Você está em:

Como esboçar um busto de cavalo

Esboçar um cavalo é uma tarefa um tanto quanto difícil quando não se tem uma técnica para isso. O esboço é fundamental aos que desejam telas ou qualquer tipo de pintura de qualidade.

No caso de esboçar o busto de um cavalo precisamos ter pelo menos 4 conhecimentos da anatomia do cavalo. O primeiro é: onde ficam os olhos do cavalo? o segundo é: onde fica o nariz do cavalo ? o terceiro é simetria do rosto do cavalo e o quarto é qual é a perspectiva do rosto do cavalo? (de lado, meio que de lado etc).

Vamos então criar nosso esboço no photoshop com o objetivo de iniciar nosso tutorial de como esboçar um busto de cavalo.

Primeira dica – Onde ficam os olhos do cavalo ?

esboco-de-cavalo Se olharmos em um papel ou tela, seja o tamanho que for e analisarmos o todo (que seria o tamanho da tela e o tamanho do busto do cavalo que deseja pintar) teremos então harmonia nos detalhes do cavalo. No caso, de uma imagem no photoshop temos como exemplo uma figura 640×480 (pixels). Um papel ou um arquivo de imagem em branco com essa dimensão pode ser indicado os olhos do cavalo com os seguintes pontos se considerarmos o cavalo meio que de lado como está no esboço completo ao lado. Mas não se esqueça de ter noção de espaço, proporção com relação ao tamanho da tela ou papel que você for esboçar um desenho. Faça-o com cuidado, leve o tempo que levar, as coisas precisam ser bem feitas. Sendo assim, é preciso ter muita, mas muita paciência mesmo para esboçar algo de qualidade. Por isso essas técnicas são básicas, mas você deve estimular sua criatividade para pode criar aspectos de profundidade que dê maior realidade ao quadro após o esboço. Os exemplos a seguir são bastante simples e toscos, mas que irão auxiliar você que está iniciando a desenhar um busto de cavalo com toda a certeza.

Localidade dos olhos – Mais ou menos ai

esboco-busto-de-cavalo-local-dos-olhos

Localidade do nariz – Mais ou menos alí

Agora temos a localidade do nariz:

esboco-busto-de-cavalo-local-do-nariz

Agora iremos dar a simetria a esse todo. Como? Vamos imaginar um cavalo com essa dimensão de acordo com os olhos e narizes e teremos algo como:

Nessa parte, imagine o cavalo já esboçado, com a mandíbula

esboco-busto-de-cavalo-simetria-e-perspectiva-do-busto

Veja que ainda é um desenho tosco. Com um pouco de imaginação consegui definir a mandíbula que é super importante para dar formato ao busto do cavalo. Agora, sabemos que o cavalo possuem duas orelhas e também cabelos (crinas). Mas temos que considerar a parte do meio do rosto do cavalo que dá aquele destaque maior. Então temos mais detalhes a serem consideramos no esboço. Vejamos:

Esboço básico de busto de cavalo – Crie mais coisas

esboco-basico-de-busto-de-cavalo

Veja que adicionei mais coisas ao cavalo. Com base nesse esboço você já pode colorir o seu cavalo. No caso, como foi feito o esboço em tela, os detalhes foram mais ricos como a colocação do cabresto e outros detalhes de luminosidade. As etapas da tela foram essas:

Esboço com fundo pronto de busto de cavalo

esboco-com-fundo-pronto-busto-de-cavalo

(Esboço com fundo pronto)

Busto de cavalo semi pronto

cavalo-busto-semi-pronto

(Busto de cavalo semi pronto, sem olhos e pintura no cabresto)

Busto do cavalo com algumas imperfeições corrigidas

cavalo-feito-na-tela-de-perfil

Pronto, temos nosso cavalo com algumas correções de perspectivas e também de simetria. Fica a dica para quem gosta de pintura e quer esboçar busto de cavalo.

Publicado por Rodrigo Martinelli

Sou Rodrigo Martinelli, formado em administração e matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *