Você está em:

Como jogar melhor xadrez e ser um bom jogador de xadrez

Muitos têm a ansiedade em alcançar um grande rating no xadrez e tornar-se um Grande Mestre dos tabuleiros. A verdade que ninguém sabe é que para isso acontecer é preciso, primeiro, ter paixão pelo jogo de xadrez, em segundo lugar vem, claro, o treino, que não é pouco. Ao decorrer do artigo iremos abordar os principais pontos a serem feitos por você para que um dia se torne um grande mestre do xadrez e assim, fazer parte da elite do xadrez mundial.

Como começar para ser um Grande Mestre do Xadrez

Primeiro, como falamos é preciso ter paixão pelo jogo de xadrez e treinar muito. Então, pergunte a si mesmo – Será que gosto do xadrez a ponto de ficar horas estudando e jogando para alcançar o nível desejado enxadrístico ?

Reflita, tome sua decisão. Se a resposta for não, saia imediatamente desse artigo e procure outra coisa aqui no blog para ler, caso a resposta seja sim… então vamos ao que interessa, continue lendo.

Agora que você já tomou sua decisão, então, administre bem seu tempo. Quantas horas por dia você quer se dedicar ao xadrez? 3? 4? ou 10 horas por dia? Quanto mais tempo você se dedicar ao xadrez e aos estudos melhor será pois de nada adianta uma pessoa estudar uma vez por semana xadrez e passar o resto sem estudar é a mesma coisa que perder tempo com isso. Outro detalhe é – Qual momento você irá estudar xadrez? tarde, noite, dia? escolha o melhor momento ( o melhor momento sem dúvida é aquele que você está com vontade de jogar e aprender, claro ).

Após isso, veja um bom material de estudo. A dica é adquirir jogos analisados entre grandes mestres como Kasparov e também outros menos renomados para você ter noção do nível de xadrez e suas diversas personalidades nos tabuleiros. Considere também que o jogo há diversos tempos, então, um jogo entre GM’s de 5 minutos vai ser muito diferente de um jogo pensado, tipo 2 horas para cada um. Pegue os jogos já analisados por outros GM’s isso vai fazer você entender melhor uma analise de jogo com a ajuda de quem já está muito bem familiarizado com jogos de grandes mestres.

Cavalo do Xadrez

Livro indicado para começar a aprender de verdade o xadrez

Existe um livro chamado Xadrez básico de Dr. Orfeu Gilberto D´Agostini ( 1955 ) que é muito bom para quem está começando e querendo melhorar o nível do xadrez. Recomendo você comprar esse livro e lê-lo sem hesitar, faça todos os exercícios propostos e também ESTUDE, nada de ler passando batido, isso é o mesmo que perder tempo.

Jogue contra engines fortes

Compre um software de xadrez forte como, Stockfish, Fritz ou outro (Rybka). Recomendo também o Chessmaster (veja a última versão antes de comprar). Jogando contra a máquina você enfrentará oponentes MUITO FORTES e isso vai ajudar muito você a aumentar seu nível do xadrez, uma vez que jogar com oponentes fracos só lhe deixará mais fraco, então, exija mais de você mesmo, jogue com frequência contra a máquina e seu xadrez vai melhorar muito.

Jogue com humanos também

Jogar com pessoas é completamente diferente de jogar contra máquina. Então diversifique.

Após treinar muito e estudar muito você estará apto a se tornar um Grande Mestre do xadrez. Mas uma coisa é certa, se você não tem talento para o xadrez, desista, francamente, é preciso ser mais inteligente para ser alguma coisa no xadrez. Quer uma prova disso? em 1938 Alekhine deu uma entrevista à BBC onde dizia que para ser um campeão no xadrez você precisa nascer com esse talento.

Fica evidente que, um grande mestre do xadrez como foi Alekhine não estaria dizendo asneiras. Existia sim um fundo de verdade na sua argumentação. Você precisa nascer com o talento ou dom do xadrez, do jogo do xadrez e além disso, em minha opinião, estudar muito. Sem o esforço e sem o talento, nada feito. Os dois devem andar juntos e assim os sonhos ou desejos tornam-se realidade. Além de nascer, segundo Alekhine, no xadrez, você precisa ter “visão”, o que ele quis dizer com isso é simples, a visão é tanto a atual situação, quanto a estratégia que é preciso tomar para obter-se vantagem e vencer a partida, isso pode soar muito amador, mas em uma partida essa vantagem pode ser uma desvantagem que o inimigo armou para conseguir vantagem. Por isso o xadrez é muito mais estratégia do que tática. Xadrez é arte, lógica, ciência, malicia, cálculo, visão, intuição, combinação e muitos outros adjetivos. Xadrez talvez seja indecifrável. E para obter todas essas competências, é preciso de uma coisa chamada: Estudo e prática total! adaptar-se a todas esses adjetivos antes de fazer um lance são somente aos que nascem e possuem a devida competência de não enlouquecer nesse longo caminho até o topo.

“Se achou um bom lance, procure outro melhor ainda!”

“As possibilidades existentes em uma partida de xadrez é maior que a quantidade de átomos no sistema solar.”

Agora, para melhorar sua visão de jogo no xadrez assista como calcular no xadrez:

Boa sorte.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Como, Curiosidades, Dúvidas, Fazer, Jogos, Xadrez  
Tags: ,

Uma resposta para Como jogar melhor xadrez e ser um bom jogador de xadrez

  1. Edgar Neto Bartolomeu disse:

    Eu tenho paixão pelo jogo xadrez e gostaria a professorar as minhas habilidade neste campo de jogo é do meu intelecto que não é um jogo fácil que não tem melhor mais eu gostaria estar qualificado para concorrer um dia. obrigado pelo espaço dado para eu então dar os meus ideias estou grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal