Você está em:

Como melhorar na matemática ou ser melhor em exatas

Há muito assunto que aborda a didática na matemática e também aborda como fazer com que um aluno assimile melhor o conteúdo. Cada um possui uma capacidade cognitiva específica (uns mais, outros menos). Embora a capacidade cognitiva não interfira diretamente no aprendizado do indivíduo se o mesmo se dedicar muito e aprender com esforço determinado assunto, é de certo que a capacidade cognitiva ajuda, pelo menos, nos primeiros passos do entendimento desse assunto: Como melhorar na matemática ou nas exatas. É possível deduzir com base em pouco conhecimento empírico que para ser bom ou melhor em exatas é preciso exercitar muito, ou seja, preguiça passa longe dos que almejam ser algo em matemática ou em alguma coisa na vida. Essa ideia é para praticamente tudo.

O raciocínio é o mais importante em exatas

Se você tiver uma boa capacidade de raciocinar vai se sair bem em exatas. Se tiver uma boa capacidade de memorização vai se sair também bem em exatas. Afinal, memória e capacidade de raciocínio são diferentes , porém, em conjunto, elas formam um par ideal para resolução de problemas, inclusive de matemática e outros de exatas.tentando-melhorar-na-matematicaConheça então essas dicas para melhorar em matemática que vai contribuir também com outras áreas da exatas. Primeiro, lembre-se, em matemática o mais importante é o raciocínio, depois temos a memória que é essencial para ser usada em conjunto com o raciocínio.

Como treinar o raciocínio e ser melhor em matemática

A melhor forma sem dúvida é ter gosto pelas exatas. Se você não gosta, ai fica muito complicado, fica difícil liberar sua mente para esse novo horizonte. Então, se você não gosta de matemática e quer tirar boas notas deve se esforçar para isso.

Aos que adoram matemática, mas que não são tão bons (existem diversos casos assim), devem primeiro treinar sua capacidade de raciocínio. Isso é bastante simples, como já falado no começo desse artigo a preguiça deve passar longe dos que almejam notas altas em exatas. Mas nunca fique preso a altas notas em exatas, elas não significam que você seja bom, apenas é um indicativo de que você foi bem naquele dia, naquele momento e que estava preparado e pronto para aquele exame/prova/concurso em específico. Seja mais esperto, crie hábito de estudos e não tenha preguiça de aprender sempre mais e mais.
melhorar-na-matematica

Então, junte sua capacidade de memorização com sua capacidade de raciocínio agora e comece a ler e a ter boas referências na área de exatas. Os grandes matemáticos como Gauss, Cantor, Isaac Newton eles tiveram suas referências para começarem o desenvolvimento de suas descobertas. É ai que surge a criatividade. A criatividade abrange o raciocínio e a memória. Mas ela só deve ser usada quando o indivíduo domina o assunto a ser evoluído por ele, como foi o caso da introdução do Cálculo por Galileo e posteriormente aperfeiçoada por Isaac Newton e Leibniz. Embora esses grandes gênios da humanidade dominassem a matemática eles não ficavam presos apenas a matemática. Isaac Newton era também físico. Galileo era astrônomo e inventou o primeiro telescópio para estudar o movimento dos planetas.

Ser melhor em exatas significa ter como referência grandes gênios dessa área e deixar a preguiça de lado. Conheça a história de cada um deles, conheça as diversas formas, os erros que cometeram e você entenderá que todo mundo comete erros (inclusive Fermat).

Errar não é o problema, mas persistir no erro que é. Se você sempre erra um problema que envolva um assunto em específico então esforce-se para descobrir o seu ponto fraco nisso e não deixar que alguns problemas de exatas faça com que você erre o cálculo. Estude incansavelmente.

formula-de-bascara

Estude todas as fórmulas matemáticas, como os grandes matemáticos fizeram para chegar nelas. Estude a história da matemática, isso vai esclarecer muita coisa antes de começar a ter bons resultados e entender para que realmente serve a matemática. Muitas pessoas infelizmente só decoram fórmulas, maneiras de subtrair, dividir, e outras regrinhas de matemática mas não conhecem o motivo disso. Faça-se a pergunta, por que – com – dá + ? A maioria das pessoas não sabe disso. A resposta no caso é uma proposição. Se não é – é +. Ou seja, quando nos deparamos com -(-1) e sabemos que o resultado é +1 pelo fato de haver o sinal – de fora significa que esse – é a negação de que (-1) seja (-1). Se ele não é (-1) então ele pode ser o que? a única resposta seria +1. Por que devemos “passar dividindo?” Por que devemos “passar multiplicando?”. Por que devemos passar como raiz para outro membro quando é expoente? Por que devemos então fazer o inverso disso? Tudo isso tem uma explicação. Busque saber, seja um pesquisador da matemática e saberá como Báscara por exemplo encontrou sua fórmula.

Jogar xadrez melhora a capacidade de memorização e raciocínio

Isso é fato. Quem joga xadrez tem melhor desempenho em exatas pelo fato de aprimorar a capacidade de memorização e raciocínio. Embora a principio xadrez seja arte, é de certo que a parte lógica ou matemática do jogo faz com que o jogador tenha uma melhor desenvoltura em resolução de problemas. Muitos não gostam de jogar xadrez por acreditar ser um jogo difícil, errado, é um jogo de fácil entendimento e que gera sociabilidade e novos amigos. É um jogo para pessoas que querem se divertir, aprender, e melhorar em outras áreas da vida (inclusive saber lidar com a derrota que é uma das coisas mais difíceis que o humano não consegue tão fácil). Saiba como jogar xadrez e adquira maior habilidade em exatas. Pratique esse jogo pelo menos uma vez por semana e aprenda com as derrotas, vitórias e empates. Aprenda também estratégias no jogo, táticas, como pensar, entenda a criatividade do jogo e isso vai estimular sua mente para melhorar nas exatas.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Como, Curiosidades, Dúvidas, Fazer, Jogos, Xadrez  
Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal