Você está em:

Como saber se alguém é fake no Facebook

Por mais que as redes sociais tentem inibir a ação dos “fakers” ou falsos utilizadores das redes sociais que criam perfis falsos com o objetivo de enganar os verdadeiros usuários (e muitas vezes convencer os reais usuários de entrarem em sites ou APP infectada com vírus/malware/rootkit etc… pela rede), não conseguem inibir 100% essa ação desses usuários que muitas vezes fazem isso de forma brutal ou mais inteligente.

Vamos discutir nesse artigo como identificar um Fake no Facebook e assim teremos maior segurança com relação ao que nós passamos de informação à esses perfis falsos que muitas vezes possuem más intenções.

Perfis falsos no Facebook, como identificá-los?

Primeiro, comumente os fakers saem adicionando diversas pessoas ao mesmo tempo. Como o Facebook possui um sistema de detecção de adicionar um novo usuário que percebe a quantidade de solicitações em demasia, ele bloqueia o perfil, e após isso é preciso esperar 30 dias para poder adicionar mais pessoas.

Então, os fakers de Facebook utilizam uma estratégia diferente, mais demorada, porém, bem mais duradoura e o Facebook acaba assim sendo “enganado” por esses usuários mais sabidos de engenharia social em redes sociais.

Quando saber se o Fake quer me prejudicar

fake-no-facebook
Geralmente os fakers adicionam aos montes perfis que o próprio Facebook indica, com o intuito de gerar um perfil “povoado” de pessoas que ele não conhece só para preparar o perfil com o objetivo de atacar uma única pessoa(ou mais). Nesse caso, o fake faz com que o perfil tenha 100 ou mais amigos para justamente deixar uma “ideia” de que a vítima que ele quer atacar não irá perceber que ele é fake mas sim um usuário real. Ele também adiciona diversas coisas, diversas fotos para dizer que ele é real e não é um fake. Curte diversas páginas e entra em alguns grupos, geralmente também deixa informações à mostra como páginas curtidas, onde mora, onde trabalha, mas na verdade é tudo mentira só para a vítima se sentir segura em adicioná-lo.

Geralmente um fake é feito com o objetivo de atacar ou de vigiar a vida de uma única pessoa ou de algumas. Não seria prudente da parte do faker usar o mesmo perfil para vigiar várias pessoas pois isso pode deixar pistas de que ele é fake.

Outra questão é que o Fake sempre bate papo com a vítima, pergunta coisas que são pertinentes à vítima e que a deixa à vontade em responder diversas perguntas. O fake chega aos poucos na confiança da pessoa que ele quer atacar e após ganhar a confiança ele começa a agir discretamente, perguntando sobre sua vida pessoal e também sobre outras coisas que podem ser usadas contra você no futuro.

Se você perceber que um perfil de adicionou do nada e começou a fazer muitas perguntas a respeito da sua vida, comece a desconfiar, peça a ele que envie fotos dele mandando um abraço, um joia, ou alguma coisa em específico para que você tenha certeza de que ele não é fake. Peça que faça um vídeo ou algo assim, a ideia é fazer com que ele se revele através do que ele se diz.

Quando um fake se sente acuado após essas situações que ocasionam em uma situação de “imprevisibilidade” o mesmo então pode ficar ausente por uns dias ou mesmo não responder suas perguntas, isso é como uma tática de recuo para que o mesmo não seja deletado do da sua lista de friends até que ele consiga achar um jeito de provar que ele é ele mesmo daquela foto.

Seguindo essas dicas você poderá identificar fakes de sua lista de amigos com maior facilidade.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Como, Curiosidades, Descobrir, Diversos, Dúvidas, Saber  
Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal