Você está em:

Como calcular as táticas no xadrez

A tática no jogo de xadrez é como se deve fazer, claro, em uma situação adequada, lances no jogo, que culmine no xeque mate iminente. Não confunda tática com ganhar vantagem material ou ter uma posição mais privilegiada, ai já estamos falando de uma combinação de jogadas que, por acaso, possa culminar em uma possibilidade de tática, mas tática é uma questão mais específica e de menor proporção do que combinações. Mas, há quem diga – Combinações táticas, que, em minha opinião, é a mesma coisa (ou não, dependendo da visão do enxadrista).

Em xadrez também se fala muito em combinações, mas combinações do que? de defesa? de ataque? é preciso especificar.

Com relação a tática, ela nos fornece uma situação em que é preciso calcular bem antes de aplicar a tática. Se você pensar que há um tático e calcular mal, você pode perder a oportunidade de ter feito uma outra jogada melhor, ou mesmo perder o jogo.

E para começar o artigo, lembre-se, estratégia é uma coisa e tática é outra.

Como calcular as táticas no jogo de xadrez – Índice

Tática e estratégia – relação e diferenças
Tática é mais observação
Aplicar uma tática – Como calcular ?
Exercícios de tática no xadrez

Tática e estratégia – Relação e diferenças

A tática é a parte de “como executar uma manobra” e a estratégia é “o que fazer” perante um cenário onde não há ainda algo certamente previsível ou visível ao enxadrista. Ou seja, enquanto a tática, quando bem calculada, nos dá a possibilidade de certeza de que há algo a ser executado de acordo com a posição do jogo.
rei-no-jogo-de-xadrez
Já a estratégia é mais complexa, ela não nos dá a certeza de uma situação favorável, mas nos dá, de acordo com teorias estratégicas, uma noção do que fazer para encontrarmos uma posição ganhadora. Por isso devemos calcular muito bem no xadrez para que a probabilidade de encontrar uma posição ganhadora seja maior.

Tática é mais observação

Precisamos sempre ficar atentos. Há situações que você pode deixar de dar um tático e isso pode, tanto fazer com que você tenha que continuar jogando para encontrar uma nova oportunidade, ou mesmo empatar o jogo. Pior é quando se perde devido ao não aproveitamento da situação que era a seu favor.

Quando a tática surge (ela é iminente de acordo com o seu cálculo) deve então ser aplicada e assim você vencer o jogo. Para isso ser mais frequente, mantenha-se atento no jogo e tenha uma capacidade de cálculo no xadrez mais profunda do que a maioria dos jogadores de xadrez.

Aplicar uma tática – Como calcular ?

Você deve imaginar que aplicar tática é imaginar peças se movendo no tabuleiro até concluir o xeque-mate. É muito improvável que, se sua capacidade de calcular for dessa forma, seja possível o xeque mate de fato após 5 ou 6 lances. Vai depender muito da posição e como já falado da sua capacidade de calcular jogadas tanto suas quanto das do oponente.

Você visualiza então uma situação de menor proporção para aplicar a tática no xadrez (se ela existir).

Exercícios de tática no xadrez

Nesse vídeo há diversos exercícios de tática no xadrez e também explicação de como é uma tática. Vale a pena assistir até o final.

Como as pessoas ganham dinheiro na Internet
como-ganhar-dinheiro-com-a-internet
Postagem publicada em
e atualizada em 10 de setembro de 2014
Postado por Rodrigo Martinelli
Postado em: Artigos, Como, Curiosidades, Dúvidas, Fazer, Jogos, Xadrez  
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal