Você está em:

Como fazer logotipo

Para quem não sabe o logotipo é a forma gráfica representando a empresa. Muitas pessoas acham que logomarca é a mesma coisa que logotipo, mas não é. A logomarca é uma forma errônea de querer dizer logotipo, é um neologismo uma expressão ou palavra inventada por brasileiros que se refere a logotipo. Apesar de haver uma discordância nisso, a logomarca é muito usada no linguajar dos brasileiros. Bom, como fazer um logotipo?. As vezes designers se deparam com situações em que precisam bolar um logotipo para uma empresa que está começando no mercado. A logotipo precisa ser chamativa e claro condizer com aquilo que a empresa faz. Os erros mais comuns que noto em logotipos são que logotipos com cores inadequadas ou ideias inadequadas são usadas. Exemplo é o uso das cores.

Cores no logotipo

Esse detalhe das cores no logotipo é um fator muito importante. Se o criador do logotipo for leigo usará cores inadequadas. Existem diversos livros e estudos sobre cores. Sabe-se que a cor vermelha e amarela são cores que aguçam a vontade de se alimentar ( ou o apetite nas pessoas ). Mas há outras cores como o azul que simboliza o respeito e o cinza a mesma coisa. Há diversos estudos sobre as cores e devemos levar em consideração.

Formas adequadas, tipologia e tipografia

Se a sua logotipo tiver palavras ou algumas letras então você precisará saber sobre tipologia. Tipologia é o estudo dos tipos de estilos da tipografia. Tipografia é a o tipo gráfico de textos etc. Consideramos a tipologia como sendo um fator essencial para definir se a logotipo é bem feita ou não. Se olharmos para o logotipo da coca-cola por exemplo, veremos que o estilo tipográfico usado é muito original e é facilmente memorizável para qualquer pessoa. Tudo indica que o logotipo da coca-cola tem a ver com sabor, comida etc. A cor é vermelha e a tipologia da letra é como se fosse líquida ou maleável por isso há uma “forma mais artística”. Mas se formos pegar o logotipo da IBM vamos ver que é algo relacionado a tecnologia pelo fato do uso das cores e da ideia por de trás do logotipo.

Dicas para fazer logotipo

Se você é designer e pegou o trabalho de fazer uma logotipo então acredito que você vai ter que estudar o caso em específico e usar sua criatividade e sua técnica para elaborar uma logotipo adequada. Mas podemos dar algumas ideias como criar um logotipo para uma empresa de sapatos por exemplo? como criar um logotipo para uma metalúrgica por exemplo? como criar um logotipo para uma empresa de informática por exemplo?
Para dar essas dicas precisamos bolar alguns nomes fictícios para nossas empresas que precisam do logotipo. Vamos colocar o nome da nossa empresa de sapatos como Sapatos da Maria, para nossa empresa de metalúrgica vamos por metalúrgica João, para nossa empresa de informática informática José. Pronto, agora vamos seguir imaginar como poderia ser o logotipo da empresa Sapatos da Maria.

Sapatos da Maria logotipo

Como se trata de Sapatos da Maria e ela vende todos os tipos de sapatos, tanto para mulheres quanto para homens então você poderá trabalhar cores neutras como o preto e a cor branca. Poderá criar uma tipologia adequada e usar adereços relacionados ao calçado como o cadarço ou um par de sapatos. vejamos como poderia ficar:
Logotipo sapatos Maria. Bom, claro que você poderá usar cores melhores, esse foi apenas um esboço do que poderia ser a logotipo da sapatos da maria! O mesmo você poderá fazer com as demais empresas! Lembre-se, você deve usar sua criatividade e sua técnica em conjunto para criar uma logotipo!

Publicado por Rodrigo Martinelli

Sou Rodrigo Martinelli, formado em administração e matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *