Você está em:

Como calcular as combinações no xadrez

As combinações no xadrez são uma das coisas mais importantes do começo, meio e ao fim de uma partida de xadrez.

Devemos considerar o cálculo das combinações como um meio de defesa e ataque que depende da situação, ou posição, do jogo.

Imagine o que seria de um jogador de xadrez sem visão de jogo, ou, em outras palavras, sem objetivo para finalizar o oponente em momentos propícios.

Com o cálculo das combinações no xadrez podemos encontrar falhas no jogo do oponente e mesmo falhas no seu jogo – Nesse último caso podemos calcular combinações de defesa e encontrar um ponto de equilíbrio, ou um empate quem sabe.

Como calcular no xadrez – Vídeo aula

Como podemos ver, calculo de combinações no xadrez é importante.

Quando pensamos então em calcular combinações é com o objetivo de tentar algo, um ataque – Para conseguir vantagem material por exemplo.

Tabuleiro-de-xadrez-com-pecas

Não devemos confundir calculo de combinações com tática, embora calcular combinações de ataque possa culminar num possível tático dependendo do que o oponente responder com relação a sua combinação de jogadas já arquitetadas.

posicao-de-jogo-combinacao-de-ataque-e-possivel-tatico

Mas, em todo caso, claro, dependendo da situação da posição, você pode encontrar uma combinação de defesa e assim empatar ou mesmo vencer o oponente.

Publicado por Rodrigo Martinelli

Sou Rodrigo Martinelli, formado em administração e matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *