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Como derrotar CuckooChess em poucos lances

A CuckooChess está entre as 100 melhores engines de xadrez do mundo, a CuckooChess possui um rating de 2500+ (lista CCRL), em algumas versões ela consegue ultrapassar os 2590, que faz a engine ficar entre as 80 melhores do mundo. É uma engine consideravelmente forte, mas, em minha opinião, qualquer um com 1700 de rating FIDE ou mesmo amador com um pouco de conhecimento e principalmente malícia no xadrez consegue enganar fácil essa engine a ponto dela perder em menos de 35 lances como foi o meu jogo ao vivo com essa engine. Vamos analisar os erros fatais da engine, o porque ganhei e também devemos considerar a inteligência artificial da engine que é muito limitada, mesmo se usar um cluster, ela não ganharia de um humano experiente no jogo de xadrez e que, ao menos tenha jogado uma partida e “entendido o modo como a engine joga”. Por padrão, já deixo claro, que venci a engine habilitando 5s (cinco segundos) para ela pensar após fazer a jogada, ou seja, calculava em média 60.000 jogadas à frente antes de fazer um lance. O máximo dessa engine é deixar ela pensar 60 segundos, do qual empatei e ganhei também, que não é o caso desse artigo, mas sim num artigo futuro. Vamos ao artigo!

Como derrotar CuckooChess – 2500+ Rating na lista CCRL

Primeiro de tudo – Onde conseguir o CuckooChess ?
PGN – CuckooChess Vs Humano (eu)
Lances ingênuos por parte da CuckooChess
Posição de Mate em 14 segundo Houdini 1.5a
Vídeo Martinelli – Cuckoochess – Resultado 1-0

Onde conseguir o CuckooChess ?

Primeiro, o CuckooChess usado foi o para sistema Android. Se deseja baixá-lo, recomendamos baixar o CuckooChess para Android antes de começar a ler o artigo e assim você possa entender melhor como funciona esse programa de xadrez e também suas peculiaridades. Baixamos esse mesmo aplicativo num Tablet com bom hardware, com Android 4.1.1, 1GB de RAM e CPU dual core de 1.0GHz. Tem ainda 16GB de espaço em disco. É também um Tablet de 9.7 polegadas com 8000mAh de bateria. Esse hardware proporciona um máximo de 300.000 nós por segundo, ou em outras palavras, jogadas à frente. Mas, o CuckooChess usa somente 10 a 50.000 jogadas à frente sendo que CuckooChess-no-Google-Playo Tablet consegue bem mais jogadas pelo hardware que possui. Acredito que usa somente entre 10 a 50.000 por configuração da engine, mas não há nada na opção settings do CuckooChess que “aumente” essa capacidade de cálculo por parte da engine, mas há como aumentar os segundos usados do “thinking”, por padrão a engine usa 5 segundos por movimento. Acredito que isso possa influenciar no desempenho da engine, mas como eu também joguei rápido, acredito que a engine fez lances compatíveis com a minha velocidade de jogo também.
CuckooChess-1-12-lista-CCRL

PGN – CuckooChess Vs Humano (eu)

Posicao-apos-o-xeque-mate-contra-CuckooChess

1. d4 Nf6 2. c4 c5 3. e3 cxd4 4. exd4 d5 5. Nf3 Nc6 6. h3 Bf5 7. a3 Qa5+ 8. Nc3 Nb4 9. axb4 Qxa1 10. Be2 dxc4 11. 0-0 e6 12. Bxc4 Bxb4 13. Na2 Bd6 14. Bb3 0-0 15. Qd2 Rac8 16. Nh4 Bb1 17. Nc3 Bb4 18. Qg5 Bxc5 19. bxc3 Rxc3 20. Bxe6 fxe6 21. Bd2 Rc2 22. Bb4 Rfc8 23. Be7 Nd5 24. Bd6 Nc3 25. Be5 Ne2+ 26. Kh2 g6 27. Nxg6 28. Ne7+ Kf7 29. Qg7+ Ke8 30. Ng8 Qa3 31. Nf6+ Kd8 32. Qd7# 1-0

Lances ingênuos por parte da engine

Quem reproduzir o PGN acima notará que o jogo foi muito tosco. Um jogo tosco desses que culminou na derrota da engine pelo fato de eu ter feito diversas jogadas das quais engana a engine no quesito material (quanto mais peça entregava, mais a engine se sentia confortável em comê-las e isso resultou em uma posição catastrófica). Nos primeiros lances a intenção foi mais ou menos aquela (trancar a dama negra) com o objetivo de ganhar espaço no jogo e seguir com os sacrifícios e ataques simultâneos e xeques ao rei negro. No lance 27. onde o cavalo toma g6 foi primordial para a engine perder em poucos lances. Calculei eu mate em 8 no momento da gravação do vídeo, após colocar a mesma posição na Houdini 1.5 e na Stockfish 2.3.1 percebi que o mate para as engines eram em 14 para a primeira e 18 para a segunda (sendo que cada uma teve que calcular pelo menos 100 milhões de jogadas à frente).

Mate em 14 lances segundo Houdini 1.5a

Apesar do jogo ter sido tosco, temos que analisar essa posição bastante peculiar que consegui encontrar com minhas malandragens enxadrísticas. Uma engine afirma mate em 18 e outra mate em 14, qual delas está certa?

Na imagem temos a Houdini 1.5a que prevê mate em 14 lances. Temos também Stockfish 2.3.1 prevendo mate em 18 após mais de 340 milhões de jogadas à frente.

Houdini 1.5a prevê mate em 14 para posição de CuckooChess

Antes de mostrar o print com relação ao mate em 14, temos que ressaltar a indecisão por parte de Houdini 1.5a com relação ao mate nessa imagem:
Houdini-1-5-a-indecisao-com-relacao-a-posicao

Stockfish 2.3.1 prevê mate em 18 para posição de CuckooChess

Posicao-mate-em-18-segundo-StockFish-2-3-1

Agora temos outras indecisões nesse histórico após mais de 360 milhões de jogadas calculadas:
Houdini-1-5-a-indecisao-com-relacao-a-posicao-mate-em-17-ou-menos
Ai podemos notar que as engines possuem seus defeitos e não são perfeitas. O humano talvez seja capaz de vencer as engines se souber usar melhor de sua malandragem. A cada bilhão de jogada à frente calculada, Houdini 1.5a mantinha o mate em 13 após mais de 674 milhões de cálculos à frente.

Diferente de Stockfish 2.3.1 que calculou mate em 18, mas após mover/ comer g6 brancas, ele não “enxergava” mais o mate em 18. Esses defeitos prova que o humano ainda é superior as máquinas pois com isso detecta-se uma falha nas engines, que no caso, seria as combinações exatas para o mate e isso poderia ser aproveitado por um jogador mais experiente e vencer a engine de maneira surpreendente. Outra curiosidade da Stockfish é que a versão mais nova, a 3, faz +90 de vantagem com relação a brancas, isso após clicar algumas vezes em analisar.

E por fim o mate em 14 segundo Houdini 1.5a após 674.500.195 cálculos. De quebra, Houdini dá previsão de mate em 13 após calcular mais e chegar a quase 1 bilhão de jogadas à frente.
mate-em-13-nessa-posicao-contra-cuckoochess-segundo-houdini-1-5-a

Veja agora um vídeo ao vivo de uma outra partida


Além desse jogo, outra partia foi gravada ao vivo e está ai para todos verem que não tem montagem ou qualquer situação que mostre que Cuckoochess foi derrotada por um humano, eu no caso. Também tenho que ressaltar que coloquei 30 segundos para a engine pensar antes de fazer o movimento, que deu mais de 1 milhão de jogadas à frente antes a engine fazer o movimento, enquanto eu jogava como se estivesse com 1 minuto de tempo total.

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Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Como, Curiosidades, Dúvidas, Ganhar, Jogos, Xadrez  
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