Você está em:

Como ligar 9 pontos com 4 retas apenas

Muitas pessoas talvez já tenha se deparado com esse desafio de lógica em uma entrevista de emprego ou mesmo em um workshop dentro da empresa da qual trabalha. Esse teste é aplicado para saber a sua capacidade de entendimento de um problema e solucioná-lo. Claro, devemos considerar que o problema é bastante simples se você pensar um pouco com calma.

É bom então conhecer esse problema já para evitar surpresas no seu trabalhou ou em uma entrevista de emprego. Veja como é fácil ligar 9 pontos com 4 retas apenas. Mas, antes de iniciar, vamos ver os erros mais comuns quando a pessoa tenta ligar os 9 pontos com 4 retas.

Como as pessoas começam com o problema – Erros mais comuns

ligar-9-pontos-com-4-retas
Para ajudar no entendimento, vamos supor que a pessoa comece o traço com um quadrado. Dessa forma:
ligar-de-forma-errada-os-nove-pontos
Veja que o quadrado formou, porém, tem que colocar mais uma reta para passar pelos 9 pontos do desenho, ai não vale, tem que usar melhor o raciocínio, não é tão simples assim. Vamos pensar um pouco.

Como ligar corretamente os 9 pontos com 4 retas apenas

Se você usar da sua criatividade + seu raciocínio lógico é possível sim fazer o ligamento dos 9 pontos com quatro retas. Vamos lá. Imagine o 9 pontos.
primeiro-passo-para-ligar-os-9-pontos
Começamos então com uma visão maior. Ao invés de começar das laterais, começamos pelo meio, com uma diagonal. Depois podemos seguir ligando os 3 pontos de cima ou os 3 pontos de baixo. Eu escolhi os pontos de baixo. Veja o segundo passo:
segundo-passo-para-ligar-os-9-pontos
Agora deu uma “clareada nos neurôneos”. Vamos seguir então com mais uma reta. Até agora usamos apenas 2. Agora preste muita atenção, essa forma que os traços tomarão após você ver a ligação da terceira reta vai revelar como as coisas devem ter criatividade para que se tornem possíveis.
terceiro-passo-para-ligar-os-9-pontos
Pronto. Agora é só finalizar nosso desenho e terminar de ligar os 9 pontos com apenas 4 retas:
passo-final-para-ligar-os-9-pontos
Espero que tenham gostado da dica.

Publicado por Rodrigo Martinelli

Sou Rodrigo Martinelli, formado em administração e matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *