Qd6b8 Qe4xe5 Qb8xe5+ Re2xe5 Rf8xf2 Kh2g3 Rf2d2 Nc2e3
Rd7d4 Rc6xb6 Rd4xa4 Re5e7) -2.89/14 4} 45.Rc3 {(Ra3c3 f6xe5 Rc3xc4 Qc6d6 Qf4e4 Re8f8
Rc4c6 Qd6b8 Qe4xe5 Qb8xe5+ Re2xe5 Rf8xf2 Kh2g3 Rf2d2 Nc2e3 Rd2a2 Re5e4 Ra2b2 Ne3c4
Rd7d3+ Re4e3 Rd3xe3+ Nc4xe3 Kh8h7 Ne3c4 Rb2b3+ Kg3f4) +3.03/14 2} fxe5 {(f6xe5 Rc3xc4
Qc6d5 Qf4e4 b6b5 a4xb5 Qd5xb5 Rc4d4 Re8c8 Qe4xe5 Qb5xe5+ Re2xe5 Rd7xd4 Nc2xd4 a5a4
Re5a5 Rc8c4 Nd4f5 Rc4b4 Kh2g3 Rb4b3+ Kg3f4 a4a3 Nf5d4 Rb3c3 Kf4e5 Kh8h7 Ra5a6)
-3.15/14 2} 46.Qxc4 {(Qf4xc4 Qc6d6 Qc4b5 Re8e6 Nc2e3 e5e4+ g2g3 Rd7d8 Ne3c4 Qd6d4 Re2d2
Qd4f6 Rd2xd8+ Qf6xd8 Rc3c2 Qd8d4 Nc4e3 Re6f6) +3.18/15 5} Qg6 {(Qc6g6 Qc4b5 Rd7e7
g2g3 e5e4 Nc2e3 Kh8h7 Rc3c6 Re7e6 Rc6c7 Re6e5 Qb5b2 Re5c5 Rc7b7 Re8e6 Re2d2 Qg6f6
Qb2xf6 Re6xf6) -3.35/15 2} 47.Qb5 {(Qc4b5 Rd7e7 Re2d2 Re8f8 Nc2e3 Re7f7 Rc3c2 Qg6e4
g2g3 Rf7f6 Ne3d5 Rf6f3 Nd5xb6 Qe4e1 Qb5c5 e5e4 Nb6c4) +3.44/15 2} Qg4 {(Qg6g4 g2g3
Re8f8 Rc3c6 Rd7f7 Kh2g1 Rf7f6 Rc6xf6 g7xf6 Nc2e3 Qg4e6 Re2b2 Rf8b8 Qb5d5 Qe6c8 Qd5d6
Qc8c1+ Ne3d1 Rb8c8 Qd6xf6+ Kh8g8 Qf6g6+ Kg8h8) -3.66/15 8} 48.g3 {(g2g3 Re8f8 Rc3c6
Kh8h7 Nc2e3 Qg4d4 Qb5b1+ Qd4d3 Qb1xd3+ Rd7xd3 Ne3c4 Rf8f6 Nc4xe5 Rf6xc6 Ne5xc6 Rd3a3
Re2e4 Ra3c3 Nc6e5 Rc3c2 Kh2g2 g7g5 Re4c4 Rc2xc4 Ne5xc4 g5xh4 Nc4xb6 h4xg3 Kg2xg3)
+4.03/15 4} Rdd8 {(Rd7d8 Rc3c6 Re8e6 Rc6xe6 Qg4xe6 Re2xe5 Qe6f7 Re5e2 Rd8d6 Nc2e3 Kh8h7
f2f4 Rd6d4 f4f5 Qf7c7 Ne3d5 Qc7d6 Nd5f4 Qd6c5 Qb5xc5 b6xc5) -4.28/15 3} 49.Rc6
{(Rc3c6 Re8f8 Qb5xe5 Kh8h7 Qe5e6 Qg4xe6 Rc6xe6 Rf8f6 Re6xf6 g7xf6 Kh2g2 Kh7g6 Re2e6
Rd8d2 Nc2e3 Rd2d4 h4h5+ Kg6f7 Re6xb6 Rd4xa4 Ne3f5) +4.51/15 5} Ref8 {(Re8f8 Qb5xe5
Kh8h7 Qe5e6 Qg4xe6 Rc6xe6 Rd8b8 Nc2d4 Rb8d8 Nd4b5 Rd8d1 Kh2g2 Rd1a1 Nb5c3 Ra1a3 Re2e3
Rf8b8 Re6c6 Rb8b7 h4h5 Ra3b3 Nc3d5 Rb3b2 Re3e6 Rb7f7) -4.70/14 1} 50.Qxe5 {(Qb5xe5
Kh8h7 Qe5e6 Qg4xe6 Rc6xe6 Rd8b8 Nc2d4 Rb8d8 Nd4b5 Rd8d1 Kh2g2 Rd1a1 Nb5c3 Ra1a3 Re2e3
Rf8b8 Re6c6 Rb8b7 h4h5 Ra3b3 Nc3d5 Rb3b2 Re3e6 Rb7f7) +4.44/13} Kh7 {(Kh8h7 Qe5e6
Qg4h5 Qe6c4 Qh5f3 Rc6xb6 Rf8e8 Nc2e3 Re8e4 Qc4c2 Kh7h8 Re2e1 Re4d4 Qc2f5 Qf3xf5
Ne3xf5 Rd4xa4 Kh2g2 Ra4b4 Rb6d6 Rd8f8) -4.48/15 2} 51.Qe6 {(Qe5e6 Qg4xe6 Rc6xe6 Rd8b8
Re6e7 Rb8d8 f2f4 Rd8d5 Kh2g2 Rf8d8 Nc2e3 Rd5c5 Re2b2 Rd8d6 f4f5 Rc5c3 Rb2e2) +4.64/16
2} Qxe6 {(Qg4xe6 Rc6xe6 Rd8b8 Re6e7 b6b5 a4xb5 Rb8xb5 Nc2d4 Rb5b8 Nd4e6 Rf8g8
Kh2g2 a5a4 Re2e3 Rb8a8 Re3a3 Ra8a5 h4h5 Ra5a8 Ne6c5 Ra8a5 Re7c7) -4.57/15 5} 52.Rcxe6
{(Rc6xe6 Rd8b8 Re6e7 b6b5 a4xb5 Rb8xb5 Nc2d4 Rb5b8 Nd4e6 Rf8g8 Kh2g2 a5a4 Re2e3 Rb8a8
Re3a3 Ra8a5 h4h5 Ra5a8 Ne6c5 Ra8a5 Re7c7) +3.98/14} Rdb8 {(Rd8b8 Re6e7 b6b5 a4xb5
Rb8xb5 Nc2d4 Rb5b8 Nd4e6 Rf8g8 Kh2g2 a5a4 Re2e3 Rb8a8 Re3a3 Kh7g6 Ne6c5 Ra8a5 Nc5xa4
Rg8a8 Re7e4 Kg6f5 Re4f4+ Kf5g6) -3.88/16 1} 53.R6e7 {(Re6e7 b6b5 a4xb5 Rb8xb5 Nc2d4
Rb5b8 Nd4e6 Rf8g8 Kh2g2 Rb8a8 Re2e3 a5a4 Re3a3 Ra8a5 g3g4 Kh7g6 Re7c7 Kg6f6 Ne6c5
g7g5 h4xg5+ h6xg5 Rc7c6+ Kf6f7 Ra3xa4 Ra5xa4 Nc5xa4 Rg8e8 Na4c3) +4.21/17 4} Rbd8
{(Rb8d8 Kh2g2 Rf8f5 Nc2e3 Rf5c5 Re2b2 Rd8d6 g3g4 Rd6g6 Re7b7 Rc5e5 Kg2f3 Re5e6 Ne3d5
h6h5 g4xh5) -4.30/14} 54.Kg2 {(Kh2g2 Kh7h8 Re7e6 Rd8b8 Nc2d4 Rb8d8 Nd4f3 Kh8h7
Re6xb6 Rd8d3 Nf3e5 Rd3a3 Ne5g6 Rf8d8 Re2e4 Rd8d2 h4h5) +4.43/16 2} Kh8 {(Kh7h8 Re7e6
Rd8b8 Nc2d4 Rb8d8 Nd4c6 Rd8d1 Nc6e5 Rf8b8 Re2b2 Rd1a1 Ne5d7 Rb8b7 Nd7xb6 Kh8h7 Rb2d2)
-4.60/14} 55.R7e6 {(Re7e6 Rd8b8 Nc2d4 Rb8d8 Nd4c6 Rd8d1 Nc6e5 Rf8b8 Re2b2 Kh8g8 Ne5c4
Rb8c8 Nc4xb6 Rc8c1 Re6e7 Rd1g1+ Kg2h3 Rg1e1 Re7xe1 Rc1xe1 Nb6c4) +4.62/17 1} Rdb8
{(Rd8b8 Nc2d4 Rb8d8 Nd4c6 Rd8d1 Nc6e5 Rf8b8 Re2b2 Kh8g8 Ne5c4 Rd1d4 Rb2xb6 Rb8xb6
Nc4xb6 Rd4b4 h4h5 Kg8f7 Re6d6 Rb4b3 Rd6d7+ Kf7e6) -4.73/16} 56.Nd4 {(Nc2d4 Rb8d8 Nd4c6
Rd8d1 Nc6e5 Rf8b8 Re2b2 Kh8g8 Ne5c4 Rd1d4 Rb2xb6 Rb8xb6 Nc4xb6 Rd4b4 h4h5 Kg8f7 Re6d6
Rb4b3 Rd6d7+ Kf7e6) +4.60/15} Kh7 {(Kh8h7 Re6e7 Kh7g8 Nd4c6 Rb8c8 Re7e6 Kg8h7 Re2b2
Rf8e8 Re6xe8 Rc8xe8 Rb2xb6 Re8e4 Nc6xa5 Re4xa4 Na5c6 Ra4a2 Rb6b7 Kh7g6 Nc6e7+ Kg6f6
Ne7d5+ Kf6g6 g3g4 Kg6h7 Kg2g3) -4.73/16} 57.R6e7 {(Re6e7 Kh7g8 Nd4c6 Rb8c8 Re7e6 Kg8h7
Re2b2 Rf8e8 Re6xe8 Rc8xe8 Rb2xb6 Re8e4 Nc6xa5 Re4xa4 Na5c6 Ra4a2 Rb6b7 Kh7g6 Nc6e7+
Kg6h5 Kg2h3 Ra2a3 Ne7d5 Kh5g6 Nd5f4+ Kg6f6 Nf4h5+ Kf6e5 Rb7e7+ Ke5d4 Nh5xg7) +4.78/18
1} Kg8 {(Kh7g8 Nd4c6 Rb8c8 Re7e6 Kg8h7 Re2b2 Rf8e8 Re6xe8 Rc8xe8 Rb2xb6 Re8e4
Nc6xa5 Re4xa4 Na5c6 Ra4a2 Rb6b7 Kh7g6 Nc6e7+ Kg6h5 Kg2h3 Ra2a3 Ne7d5 Kh5g6 Nd5f4+
Kg6f6 Nf4h5+ Kf6e5 Rb7e7+ Ke5d4 Nh5xg7) -4.92/16} 58.Nc6 {(Nd4c6 Rb8c8 Nc6e5 Rf8d8
Re7e6 Rd8d1 Re6xb6 Rd1a1 Ne5c6 Kg8h7 Re2e4 Rc8f8 Rb6b2 Rf8f5 f2f4 Rf5d5 Nc6e5 Rd5d8
Rb2b7 Ra1a2+ Kg2h3) +4.86/17 1} Rbc8 {(Rb8c8 Nc6e5 Rf8d8 Re7b7 Rc8b8 Rb7xb8 Rd8xb8
Ne5c6 Rb8f8 Re2b2 Rf8e8 Rb2xb6 Re8e4 Nc6xa5 Re4xa4 Na5c6 Ra4c4 Nc6e5 Rc4c2 Rb6b7
Rc2a2 Ne5c6 g7g6 Nc6e7+ Kg8g7 Ne7f5+ Kg7f6 Nf5xh6) -4.88/17} 59.Ne5 {(Nc6e5 Rf8d8
Re7b7 Rc8b8 Rb7xb8 Rd8xb8 Ne5c6 Rb8a8 Re2b2 Ra8e8 Rb2xb6 Re8e4 Nc6xa5 Re4xa4 Na5c6
Kg8h7 f2f4 Ra4a2+ Kg2h3 Ra2a4 Rb6b7 Ra4a3 Nc6e5 h6h5 Rb7c7) +4.95/17 1} Rfd8 {(Rf8d8
Ne5d7 Rc8c6 Re2b2 Kg8h7 Rb2b5 Kh7g8 Rb5xb6 Rc6xb6 Nd7xb6 Rd8d4 h4h5 Rd4b4 Re7b7 Rb4b2
Kg2f3 Kg8h7 Kf3e3 Rb2b3+ Ke3e4 Rb3b4+ Ke4e5 Rb4b2 f2f3 Rb2b3 Ke5e4 Rb3b4+ Ke4f5 Rb4b3
Kf5f4 Rb3b4+ Kf4f5 Rb4b3) -4.99/14} 60.Re4 {(Re2e4 Kg8h7 Re4g4 Rd8g8 Rg4g6 Rc8d8
Rg6xb6 Rg8e8 Re7xe8 Rd8xe8 Rb6b5 Re8a8 h4h5 Ra8a6 f2f4 Ra6a7 Kg2f3 Ra7a8 Rb5b7 Ra8d8)
+5.63/15 2} Kh7 {(Kg8h7 Re4g4 Rd8g8 Rg4g6 Rc8d8 Rg6xb6 Rg8e8 Re7xe8 Rd8xe8 Rb6b5 Re8a8
h4h5 Ra8a6 f2f4 Ra6a7 Kg2f3 Ra7a8 Ne5c6 Ra8c8 Nc6xa5 Rc8c3+ Kf3f2) -5.68/14} 61.Rg4
{(Re4g4 Rd8g8 Rg4g6 b6b5 a4xb5 Rc8e8 Rg6xg7+ Rg8xg7 Re7xe8 Rg7b7 b5b6 Rb7xb6 Re8e7+
Kh7g8 Re7a7 Rb6b5 Ne5c6 Rb5b3 Ra7xa5 Kg8g7 Ra5a7+ Kg7f6 Ra7a6 Rb3b2 Nc6d4+ Kf6e5
Nd4f3+ Ke5f5 Ra6xh6) +5.87/16 2} Rdg8 {(Rd8g8 Rg4g6 b6b5 a4xb5 Rc8e8 Rg6xg7+ Rg8xg7
Re7xe8 Rg7b7 b5b6 Rb7xb6 Re8e7+ Kh7g8 Re7a7 Rb6b5 Ne5c6 Rb5b3 Ra7xa5 Kg8g7 Ra5a7+
Kg7f6 Ra7a6 Rb3b2 Nc6d4+ Kf6e5 Nd4f3+ Ke5f5 Ra6xh6) -6.02/15} 62.Rg6 {(Rg4g6 b6b5
a4xb5 Rc8e8 Rg6xg7+ Rg8xg7 Re7xe8 Rg7b7 b5b6 Rb7xb6 Re8e7+ Kh7g8 Re7a7 Rb6b5 Ne5c6
a5a4 Ra7xa4 Rb5b6 Nc6d4 Kg8g7 g3g4 Kg7f6 Ra4a7 Kf6e5 Nd4f5 Ke5d5 g4g5 h6xg5 h4xg5)
+5.91/17 1} Rcd8 {(Rc8d8 h4h5 Rd8e8 Rg6xg7+ Rg8xg7 Re7xe8 b6b5 a4xb5 Rg7b7 b5b6 Rb7xb6
Re8a8 Rb6b5 Ra8a7+ Kh7g8 f2f4 Rb5c5 Kg2f3 Rc5c3+ Kf3g4 Rc3a3 Ne5c4 Ra3a4 Nc4d6 Ra4a2
Nd6f5 a5a4 Nf5xh6+ Kg8h8 Kg4f5 a4a3 g3g4) -6.03/15} 63.Rge6 {(Rg6e6 Rd8c8 Ne5g4 Kh7h8
Ng4xh6 Rg8f8 Nh6g4 Kh8g8 Re6xb6 Rc8e8 Re7a7 Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7
Ra8e8 f2f4 Re8d8 h4h5 Rd8d1 Kg2f3 Kf8g8 Kf3e4) +6.63/16 2} Rdc8 {(Rd8c8 Ne5g4 Kh7h8
Ng4xh6 Rg8f8 Nh6g4 Kh8g8 Re6xb6 Rc8e8 Re7a7 Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7
Ra8e8 f2f4 Re8a8 Rb7b5 Kf8e7 Rb5b6 Ke7f8 Rb6b7 Ra8e8 h4h5 Re8a8 Ne5g6+ Kf8g8)
-6.75/15} 64.Ng4 {(Ne5g4 Kh7h8 Ng4xh6 Rg8f8 Nh6g4 Kh8g8 Re6xb6 Rc8e8 Re7a7 Re8a8 Ra7xa8
Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7 Ra8e8 f2f4 Re8a8 Rb7b5 Kf8e7 Rb5b6 Ke7f8 Rb6b7 Ra8e8 h4h5
Re8a8 Ne5g6+ Kf8g8) +6.62/14} Kh8 {(Kh7h8 Ng4xh6 Rg8f8 Nh6g4 Kh8g8 Re6xb6 Rc8e8 Re7a7
Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7 Ra8e8 f2f4 Re8a8 h4h5 Kf8g8 Ne5c6 Ra8a6 Rb7c7
Kg8h7 Nc6e5 Ra6b6) -6.74/15} 65.Nxh6 {(Ng4xh6 Rg8f8 Nh6g4 Kh8g8 Re6xb6 Rc8e8 Re7a7
Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7 Ra8e8 f2f4 Re8a8 h4h5 Kf8g8 Ne5c6 Ra8a6 Rb7c7
Kg8h7 Nc6e5 Ra6b6) +6.61/14} Rgf8 {(Rg8f8 Nh6g4 Kh8g8 Re6xb6 Rc8e8 Re7a7 Re8a8 Ra7xa8
Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b5 Kf8e7 Rb5b7+ Ke7f8 Rb7b6 Kf8e7 f2f4 Ke7f8 Rb6b5 Kf8e7 Kg2f3
Ke7f8 Kf3e4 Kf8g8 Ke4e3 Kg8h7 Ke3e4 Ra8a6 Rb5b7 Ra6d6 Rb7a7) -6.83/16 1} 66.Ng4
{(Nh6g4 Kh8g8 Re6xb6 Rc8e8 Re7a7 Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b5 Kf8e7 Rb5b7+
Ke7f8 Rb7b6 Kf8e7 f2f4 Ke7f8 Rb6b5 Kf8e7 Kg2f3 Ke7f8 Kf3e4 Kf8g8 Ke4e3 Kg8h7 Ke3e4
Ra8a6 Rb5b7 Ra6d6 Rb7a7) +6.72/15} Kg8 {(Kh8g8 Re6xb6 Rc8e8 Re7a7 Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8
Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7 Kf8g8 Rb7b5 Kg8f8 Ne5c4 Ra8c8 Nc4xa5 Kf8e7 Rb5b7+ Ke7f6 Na5b3 g7g6
a4a5) -6.83/15} 67.Rxb6 {(Re6xb6 Rc8e8 Re7a7 Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7
Kf8g8 Rb7b5 Kg8f8 Ne5c4 Ra8c8 Nc4xa5 Kf8e7 Rb5b7+ Ke7f6 Na5b3 g7g6 a4a5) +6.72/14}
Rce8 {(Rc8e8 Re7a7 Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7 Kf8g8 Rb7b5 Kg8f8 Rb5c5
Kf8e7 Ne5c4 g7g6 Rc5xa5 Ra8c8 Nc4e5 Ke7f6 Ra5b5) -6.81/15} 68.Ra7 {(Re7a7 Re8a8
Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7 Kf8g8 Rb7b5 Kg8f8 Rb5c5 Kf8e7 Ne5c4 g7g6 Rc5xa5 Ra8c8
Nc4e5 Ke7f6 Ra5b5) +6.70/14} Rea8 {(Re8a8 Ra7xa8 Rf8xa8 Ng4e5 Kg8f8 Rb6b7 Kf8g8 Rb7b5
Kg8f8 Rb5c5 Kf8e7 Ne5c4 g7g6 Rc5xa5 Ra8c8 Nc4e5 Ke7f6 Ra5b5) -6.81/15} 69.Rba6 Rxa7
{(Ra8xa7 Ra6xa7 Rf8f5 f2f4 Rf5c5 Ng4e5 Kg8h7 Kg2f3 Kh7h6 g3g4 Kh6h7 Kf3e4 Kh7g8 Ke4d4
Rc5c1 Ra7xa5 Rc1d1+ Kd4c5 Rd1c1+ Kc5b6) -7.44/13} 70.Rxa7 Rf5 {(Rf8f5 f2f4 Rf5d5
Ng4e5 Rd5c5 Kg2f3 Rc5c3+ Kf3f2 Rc3c2+ Kf2e3 Rc2c3+ Ne5d3 Kg8f8 Ra7xa5 Rc3c7 Ra5a8+
Kf8e7 a4a5 Ke7d6 a5a6 Kd6c6 Nd3e5+ Kc6b6 Ke3d4 Rc7a7 Ra8xa7 Kb6xa7) -7.18/15} 71.Ne3
Re5 {(Rf5e5 Kg2f3 Kg8f8 Ne3c4 Re5c5 Nc4xa5 Rc5c3+ Kf3e4 g7g6 Ke4d4 Rc3f3 Na5c4
Rf3xf2 Nc4e5 Rf2d2+ Kd4e3 Rd2d6 a4a5 Rd6e6 Ke3d4) -6.70/14} 72.Nc4 Re4 {(Re5e4 Ra7c7
g7g6 Kg2f3 Re4d4 g3g4 Rd4d3+ Kf3f4 Rd3d5 Kf4e4 Rd5d1 Nc4xa5 Rd1a1 Rc7c4 Ra1h1 f2f3
Rh1xh4 Na5c6 Rh4h1 a4a5 Rh1a1 Ke4d5 Kg8g7) -6.48/15 3} 73.Nd6 Rxa4 {(Re4xa4 h4h5 Kg8h8
Nd6f5 Ra4c4 Ra7xa5 Rc4c7 Ra5a6 Kh8h7 g3g4 Rc7c4 Ra6g6 Rc4c7 Kg2f3 Rc7b7 Kf3e4)
-5.67/13} 74.Nb7 Kh7 {(Kg8h7 Ra7xa5 Ra4c4 Nb7c5 Kh7g8 Kg2f3 g7g6 Kf3e3 Kg8g7 Ra5a7+ Kg7h6
Nc5e4 Rc4b4) -5.50/12} 75.Rxa5 Rc4 {(Ra4c4 Nb7d6 Rc4c6 Nd6e4 Rc6b6 Ra5a7 Rb6b2 Ne4d6
Kh7g6 g3g4 Rb2b4 f2f3 Rb4b2+ Kg2g3) -5.55/13} 76.Nd6 Rc6 {(Rc4c6 Nd6e4 Kh7h6 Ra5a7
Rc6b6 g3g4 Kh6h7 f2f3 Kh7g8 Kg2g3 Rb6b3 h4h5 Rb3d3 Ne4c5) -5.73/13} 77.Nf5 Rc7
{(Rc6c7 Ra5a6 Rc7f7 Nf5d4 Kh7g8 Nd4f3 Rf7d7 Nf3g5 Kg8f8 h4h5 Kf8e7 Ra6g6 Ke7f8 Ng5e6+
Kf8g8 h5h6) -5.77/14} 78.Re5 Kg6 {(Kh7g6 Re5e7 Rc7xe7 Nf5xe7+ Kg6f7 Ne7c6 Kf7e6 f2f4
Ke6d6 Nc6e5 Kd6d5 Kg2f3 Kd5d4 h4h5 Kd4d5 Kf3e3 Kd5e6 Ke3e4) -5.97/13} 79.Ne3 Kf7
{(Kg6f7 h4h5 Rc7b7 Ne3d5 Rb7a7 f2f4 Ra7a2+ Kg2f3 Ra2a7 Kf3g4 Ra7d7 Kg4g5) -5.43/11}
80.h5 Ra7 {(Rc7a7 g3g4 Ra7c7 g4g5 Rc7a7 g5g6+ Kf7f8 Re5b5 Ra7a8 Rb5b7 Ra8a5 Rb7f7+
Kf8g8 Rf7d7) -5.61/12} 81.g4 Kf6 {(Kf7f6 Ne3c4 Ra7a6 g4g5+ Kf6f7 Re5b5 Ra6a2 Rb5b7+
Kf7g8 Kg2f3 Ra2c2 Nc4e5 Rc2a2 Kf3e3) -5.66/11} 82.Rf5+ Ke6 {(Kf6e6 Rf5g5 Ke6f6 Rg5g6+
Kf6f7 Ne3f5 Kf7f8 Nf5xg7 Ra7xg7 Rg6xg7 Kf8xg7 g4g5 Kg7h7 Kg2f3 Kh7g7 Kf3e4 Kg7h7
Ke4f5 Kh7g7 h5h6+ Kg7h7 f2f4) -6.84/13} 83.g5 Ra4 {(Ra7a4 Rf5b5 Ra4a7 Kg2g3 Ke6f7
Ne3c4 Kf7e7 f2f4 Ke7e6 Nc4e5 Ra7a8 h5h6 g7xh6 g5xh6) -5.91/11} 84.h6 gxh6 {(g7xh6
Rf5f6+ Ke6e5 Rf6xh6 Ra4a1 Rh6f6 Ra1b1 Ne3g4+ Ke5d5 g5g6 Rb1b7 Rf6f7 Rb7b8 f2f4 Rb8b2+
Kg2g3 Rb2b3+ Kg3h4 Rb3b8 f4f5) -6.73/13} 85.gxh6 Ra7 {(Ra4a7 Kg2g3 Ra7h7 Rf5c5 Rh7a7
Kg3f4 Ke6f6 Rc5c6+ Kf6f7 Ne3g4 Ra7a3 Ng4e5+ Kf7g8 Rc6c7) -6.01/11} 86.Rh5 Rh7 {(Ra7h7
f2f4 Ke6f7 Kg2f3 Kf7g8 Rh5g5+ Kg8h8 Rg5g6 Rh7f7 f4f5 Kh8h7 Kf3f4 Rf7d7 Kf4g5 Rd7e7
Ne3d5) -6.17/13} 87.Ng4 Rh8 {(Rh7h8 f2f4 Rh8h7 Rh5g5 Ke6f7 Kg2f3 Kf7e7 Rg5b5 Rh7h8
Kf3e4 Ke7d6 Ng4e5 Kd6c7 Rb5c5+ Kc7b6 Rc5c6+ Kb6a5 f4f5 Ka5b4 Ke4f4 Kb4b5 Kf4g5 Rh8g8+
Kg5f6 Rg8f8+ Kf6g6 Rf8g8+ Kg6f7) -7.88/14 1} 88.f4 Rc8 {(Rh8c8 Rh5g5 Rc8h8 Kg2f3
Rh8f8 f4f5+ Ke6d6 h6h7 Rf8h8 Rg5g7 Rh8f8 Rg7g6+ Kd6e7 Rg6e6+ Ke7d8 Kf3f4 Rf8h8 Ng4f6)
-8.06/14} 89.Kg3 Rd8 {(Rc8d8 Kg3f3 Rd8a8 Rh5e5+ Ke6f7 Re5g5 Ra8a3+ Kf3e4 Ra3h3 Rg5g7+
Kf7f8 Rg7d7 Kf8g8 Ng4f6+ Kg8f8 h6h7 Rh3h2 Ke4e5 Rh2e2+ Ke5f5 Re2e5+ Kf5g6) -7.68/12}
90.h7 Rh8 {(Rd8h8 f4f5+ Ke6d6 Rh5h6+ Kd6e7 Ng4e5 Rh8xh7 Ne5c6+ Ke7d7 Nc6b8+ Kd7c7
Nb8a6+ Kc7b7 Na6c5+ Kb7c7 Rh6xh7+ Kc7c6 Nc5d7 Kc6d6 f5f6 Kd6e6 f6f7) -10.93/13} 91.Ne5
Kf6 {(Ke6f6 Kg3g4 Kf6g7 f4f5 Kg7f6 Ne5d7+ Kf6e7 Nd7c5 Ke7f6 Nc5e4+ Kf6e5 Kg4f3
Ke5d5 Kf3f4 Kd5c6 Rh5h6+ Kc6d7 Rh6e6 Kd7d8 Ne4f6) -7.97/14} 92.Kg4 Kg7 {(Kf6g7 f4f5
Kg7f6 Kg4f4 Kf6g7 Rh5g5+ Kg7xh7 f5f6 Rh8b8 Rg5g7+ Kh7h6 Kf4f5 Rb8b5 Rg7g3 Kh6h7
Rg3h3+ Kh7g8 f6f7+ Kg8g7 Rh3g3+ Kg7h7 Rg3g8 Rb5a5 Rg8h8+ Kh7xh8 f7f8Q+ Kh8h7 Qf8f7+
Kh7h8 Qf7e8+ Kh8h7 Qe8d7+ Kh7h8 Qd7d8+ Kh8h7 Qd8xa5 Kh7g7 Qa5c7+ Kg7h8 Ne5f7+ Kh8g8
Nf7h6+ Kg8h8) -15.26/17 1} 93.Kg5 Rxh7 {(Rh8xh7 Rh5xh7+ Kg7xh7 f4f5 Kh7g7 f5f6+ Kg7g8
f6f7+ Kg8f8 Kg5f5 Kf8e7 Kf5g6 Ke7e6 Ne5g4 Ke6d5 f7f8Q Kd5e4 Qf8d6 Ke4f3 Kg6g5 Kf3e2
Ng4e5 Ke2f2 Qd6d4+ Kf2g2) -14.18/13} 94.Rxh7+ Kxh7 {(Kg7xh7 f4f5 Kh7g7 f5f6+ Kg7g8
f6f7+ Kg8f8 Kg5f5 Kf8e7 Kf5g6 Ke7e6 Ne5g4 Ke6d5 f7f8Q Kd5e4 Qf8d6 Ke4f3 Kg6g5 Kf3e2
Ng4e5 Ke2f2 Qd6d4+ Kf2g2) -13.44/12} 95.Kf6 Kh6 {(Kh7h6 f4f5 Kh6h5 Kf6e6 Kh5g5 f5f6
Kg5f4 f6f7 Kf4e3 f7f8Q Ke3e2 Qf8f3+ Ke2e1 Ke6f5 Ke1d2 Qf3d5+ Kd2c3 Qd5d3+ Kc3b4 Qd3c2
Kb4b5 Qc2c4+ Kb5b6 Qc4c6+ Kb6a5 Qc6b7 Ka5a4 Ne5d3) -12.97/13} 96.Ng6 Kh5 {(Kh6h5 f4f5
Kh5g4 Ng6e5+ Kg4f4 Kf6e6 Kf4e4 f5f6 Ke4d4 f6f7 Kd4c3 f7f8Q Kc3d2 Qf8c5 Kd2e1 Qc5e3+
Ke1f1 Ke6f5 Kf1g2 Qe3f3+ Kg2g1 Kf5f4 Kg1h2 Qf3e2+ Kh2h3 Qe2g4+ Kh3h2 Ne5f3+ Kh2h1)
-M15/15} {Black resigns} 1-0

(Copie em um arquivo txt e salve como .pgn e veja no seu programa de xadrez).

Veja que a engine resigna no lance 96, uma partida longa.

Imagens dos melhores lances do jogo

posicao-contra-Houdini-15a-32-bits

houdini-1-5a-resigna-no-lance-96


Como derrotar CuckooChess em poucos lances

A CuckooChess está entre as 100 melhores engines de xadrez do mundo, a CuckooChess possui um rating de 2500+ (lista CCRL), em algumas versões ela consegue ultrapassar os 2590, que faz a engine ficar entre as 80 melhores do mundo. É uma engine consideravelmente forte, mas, em minha opinião, qualquer um com 1700 de rating FIDE ou mesmo amador com um pouco de conhecimento e principalmente malícia no xadrez consegue enganar fácil essa engine a ponto dela perder em menos de 35 lances como foi o meu jogo ao vivo com essa engine. Vamos analisar os erros fatais da engine, o porque ganhei e também devemos considerar a inteligência artificial da engine que é muito limitada, mesmo se usar um cluster, ela não ganharia de um humano experiente no jogo de xadrez e que, ao menos tenha jogado uma partida e “entendido o modo como a engine joga”. Por padrão, já deixo claro, que venci a engine habilitando 5s (cinco segundos) para ela pensar após fazer a jogada, ou seja, calculava em média 60.000 jogadas à frente antes de fazer um lance. O máximo dessa engine é deixar ela pensar 60 segundos, do qual empatei e ganhei também, que não é o caso desse artigo, mas sim num artigo futuro. Vamos ao artigo!

Como derrotar CuckooChess – 2500+ Rating na lista CCRL

Primeiro de tudo – Onde conseguir o CuckooChess ?
PGN – CuckooChess Vs Humano (eu)
Lances ingênuos por parte da CuckooChess
Posição de Mate em 14 segundo Houdini 1.5a
Vídeo Martinelli – Cuckoochess – Resultado 1-0

Onde conseguir o CuckooChess ?

Primeiro, o CuckooChess usado foi o para sistema Android. Se deseja baixá-lo, recomendamos baixar o CuckooChess para Android antes de começar a ler o artigo e assim você possa entender melhor como funciona esse programa de xadrez e também suas peculiaridades. Baixamos esse mesmo aplicativo num Tablet com bom hardware, com Android 4.1.1, 1GB de RAM e CPU dual core de 1.0GHz. Tem ainda 16GB de espaço em disco. É também um Tablet de 9.7 polegadas com 8000mAh de bateria. Esse hardware proporciona um máximo de 300.000 nós por segundo, ou em outras palavras, jogadas à frente. Mas, o CuckooChess usa somente 10 a 50.000 jogadas à frente sendo que CuckooChess-no-Google-Playo Tablet consegue bem mais jogadas pelo hardware que possui. Acredito que usa somente entre 10 a 50.000 por configuração da engine, mas não há nada na opção settings do CuckooChess que “aumente” essa capacidade de cálculo por parte da engine, mas há como aumentar os segundos usados do “thinking”, por padrão a engine usa 5 segundos por movimento. Acredito que isso possa influenciar no desempenho da engine, mas como eu também joguei rápido, acredito que a engine fez lances compatíveis com a minha velocidade de jogo também.
CuckooChess-1-12-lista-CCRL

PGN – CuckooChess Vs Humano (eu)

Posicao-apos-o-xeque-mate-contra-CuckooChess

1. d4 Nf6 2. c4 c5 3. e3 cxd4 4. exd4 d5 5. Nf3 Nc6 6. h3 Bf5 7. a3 Qa5+ 8. Nc3 Nb4 9. axb4 Qxa1 10. Be2 dxc4 11. 0-0 e6 12. Bxc4 Bxb4 13. Na2 Bd6 14. Bb3 0-0 15. Qd2 Rac8 16. Nh4 Bb1 17. Nc3 Bb4 18. Qg5 Bxc5 19. bxc3 Rxc3 20. Bxe6 fxe6 21. Bd2 Rc2 22. Bb4 Rfc8 23. Be7 Nd5 24. Bd6 Nc3 25. Be5 Ne2+ 26. Kh2 g6 27. Nxg6 28. Ne7+ Kf7 29. Qg7+ Ke8 30. Ng8 Qa3 31. Nf6+ Kd8 32. Qd7# 1-0

Lances ingênuos por parte da engine

Quem reproduzir o PGN acima notará que o jogo foi muito tosco. Um jogo tosco desses que culminou na derrota da engine pelo fato de eu ter feito diversas jogadas das quais engana a engine no quesito material (quanto mais peça entregava, mais a engine se sentia confortável em comê-las e isso resultou em uma posição catastrófica). Nos primeiros lances a intenção foi mais ou menos aquela (trancar a dama negra) com o objetivo de ganhar espaço no jogo e seguir com os sacrifícios e ataques simultâneos e xeques ao rei negro. No lance 27. onde o cavalo toma g6 foi primordial para a engine perder em poucos lances. Calculei eu mate em 8 no momento da gravação do vídeo, após colocar a mesma posição na Houdini 1.5 e na Stockfish 2.3.1 percebi que o mate para as engines eram em 14 para a primeira e 18 para a segunda (sendo que cada uma teve que calcular pelo menos 100 milhões de jogadas à frente).

Mate em 14 lances segundo Houdini 1.5a

Apesar do jogo ter sido tosco, temos que analisar essa posição bastante peculiar que consegui encontrar com minhas malandragens enxadrísticas. Uma engine afirma mate em 18 e outra mate em 14, qual delas está certa?

Na imagem temos a Houdini 1.5a que prevê mate em 14 lances. Temos também Stockfish 2.3.1 prevendo mate em 18 após mais de 340 milhões de jogadas à frente.

Houdini 1.5a prevê mate em 14 para posição de CuckooChess

Antes de mostrar o print com relação ao mate em 14, temos que ressaltar a indecisão por parte de Houdini 1.5a com relação ao mate nessa imagem:
Houdini-1-5-a-indecisao-com-relacao-a-posicao

Stockfish 2.3.1 prevê mate em 18 para posição de CuckooChess

Posicao-mate-em-18-segundo-StockFish-2-3-1

Agora temos outras indecisões nesse histórico após mais de 360 milhões de jogadas calculadas:
Houdini-1-5-a-indecisao-com-relacao-a-posicao-mate-em-17-ou-menos
Ai podemos notar que as engines possuem seus defeitos e não são perfeitas. O humano talvez seja capaz de vencer as engines se souber usar melhor de sua malandragem. A cada bilhão de jogada à frente calculada, Houdini 1.5a mantinha o mate em 13 após mais de 674 milhões de cálculos à frente.

Diferente de Stockfish 2.3.1 que calculou mate em 18, mas após mover/ comer g6 brancas, ele não “enxergava” mais o mate em 18. Esses defeitos prova que o humano ainda é superior as máquinas pois com isso detecta-se uma falha nas engines, que no caso, seria as combinações exatas para o mate e isso poderia ser aproveitado por um jogador mais experiente e vencer a engine de maneira surpreendente. Outra curiosidade da Stockfish é que a versão mais nova, a 3, faz +90 de vantagem com relação a brancas, isso após clicar algumas vezes em analisar.

E por fim o mate em 14 segundo Houdini 1.5a após 674.500.195 cálculos. De quebra, Houdini dá previsão de mate em 13 após calcular mais e chegar a quase 1 bilhão de jogadas à frente.
mate-em-13-nessa-posicao-contra-cuckoochess-segundo-houdini-1-5-a

Veja agora um vídeo ao vivo de uma outra partida


Além desse jogo, outra partia foi gravada ao vivo e está ai para todos verem que não tem montagem ou qualquer situação que mostre que Cuckoochess foi derrotada por um humano, eu no caso. Também tenho que ressaltar que coloquei 30 segundos para a engine pensar antes de fazer o movimento, que deu mais de 1 milhão de jogadas à frente antes a engine fazer o movimento, enquanto eu jogava como se estivesse com 1 minuto de tempo total.


Como vencer engines fortes no xadrez ?

É incrível a quantidade de jogadores de xadrez que tem medo de jogar contra engines fortes no xadrez e acabam por não tentando ou mesmo deixando de lado só para analisar jogos contra humanos pois eles acham que as engines são superiores e por isso não acham “viável” jogar contra elas e que isso vá melhorar o xadrez, muito pelo contrário, jogar contra engines melhora sim o xadrez, ainda mais nos dias de hoje graças ao avanço na inteligência artificial. Mas, caro leitor, posso garantir a você que as engines ainda são inferiores aos humanos, quer apostar? Vamos ver nesse artigo como vencer uma engine fortíssima no xadrez usando seu computador pessoal ou mesmo seu Tablet.

Stockfish versão 2.2.2 – Uma das engines mais fortes do mundo.

De uma forma bastante injusta, eu posso dizer que vencer uma engine é muito muito fácil. De forma justa, é mais difícil, porém não impossível. Como queremos dar um simples exemplo de como destroçar uma engine (dessas que é cotada pela lista CCRL como uma das melhores do mundo) no xadrez, devemos então seguir essas dicas/truques: Sete 1 minuto para a engine e 5 minutos para você. Sim, é injusto, mas, posso lhe garantir, os lances ruins que as engines farão tendo essa discrepância de tempo é exorbitante e qualquer um que possua um rating de 1500 a 1800 pode vencer essas engines facilmente. Mas que fique claro, que já consegui vencer Stockfish 2.2.2 em um rítmo de 10 minutos para cada e foi de forma justa (10 minutos para cada um).
melhores-engines-de-xadrez-do-mundo
Como podemos ver a Stockfish 2.2.2 está cotada como uma das melhores do mundo. A primeira engine mais forte do mundo é a Houdini. Nesse exemplo simples escolhemos a Stockfish por ser mais simples vencer utilizando esse truque.

Veja o PGN do jogo Homem x Máquina

Após 2 tentativas consegui uma vitória satisfatória contra a engine. Segue o PGN e o vídeo:

1. d4 Nf6 2. c4 c5 3. d5 b5 4. e3 b4 5. Nf3 e6 6. Be2 Bd6 7. Qd3 O-O 8. e4 Qc7 9. Bg5 Ng4 10. h3 Ne5 11. Nxe5 Bxe5 12. Nd2 Bxb2 13. Rb1 Bc3 14. O-O d6 15. f4 Re8 16. f5 exf5 17. exf5 Ba6 18. f6 g6 19. h4 Nd7 20. h5 Nb6 21. hxg6 hxg6 22. Qh3 Nd7 23. Bd3 Nxf6 24. Bxf6 Bxf6 25. Rxf6 Qe7 26. Rbf1 Qe3+ 27. Qxe3 Rxe3 28. Bb1 Rc3 29. Rxf7 Bxc4 30. Nxc4 Rxc4 31. Bxg6 Rd4 32. Rd7 Rd2 33. Rxd6 Rxa2 34. Rc6 Rd2 35. Rxc5 b3 36. Rb5 Kg7 37. Bf7 b2 38. Be6 Rc2 39. Bf5 Rd2 40. Rb1 Kf6 41. g4 Ke5 42. R5xb2 Rxb2 43. Rxb2 Kxd5 44. Kf2 a5 45. Ke3 Ke5 46. Ra2 Ra6 47. Ra4 Ra8 48. Kf3 Ra7 49. Kg3 Ra8 50. Kh4 Kf6 51. Bd7 Rh8+ 52. Kg3 Rd8 53. Bb5 Rd5 54. Bc6 Rc5 55. Bf3 Rb5 56. Kf4 Ke6 57. g5 Rf5+ 58. Kg4 Rc5 59. Be4 Kf7 60. Rd4 Rc7 61. g6+ Kf6 62. Rd6+ Ke5 63. Ra6 Kxe4 64. Rxa5 Rg7 65. Kg5 Rg8 66. Kf6 Rf8+ 67. Kg7 Rf3 68. Ra4+ Kf5 69. Ra5+ Ke6 70. Ra6+ Ke7 71. Kg8 Rb3 72. g7 Rh3 73. Ra7+ Ke8 74. Ra8+ Ke7 75. Rf8 Ra3 76. Rf7+ Ke6 77. Kh7 Rh3+ 78. Kg8 Ra3 79. Rf8 Rg3 80. Kh8 Rh3+ 81. Kg8 Rg3 82. Ra8 Rg2 83. Kf8 Rf2+ 84. Ke8 Rg2 85. Ra7 Rg1 86. Kf8 Rf1+ 87. Kg8 Rb1 88. Kh7 Rh1+ 89. Kg6 Rg1+ 90. Kh7 Rh1+ 91. Kg8 Rh2 92. Ra6+ Ke7 93. Ra7+ Ke8 94. Ra8+ Ke7 95. Ra7+ Ke8 96. Ra6 Ke7 97. Rg6 Rh3 98. Ra6 Rh1 99. Ra7+ Ke8 100. Rf7 Rh2 101. Rf8+ Ke7 102. Rf1 Rg2 103. Kh7 Rh2+ 104. Kg6 Rg2+ 105. Kh7 Rh2+ 106. Kg8 Ra2 107. Rh1 Kd6 108. Kf7 Rf2+ 109. Ke8 Rg2 110. Rh7 Ke6 111. Kf8 Rf2+ 112. Kg8 Rg2 113. Kh8 Rd2 114. g8=Q+ Kf5 115. Rf7+ Ke4 116. Qe8+ Kd3 117. Rd7+ Kc2 118. Qe4+ Kd1 119. Qb1+ Ke2 120. Re7+ Kf2 121. Qe1+ Kg2 122. Qxd2+ Kf3 123. Re3+ Kg4 124. Qd4+ Kg5 125. Re5+ Kf6 126. Qd6+ Kf7 127. Re7+ Kf8 128. Qd8# 1-0

Como podemos ver, mesmo colocando 1 minuto para a Stockfish 2.2.2 foi difícil vencê-la. Após mais de 120 lances a vitória de brancas foi possível.


Como vencer Free Chess em poucos lances

Esse é um dos programas de xadrez mais baixados no Googleplay e faz sucesso no mundo todo. Porém, todos os seus níveis são baixos e que pode ser uma saída aos que desejam aumentar o nível no xadrez. Jogando esse game, aprendendo algumas táticas e estratégias é possível melhorar o seu xadrez sem dúvida. Mas que fique claro, esse jogo é para os que estão iniciando ou simplesmente possuem um nível baixo no xadrez ainda. Se quiser saber mais dicas de como aumentar o nível no xadrez pesquise em nosso blog sobre isso.

Vencer Free Chess no nível máximo

A primeira dica para vencer essa engine é simples: Ir de brancas e atacar o flanco do rei negro após ele ter rocado. Veja nesse vídeo como foi simples vencer esse programa de xadrez no nível mais alto dele:

Eis o PGN:

1. d4 Nf6 2. c4 e6 3. Nc3 Bb4 4. Bd2 d6 5. e3 Bxc3 6. Bxc3 0-0 7. Nf3 Ne4 8. Bd3 f5 9. h4 a5 10. Qc2 b6 11. Ng5 12. h4xg5 Qxg5 13. 0-0-0 Qxg2 14. Rg1 Qb7 15. Qe2 Rf7 16. Qh5 g6 17. Rxg6+ Kf8 18. Rg1 Qc6 19. d5 exd5 20. Qg5 dxc4 21. Qd8+ Qe8 22. Rg8+ Kxg8 23. Qxe8+ Rf8 24. Rg1# 1-0
pecas-de-xadrez
Como podemos ver foi muito fácil vencer a engine que a Interface Free Chess vem junto. Mas eu já tenho um pouco de experiência em xadrez para isso. Aos que são iniciantes conseguem vencer também em outros níveis e porque não no nível máximo.

Que tática/estratégia foi usada para vencer o Free Chess no máximo nível?

Criar uma estratégia onde se encontra uma tática, principalmente de sacrifícios de peças, é possível vencer até as engines mais fortes do mundo como a StockFish 2.2.2 como já demonstrei. Essa é, na minha opinião, a maneira mais usual de se vencer uma engine, tanto forte, quanto fracas. As engines não possuem a “arte do xadrez” ou seja, elas são passíveis de se deixar levar por comer material sem parar e isso é sem dúvida uma falha monstruosa nas engines. Por isso ainda considero que os humanos ainda são superiores às engines de xadrez. A inteligência Artificial sem dúvida é a grande “vilã” nisso, sem uma boa inteligência artificial, o computador pode calcular trilhões de jogadas à frente que não vai conseguir vencer um humano que possui um xadrez sólido-agressivo e artístico.
posicao-inicial-xadrez
Ainda no programa Free Chess, a partida foi um blitz, ou seja, 5 minutos para cada oponente e o Tablet usado foi o PiPo Max M1 que não é um hardware fraco.

É possível vencer indo de negras também, veja a imagem abaixo:

free-chess-vencendo-de-negras

De qualquer forma esse programa de xadrez o Free Chess é muito bom para quem está começando e quer aprender mais sobre jogar.


Como vencer StockFish 2.2.2 no Tablet

Muitos me criticaram e disseram que eu ganhei da Stockfish 2.2.2 em um Tablet podre, num Tablet fraco, Xing Ling… Mas, o Tablet não é tão ruim. Venci Stockfish em um Tablet de 1GB de memória RAM, GPU mali-400, CPU RK3066 (um dos melhores processadores da China) e Dual Core de 1.6GHz. O Stockfish 2.2.2 só roda em sistemas 64bits. Portanto, utilizou melhor o hardware para fazer as jogadas. O ritmo de jogo foi 10 minutos para cada jogador. Eu joguei de brancas e minha abertura foi d4. Vamos nesse artigo analisar detalhadamente como qual estratégia eu adotei para vencer essa engine que está entre as melhores do mundo e possui um rating acima de 3100 de acordo com a lista da CCRL.

Primeiro, o jogo, em notação algébrica em inglês.

PGN – Algebric notation / Notação Algebrica

[Event “Android 4.1.1”]
[Site “M1”]
[Date “2013.05.17”]
[Round “-“]
[White “Me”]
[Black “Stockfish 2.2.2”]
[Result “1-0”]

1. d4 Nf6 2. c4 e6 3. Nc3 d5 4. e3 c5 5. Nf3 Nc6 6. cxd5 exd5 7. h3 Be6 8. Bd3 c4 9. Bb1 Bd6 10. 0-0 0-0 11. a3 h6 12. Re1 Re8 13. b3 cxb3 14. Qxb3 Na5 15. Qc2 Rc8 16. Qd3 a6 17. e4 dxe4 18. Nxe4 Nxe4 19. Qxe4 g6 20. Bxh6 Nb3 21. Bg5 Qa5 22. Bf6 Nxa1 23. Ne5 Qd2 24. Qh4 Qxe1+ 25. Kh2 Bxe5+ 26. dxe5 Qxe5+ 27. Bxe5 f6 28. Qxf6 Re7 29. Qxe7 Bf7 30. Qf6 Kf8 31. Bd6+ Kg8 32. Bxg6 Rc7 33. Bxc7 a5 34. Qxf7+ Kh8 35. Qh7#

Mate em 35 lances. Quem analisar vai encontrar que a posição não era ganhadora para brancas. Havia a possibilidade de empate ou mesmo a derrota para brancas. Por conta do tempo curto que ainda lhe restava, acabou fazendo lances ridículos como 23. … Qd2??? a intenção desse lance era proteger o flanco do rei negro e ao mesmo tempo atacar minha Torre em e1. Ledo engano para a engine.

Jogo-de-xadrez-no-Tablet-posicao-inicial

Como eu fiz para vencer essa engine ?

Como todo mundo sabe os programas de xadrez possuem uma “fome imensa” por material. Por isso são muitas vezes julgados de materialistas e de fato o são. A minha estratégia foi “desviar a atenção da engine” para as peças valiosas como Torres e peões. Eu tive que sacrificar as duas Torres para obter uma posição ganhadora. Ela caiu na minha jogada, que teve como objetivo reposicionar as peças da engine no flanco à minha esquerda (sendo eu brancas) e assim eu poder articular bispo e dama no flanco do rei negro (à minha direita) sem que a engine tivesse “tempo” ou como reposicionar essas peças para proteger o rei. Essa, digamos, tática, é muito usada para ganhar de engines, pois elas não enxergam dessa maneira o xadrez. Elas possuem uma capacidade imensa de cálculos à frente e também, com uma boa inteligência artificial que a Stockfish 2.2.2 possui é bem provável que a engine seja uma das mais difíceis de vencer, mesmo rodando em um “simples Tablet”…

Mas mesmo assim, você deve estar se perguntando – Como venceu simples assim?

Na verdade, havia a possibilidade de defesa do flanco do rei negro por parte de negras se a engine tivesse mais tempo (coloquei a engine para pensar na posição que era mate em 7 ou mais lances e ela encontrou uma forma de bloquear isso sim e o jogo poderia ser empatado. Mas no caso ela não tinha nem 3 minutos restantes dos 10. Enquanto eu tinha 8 minutos ainda.

Qual foi o erro FATAL da engine?

Como já falado, o lance 23 foi o erro mais violento que culminou no mate em 8 (segundo a análise da engine) ou mate em 24 lances jogados por mim. Ela devia ter jogado Bf8 com o intuito de proteger o mate. E se ela tivesse feito isso, minhas chances de vencer sumiriam :D.

Erro-fatal-da-engine-stockfish-2-2-2-lance-23

Após mais de um milhão de jogadas a engine encontrou o mate inevitável para negras em 8 lances. Que, se a engine tivesse 2 minutos ou menos ela não iria usar muitos segundos para achar a então posição ganhadora para negras apesar das iscas (entregar as duas Torres). Talvez a engine possua uma falha com relação a: Quanto maior a desproporção do tempo com relação ao seu oponente mais chances de fazer lances ruins ela terá.

Por fim é isso. Agora tentarei vencer de negras essa engine.


As engines de xadrez ou programas são melhores que humanos ?

Os que estão começando com o xadrez, não importa a idade, sempre vão ter um medinho ou algum receio de jogar contra uma engine forte, principalmente dessas que são listadas entre as melhores do mundo. Existe, de fato, um ranking de engines, podemos dizer que a Houdini é a melhor engine até então, mas temos outras muito fortes como a StockFish.

Uma prova de que as engines não são tudo o que imaginamos no quesito imortais ou invencíveis foi após vencer no blitz a engine Robbolito 0.21 de 32 bits, que, no ranking da CCRL consta como 3033 de rating. Embora não seja compatível esse rating com o hardware utilizado – CPU Single Core, 2GB de RAM e processador 2.13GHz, foi simplesmente tosca a vitória contra a engine, que, no blitz, não possuía força alguma. O jogo foi bem comentado em Robbolito 0.21 32 bits derrotado por humano. O jogo parecia no começo totalmente perdido para brancas que era oponente humano ( eu no caso ). Após alguns lances e também ideias criativas foi possível derrotar a engine em poucos lances.

Derrotando uma engine forte em 50 lances

O lance primordial foi o lance 20.

cavalo-f3-lance-decisivo-para-vencer-engine

Em notação algébrica temos:

1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bc4 Bc5 4. d3 Nf6 5. O-O d6 6. Bg5 Bg4 7. Nbd2 h6 8. Bh4 O-O 9. c3 a5 10. Qc2 Bd7 11. Rad1 Ba7 12. Bd5 g5 13. Bxc6 Bxc6 14. Bg3 Nh5 15. d4 g4 16. Nh4 Nxg3 17. hxg3 exd4 18. cxd4 Bxd4 19. Nf5 Qf6 20. Nf3 Bxb2 21. N3h4 h5 22. f3 gxf3 23. gxf3 Rfd8 24. g4 hxg4 25. Qg2 Kf8 26. fxg4 Ba3 27. g5 Qb2 28. Qf3 Bc5+ 29. Kh1 Qxa2 30. g6 Ke8 31. Ng7+ Kd7 32. Qf5+ Qe6 33. Nxe6 fxe6 34. Qxc5 Bxe4+ 35. Kg1 Rf8 36. Rxf8 Rxf8 37. Qg5 a4 38. g7 Rg8 39. Qf6 Kc6 40. Qf7 Ra8 41. g8=Q Rxg8+ 42. Qxg8 Kd7 43. Rc1 Bc6 44. Qf7+ Kc8 45. Qxe6+ Kb8 46. Nf5 Ka7 47. Ne7 Bf3 48. Qe3+ c5 49. Qxf3 a3 50. Qxa3+ Kb6

(obs: os nomes das peças estão em inglês).

Após isso fica evidente que o humano ainda é superior às máquinas, pelo menos no blitz a Robbolito 0.21 32 bits não fez bons lances. A resposta para isso foi, claro, o tempo usado, 5 minutos para a engine não foi o suficiente. O lance primordial para vencer a engine foi 20. Nf3!, a engine ficou desorientada…

Mas, após colocar essa mesma posição na engine com mais tempo ( 20 minutos para cada ), a engine conseguiu achar lances melhores e me venceu.


PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal