Os jogadores de xadrez que são mais “experientes” no jogo querem sempre ter algo “a mais” para se destacar no cenário global dos jogadores de xadrez; querem ser titulados como NM, CM, MF , MI ou mesmo GM!
Mas nem todo mundo nasceu para o xadrez, então, conseguir uma titulação de xadrez é algo muito difícil (mesmo para os mais experientes).
Porém, a CBX tem meio que banalizado o título de MN (ou NM) e parece que todo enxadrista está conseguindo essa titulação sem ter mesmo um nível adequado para o jogo.
Parece ser uma maneira de divulgar o jogo no Brasil e assim fazer com que as pessoas ganhem “gosto” pelo jogo e comecem a jogar por quererem ser alguém “importante” com uma titulação conquistada.
A metodologia de aprendizado dos jogadores é fraca
É incrível a quantidade de jogador, que já tem anos de experiência no jogo, que não tem a mínima noção de melhorar a arte do xadrez e assim evoluir no jogo de maneira natural e sem uso de cheater ou engine.
Para evoluir no xadrez, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que deve ESTUDAR o jogo do seu oponente! Mas não estudar o jogo em si, mas sim estudar como o seu oponente joga e assim ganhar dele.
Você deve também estudar o SEU jogo, sim. Estudando o seu jogo você descobre seus pontos fracos e fortes e assim consegue estabelecer uma maneira de jogar única que outros jogadores mais experientes e que estão lendo este post terão dificuldade em saber como te vencer mesmo se estudarem seu jogo.
Então, além de estudar seu próprio jogo e descobrir seus pontos fracos e fortes você deve ser flexível e conhecer como funciona o jogo de xadrez de maneira clara e assim desenvolver planos durante uma partida de xadrez e assim vencer o seu oponente.
Kasparov estudava partidas inteiras de xadrez
A metodologia de Kasparov era muito boa pois se ele sabe partidas inteiras de xadrez ele vai saber o que fazer em diversas situações onde o oponente pode ter estudado tais partidas dele e assim descobrir falhas que ele cometeu.
Uma partida de xadrez não acaba quando o rei entra em xeque-mate. A partida continua depois, na mente dos grandes jogadores, tentando descobrir lances melhores que poderiam fazer para evitar a derrota ou mesmo o empate.
Ás vezes vencer não é bom. Vencer significa que você ganhou de alguém pior que você e isso não é bom para o seu xadrez.
Aprenda a calcular no xadrez
Calcular no xadrez não é imaginar peças se movendo no tabuleiro.
Calcular no xadrez é saber fazer o melhor lance com base em tudo aquilo que você estudou e assim desenvolver planos no jogo, sabendo que xadrez é arte, com base no cálculo.
Essas são algumas dicas de como ser um bom jogador de xadrez. E você? tem alguma?