Você está em:

Como fazer um organograma no Excel

Toda empresa possui um organograma. Afinal, o que é um organograma? organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.; Então, como fazer um organograma no excel?. Simples, vejamos antes um exemplo de organograma de uma micro empresa que atua no segmento revenda de um tipo de mercadoria (sapatos).

Organograma no excel

Como vocês podem ver a empresa é composta de diretor, gerente, supervisores e funcionários. Se fosse uma empresa maior, teríamos uma situação diferente, teríamos mais cargos e mais hierarquia. Outra situação que ocorre muito em organograma é descrever apenas os departamentos da empresa para construir o organograma. Essa última opção, na minha opinião, é para empresas de médio e grande porte onde a descrição dos cargos no organograma ficaria muito extenso e também cansativo de entender. No caso do exemplo acima, como é uma micro empresa deu para descrever a função de cada funcionário e também deduzir o departamento de cada um ( há caso que a empresa é tão minúscula que ficaria impossível fazer um organograma considerando só os departamentos pois as vezes a empresa é tão pequena que pode ser considerada um departamento por si só ). Então, se tivéssemos que montar um organograma com o departamento teríamos em sequência: Direção Geral->Gerência Geral->Departamento de supervisão de vendas, Departamento de supervisão de compras. Encurtaríamos muito nosso organograma. Dentro dos departamentos de Supervisão de compras e Supervisão de vendas estaríamos omitindo o cargo dos funcionários. Então, decidi fazer um organograma de cargos ao invés de um clássico organograma da empresa. Então, reflita nisso antes de criar um organograma para sua empresa.
No caso de uma multinacional a segunda opção seria mais recomendada. Mas mesmo assim, se fosse necessário criar um organograma de cargos de uma multinacional, teria que optar fazer o organograma detalhado como no exemplo da micro empresa de sapatos.

Para empresas maiores, que organograma posso fazer

Como citado acima, quando uma empresa é muito grande é preciso fazer um organograma considerando a estrutura da empresa ou seja, os departamentos. Porém, outra dica importante, é se um departamento é muito grande seria bom fazer um organograma do departamento para facilitar o entendimento de todos de como funciona o departamento. Nesse caso você poderá adotar o exemplo do organograma acima, descrevendo o cargo de cada um e montando a hierarquia, vai facilitar muito o entendimento.

Fazer organograma no Excel é muito simples

 

  • Veja como é fácil fazer o seu organograma no excel, no caso, usei o excel 2007

 

 

Formas organograma

Basta clicar em formas e teremos essas opções de formas de organograma na imagem acima. Geralmente usa-se um retângulo para poder fazer o organograma.

Logo após isso, vamos selecionar as ligações ou conector

 

  • Use traços para indicar a hierarquia

 

Como vimos no exemplo acima, temos várias hierarquias de cargos, para indicar quais pessoas são subordinadas ao cargo superior devemos usar símbolos de ligação como traços. Para isso faça a mesma coisa, vá até formas e selecione essa forma:

conector para organograma

Ficou claro como fazer organograma?

Você irá então pegar todos os cargos da empresa e hierarquizá-los de acordo como está na prática da empresa, ou em outras palavras, de acordo com o que oficialmente é, igual ao como foi feito no exemplo acima, de uma empresa que revende sapatos.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 9 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Como, Dúvidas, Excel, Fazer, Funciona, Microsoft, Programas  
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal