Você está em:

Como ser bom jogador de xadrez

Os jogadores de xadrez que são mais “experientes” no jogo querem sempre ter algo “a mais” para se destacar no cenário global dos jogadores de xadrez; querem ser titulados como NM, CM, MF , MI ou mesmo GM!

Mas nem todo mundo nasceu para o xadrez, então, conseguir uma titulação de xadrez é algo muito difícil (mesmo para os mais experientes).

Porém, a CBX tem meio que banalizado o título de MN (ou NM) e parece que todo enxadrista está conseguindo essa titulação sem ter mesmo um nível adequado para o jogo.

Parece ser uma maneira de divulgar o jogo no Brasil e assim fazer com que as pessoas ganhem “gosto” pelo jogo e comecem a jogar por quererem ser alguém “importante” com uma titulação conquistada.

A metodologia de aprendizado dos jogadores é fraca

É incrível a quantidade de jogador, que já tem anos de experiência no jogo, que não tem a mínima noção de melhorar a arte do xadrez e assim evoluir no jogo de maneira natural e sem uso de cheater ou engine.

Para evoluir no xadrez, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que deve ESTUDAR o jogo do seu oponente! Mas não estudar o jogo em si, mas sim estudar como o seu oponente joga e assim ganhar dele.

Você deve também estudar o SEU jogo, sim. Estudando o seu jogo você descobre seus pontos fracos e fortes e assim consegue estabelecer uma maneira de jogar única que outros jogadores mais experientes e que estão lendo este post terão dificuldade em saber como te vencer mesmo se estudarem seu jogo.
Então, além de estudar seu próprio jogo e descobrir seus pontos fracos e fortes você deve ser flexível e conhecer como funciona o jogo de xadrez de maneira clara e assim desenvolver planos durante uma partida de xadrez e assim vencer o seu oponente.

Kasparov estudava partidas inteiras de xadrez

A metodologia de Kasparov era muito boa pois se ele sabe partidas inteiras de xadrez ele vai saber o que fazer em diversas situações onde o oponente pode ter estudado tais partidas dele e assim descobrir falhas que ele cometeu.

Uma partida de xadrez não acaba quando o rei entra em xeque-mate. A partida continua depois, na mente dos grandes jogadores, tentando descobrir lances melhores que poderiam fazer para evitar a derrota ou mesmo o empate.

Ás vezes vencer não é bom. Vencer significa que você ganhou de alguém pior que você e isso não é bom para o seu xadrez.

Aprenda a calcular no xadrez

Calcular no xadrez não é imaginar peças se movendo no tabuleiro.
Calcular no xadrez é saber fazer o melhor lance com base em tudo aquilo que você estudou e assim desenvolver planos no jogo, sabendo que xadrez é arte, com base no cálculo.

Essas são algumas dicas de como ser um bom jogador de xadrez. E você? tem alguma?

Publicado por Rodrigo J M B Andrade

Olá, gosto de jogar xadrez, calcular e de tomar um bom café. :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *