Você está em:

Como fazer uma boa abertura no xadrez

A maioria dos enxadristas se preocupam com a abertura no xadrez, qual a melhor abertura, qual abertura tem maior vantagem, que variação usar etc.

Primeiro, a verdade sobre uma boa abertura no xadrez é saber muito sobre a variação que escolher ou então calcular muito bem uma inovação viável na abertura (aquilo que não está em livros ou na Internet) e assim obter algo novo na abertura e fazer seu oponente pensar bastante antes de mover uma peça.

Vamos avaliar com detalhes algumas aberturas convencionais e ver que é possível sim inovar na abertura e fazer um jogo diferente e bem calculado.

Veremos então as principais aberturas do xadrez.

Abertura – Inove sempre, não faça a mesmice

Que tal iniciarmos a partida com e4.

abertura-e4-analise-xadrez

A abertura e4 serve para que? Precisamos entender as aberturas. Já no primeiro lance, afinal o que é e4 na abertura no xadrez e no primeiro lance de brancas?

Resposta: e4 posiciona já um peão no centro do tabuleiro e libera as diagonais da dama e do bispo na casa branca. Negras devem responder à altura para barrar essa agressividade do e4.

Que tal negras responder com e5?

negras-respondem-com-e5-apos-e4-de-brancas

Automaticamente temos Cf3 e Cc6 que o servem para ameaçar capturar e5 e Cc6 defender e5. Ao mesmo tempo brancas e negras desenvolvem os cavalos.

Cf3-Cc6-apos-e4-e-e5

Nesse momento podemos escolher uma abertura espanhola ou italiana.

abertura-espanhola

Ou italiana

Abertura Italiana – Bc4

abertura-italiana

Vamos optar por uma abertura espanhola e seguir com uma variação em que não precisemos trocar peças como é o caso de a6 e depois Bxc6.

Abertura Espanhola – Bc4

abertura-espanhola-a6-Ba4

Por que decidi fazer essa variação? Simples, o fato é que é a variação que mais conheço e é esse o ponto chave de se fazer uma boa abertura, é fazer aquilo que você mais sabe, porém, com algo novo já no início. Até agora nada de novo foi feito na abertura, mas a partir desse momento podemos criar diversas situações onde brancas e negras fiquem em uma posição de jogo diferente das variantes manjadas.

Poderia fazer outras coisas antes desses primeiros lances na abertura como mostraremos a seguir:

Abertura Pirc ou Defesa Pirc

abertura-d6-defesa-pirc

defesa-pirc-abertura

A Defesa Pirc é muito usada entre os melhores jogadores de xadrez do mundo.

Podemos usar a defesa Pirc e criar algo novo e viável. Após essa sequência 1. e4 d6 2. d4 Cf6 3. Cc3 podemos fazer e6 ou Cd7. A variação mais comum é 3 … g6 depois podemos fazer 4. Bg5 Bg7.

Você escolhe a qual você mais assimilar e assim poderá obter vantagem perante seu oponente.

Defesa Caro Kann como executá-la

defesa-caro-kann

defesa-caro-kann-d4-d5

A defesa Caro Kann é bastante usada contra e4. Podemos inovar um pouco com 3. Cc3 dxe4 4. Cxe4 Bf5 5. Cg3 Bg6 6. Cf3 ou Be2 segue com Cf6 ou e6

A defesa Caro Kann possui diversas variações, procure estudar um pouco de variação da Caro Kann antes de começar uma boa abertura no xadrez com ela.

Defesa Siciliana – Uma das mais usadas contra e4

defesa-siciliana-muito-usada-contra-e4

Defesa francesa – uma boa abertura para negras

defesa-francesa-uma-das-mais-usadas-contra-e4

Variação da abertura d4 – Nimzo-India e India do Rei

São diversas as aberturas com a abertura d4. Vamos falar das principais: Nimzo-India e India do Rei.

defesa-nimzo-india

defesa-india-do-rei

Fazer uma boa abertura no xadrez – Conclusão

Vimos diversas aberturas nesse artigo sobre xadrez. Aprendemos então alguns lances improvisados com base no cálculo que são viáveis e pode fazer a diferença para o jogador vencer uma partida. Mas, a dúvida maior que paira é se todo esse conteúdo valeu a pena, pois, se você não tem a capacidade de cálculo bem desenvolvida então esse material só agregou memorização das aberturas e não o entendimento delas.

É preciso entender a abertura no xadrez (que só quem tem uma capacidade de calculo desenvolvida consegue) para se conseguir aprimorar sua capacidade de calculo no jogo e posteriormente ter um meio e final de jogo forte.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 20 de outubro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Como, Curiosidades, Dúvidas, Fazer, Jogos, Xadrez  
Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal