Você está em:

Como vencer a engine no nível 7 no lichess

Embora eu não tenha vencido de fato da engine no nível 7, eu aprendi muita coisa a respeito dessas engines que aprendem com os humanos.
Cada detalhe feito, cada movimento, cada pontuação adquirida, pouco a pouco, foi possível adquirir um resultado que não fosse a derrota contra a Stockfish no nível 7 (2200 de rating).

Tudo bem que pode parecer pouco pelo fato de eu não ter vencido, mas, convenhamos, vencer uma engine de xadrez de 2200 de rating não é para qualquer um.

Claro que jogadores como Mikhail Tal e mesmo o exímio Rashid Nezhmetdinov poderiam ter vencido a engine com facilidade eu diria, mas jogadores normais como eu, um empate, é quase uma vitória.

O segredo então para vencer a engine nível 7 do lichess (Stockfish) é criar um jogo “fechado” e com ataques ao flanco do rei do oponente. De preferência é bom ir de brancas pois com a abertura inglesa é possível criar um jogo mais estratégico onde a engine não consegue “entender” como funciona muito bem a posição do jogo.

É o que vemos nessa minha análise do meu canal do YouTube:

Veja que o jogo todo concentrou-se no ataque ao flanco do rei preto. Essa ideia parece funcionar com quase todas as engines de xadrez que já joguei, mas, a vitória não é tão certa.

A engine é boa em tática, mas não é tão boa em estratégia quanto o humano. Fica a dica!

Publicado por Rodrigo Martinelli

Sou Rodrigo Martinelli, formado em administração e matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *