Categoria: Jogos

Como melhorar na matemática ou ser melhor em exatas

Há muito assunto que aborda a didática na matemática e também aborda como fazer com que um aluno assimile melhor o conteúdo. Cada um possui uma capacidade cognitiva específica (uns mais, outros menos). Embora a capacidade cognitiva não interfira diretamente no aprendizado do indivíduo se o mesmo se dedicar muito e aprender com esforço determinado assunto, é de certo que a capacidade cognitiva ajuda, pelo menos, nos primeiros passos do entendimento desse assunto: Como melhorar na matemática ou nas exatas. É possível deduzir com base em pouco conhecimento empírico que para ser bom ou melhor em exatas é preciso exercitar muito, ou seja, preguiça passa longe dos que almejam ser algo em matemática ou em alguma coisa na vida. Essa ideia é para praticamente tudo.

O raciocínio é o mais importante em exatas

Se você tiver uma boa capacidade de raciocinar vai se sair bem em exatas. Se tiver uma boa capacidade de memorização vai se sair também bem em exatas. Afinal, memória e capacidade de raciocínio são diferentes , porém, em conjunto, elas formam um par ideal para resolução de problemas, inclusive de matemática e outros de exatas.tentando-melhorar-na-matematicaConheça então essas dicas para melhorar em matemática que vai contribuir também com outras áreas da exatas. Primeiro, lembre-se, em matemática o mais importante é o raciocínio, depois temos a memória que é essencial para ser usada em conjunto com o raciocínio.

Como treinar o raciocínio e ser melhor em matemática

A melhor forma sem dúvida é ter gosto pelas exatas. Se você não gosta, ai fica muito complicado, fica difícil liberar sua mente para esse novo horizonte. Então, se você não gosta de matemática e quer tirar boas notas deve se esforçar para isso.

Aos que adoram matemática, mas que não são tão bons (existem diversos casos assim), devem primeiro treinar sua capacidade de raciocínio. Isso é bastante simples, como já falado no começo desse artigo a preguiça deve passar longe dos que almejam notas altas em exatas. Mas nunca fique preso a altas notas em exatas, elas não significam que você seja bom, apenas é um indicativo de que você foi bem naquele dia, naquele momento e que estava preparado e pronto para aquele exame/prova/concurso em específico. Seja mais esperto, crie hábito de estudos e não tenha preguiça de aprender sempre mais e mais.
melhorar-na-matematica

Então, junte sua capacidade de memorização com sua capacidade de raciocínio agora e comece a ler e a ter boas referências na área de exatas. Os grandes matemáticos como Gauss, Cantor, Isaac Newton eles tiveram suas referências para começarem o desenvolvimento de suas descobertas. É ai que surge a criatividade. A criatividade abrange o raciocínio e a memória. Mas ela só deve ser usada quando o indivíduo domina o assunto a ser evoluído por ele, como foi o caso da introdução do Cálculo por Galileo e posteriormente aperfeiçoada por Isaac Newton e Leibniz. Embora esses grandes gênios da humanidade dominassem a matemática eles não ficavam presos apenas a matemática. Isaac Newton era também físico. Galileo era astrônomo e inventou o primeiro telescópio para estudar o movimento dos planetas.

Ser melhor em exatas significa ter como referência grandes gênios dessa área e deixar a preguiça de lado. Conheça a história de cada um deles, conheça as diversas formas, os erros que cometeram e você entenderá que todo mundo comete erros (inclusive Fermat).

Errar não é o problema, mas persistir no erro que é. Se você sempre erra um problema que envolva um assunto em específico então esforce-se para descobrir o seu ponto fraco nisso e não deixar que alguns problemas de exatas faça com que você erre o cálculo. Estude incansavelmente.

formula-de-bascara

Estude todas as fórmulas matemáticas, como os grandes matemáticos fizeram para chegar nelas. Estude a história da matemática, isso vai esclarecer muita coisa antes de começar a ter bons resultados e entender para que realmente serve a matemática. Muitas pessoas infelizmente só decoram fórmulas, maneiras de subtrair, dividir, e outras regrinhas de matemática mas não conhecem o motivo disso. Faça-se a pergunta, por que – com – dá + ? A maioria das pessoas não sabe disso. A resposta no caso é uma proposição. Se não é – é +. Ou seja, quando nos deparamos com -(-1) e sabemos que o resultado é +1 pelo fato de haver o sinal – de fora significa que esse – é a negação de que (-1) seja (-1). Se ele não é (-1) então ele pode ser o que? a única resposta seria +1. Por que devemos “passar dividindo?” Por que devemos “passar multiplicando?”. Por que devemos passar como raiz para outro membro quando é expoente? Por que devemos então fazer o inverso disso? Tudo isso tem uma explicação. Busque saber, seja um pesquisador da matemática e saberá como Báscara por exemplo encontrou sua fórmula.

Jogar xadrez melhora a capacidade de memorização e raciocínio

Isso é fato. Quem joga xadrez tem melhor desempenho em exatas pelo fato de aprimorar a capacidade de memorização e raciocínio. Embora a principio xadrez seja arte, é de certo que a parte lógica ou matemática do jogo faz com que o jogador tenha uma melhor desenvoltura em resolução de problemas. Muitos não gostam de jogar xadrez por acreditar ser um jogo difícil, errado, é um jogo de fácil entendimento e que gera sociabilidade e novos amigos. É um jogo para pessoas que querem se divertir, aprender, e melhorar em outras áreas da vida (inclusive saber lidar com a derrota que é uma das coisas mais difíceis que o humano não consegue tão fácil). Saiba como jogar xadrez e adquira maior habilidade em exatas. Pratique esse jogo pelo menos uma vez por semana e aprenda com as derrotas, vitórias e empates. Aprenda também estratégias no jogo, táticas, como pensar, entenda a criatividade do jogo e isso vai estimular sua mente para melhorar nas exatas.


Simon – Jogo de memória famoso no mundo todo

Quem nunca jogou aquele game que tinham 4 quadrados ou retângulos e que ficavam iluminando em uma sequência e tinha como objetivo você repetir a mesma sequência. Essa mesma sequência ia aumentando, aumentando e até que não dava mais para memorizar tudo e você errava. Sim, estamos falando do Simon, que inclusive o Google Play possui aplicativo para instalar no seu Tablet.

Dicas para fazer mais pontos no Simon

Conseguimos bater um record no Simon, de 26 acertos, depois disso ficou difícil, erramos. A memória é muito importante na vida das pessoas, e esse jogo sem dúvida fortalece ela. Para ter uma melhor performance no Simon é preciso seguir algumas dicas.

Por exemplo, existem técnicas como mnemônica que aumentam a capacidade humana de armazenar dados e informações a curto, médio e longo prazo. Muitas vezes lembramos de coisas rápidas, e depois esquecemos elas, isso é ruim quando se precisa lembrar no futuro, por exemplo, daqui 1 semana. Acabamos por esquecidos….

É por isso que esse jogo é bom, ele treina sua memória de curta duração, mas pode também treinar sua memória de longa duração devido as sequências serem cada vez mais numerosas.

A dica principal para se sair bem no Simon APP é a seguinte, se você se deparar com o primeiro momento, digamos 4 toques, e dentro desses 4 toques haver 2 amarelos e 2 vermelhos, devemos então sempre multiplicar os toques e isso vai ajudar nosso cérebro a memorizar melhor.

Imagine uma sequência de 2 toques vermelhos, 2 toques azuis, 2 toques amarelos, 1 toque vermelho, 1 toque azul, 1 toque verde, 1 toque amarelo, 4 toques verdes e 2 toques azuis.

Somando tudo, teremos 16 toques. Como queremos memorizar por etapas, ou seja, separar os toques de 4 em 4, teremos então 4 sequências ou 4 grupos de 4 toques certo? pois 4×4 é 16. Essa é dica, separe por grupos os toques e isso vai ajudar muito a memorizar longas sequências.

Seguindo esse exemplo teremos no grupo 1: 2 toques azuis e 2 toques amarelos,

No grupo 2: 1 toque vermelho, 1 toque azul, 1 toque verde e um toque amarelo.

No grupo 3: 4 toques verdes

No grupo 4: 2 toques azuis.
Simon no Tablet
Essa é uma técnica peculiar, qualquer um pode inventar a sua, mas vale lembrar que quanto mais treinar melhor será seu desempenho.


5 jogos para seu filho se divertir no Tablet em 2013

Quem tem um filho ou uma filha e gostaria que os pequenos usassem o Tablet para jogos que desenvolvem o raciocínio e também o conhecimento deles, apresentamos então 5 bons jogos para seu filho se divertir no Tablet em 2013. Lembre-se, todos esses jogos são grátis e oferecidos pelo Google Play.

Dentre eles temos jogos de lógica, conhecimento, puzzles e outros.

Laser Logic 3D – Bom jogo para raciocínio lógico

Esse jogo é sem dúvida uma grande atração para os pequenos. Quem gosta de jogo de lógica e que envolva raciocínio ele é ótimo.

Laser Logic 3D tela inicial jogo Tablet

Laser Logic 3D dicas jogo Tablet

Laser Logic 3D dicas de como acertar cubos

Em particular esse jogo desenvolve o raciocínio lógico das crianças e até mesmo dos jovens, adultos e idosos, recomendadíssimo.

Desenhos para colorir – Bom jogo para crianças

Se seu filho gosta de colorir desenhos como galinhas, patos, gatos etc, então o jogo desenhos para colorir é uma excelente opção e passa tempo para eles.

Desenhos para colorir

Desenhos para colorir galinha

Na nossa opinião, um dos melhores jogos para colorir desenhos, vale a pena baixá-lo no Google Play.

Quiz of capital Cities – Excelente Quiz de conhecimento de capitais

Se você tem um filho ou uma filha que sabe já o mínimo de inglês deve então baixar o Quiz of Capital Cities no Google Play. Ele oferece a simples função de escolher qual capital pertence ao país.

Quiz of Capital Cities

Recomendado!

Jogo de memória – Memory Master

Um jogo bastante divertido e engraçado é o Memory Master ou o Mestre da Memória. Faça a memória do seu filho ou filha ficar melhor com esse joguinho divertido.

Memory Master jogo de memoria

Com interface bastante amigável, roda na maioria dos Tablet’s.

Smart Bowling 3D – Jogo de boliche em 3D

Para finalizar essas dicas, recomendamos também um jogo bastante divertido que é o Smart Bowling 3D.

Smart-Bowling-3D-pronto-para-jogar

Smart Bowling 3D strike

Esses são um dos jogos que mais nos chamou atenção, e você, qual sua opinião com relação aos jogos para Tablet’s em 2013 ? opine e contribua com nosso trabalho.


Os cinco melhores aplicativos para crianças

Os adultos começam a confiar nas crianças com os seus smartphones, mas será que as crianças podem confiar nas escolhas dos adultos para baixar os melhores aplicativos para elas?
Com um mercado cada vez mais em expansão, as maiores companhias de entretenimento infantil, tais como: Disney, Nickelodeon, Mattel, Penguin, entre outras,também têm estado envolvidasno desenvolvimento de aplicativos. Contudo, a escolha dos melhores para as crianças se torna difícil de filtrar.Isso porque as grandes lojas de aplicativos da Apple e Google não possuem uma categoria especificamente infantil, resultando numa mescla aleatória, entre entretenimento, jogos, conteúdos educacionais e livros. Embora a vertente educacional seja grande, começamos a ver a parte criativa representada nesses aplicativos também. Tanto que permitem às crianças fazer uso da música, desenhar, compartilhar suas fotos e gravar suas vozes enquanto lêem seus livros favoritos.
A fim de ajudá-lo nessa busca por aplicativos infantis,selecionamos aquiuma lista com cincodos mais originais que poderá baixar no seu smartphone ou tablet pc, e que, sem dúvida, vão fazer a alegria da crianças

ArtMy Kid Made

(iPhone)- Está é uma boa forma de guardar e partilhar com a família e amigos na mídia social, os desenhos que a criançada fez para você.

Maily

( iPad)- Maily quer ser o primeiro email voltado inteiramente às crianças.Através do desenvolvimento de uma plataforma que permite criar imagens digitais e mensagens, as crianças podem enviar emails aos pais, familiares e amigos, de uma forma bastante segura. O que é, com certeza, um grande alívio para pais e mães.

Magic Piano

( iPhone, iPad, Android)-Este piano mágico não é exclusivo às crianças, mas está se tornando muito popular entre elas. O aplicativo se caracteriza por ser um piano virtual pronto para ser tocado, o qual pode instruir as crianças a tocar desde músicas clássicas às mais populares.

Cause And Effect Sensory Light Box

(iPhone, iPad, Android)- Mistura de som e animação especialmente criado para crianças com necessidades especiais, tais como: autismo, o que faz com que esse aplicativo se torne capaz de atingir além do público em geral.

Lego Super Heroes Movie Maker

( iPad)-Aplicativo que ajuda a criançada a criar os seus filmes de Legos, usando imagens estáticas das personagens e dos cenários que construíram no mundo real.

ABC da Abelhinha

(iPad)-Este aplicativo em português criado para o iPad ensina as crianças o alfabeto por meio de diferentes atividades como unir os pontos, pintar e desenhar as letras. O melhor de tudo, é que isso pode ser feito em diversos cenários coloridos e imaginativos, os quais as crianças podem explorar de diversas maneiras. Na tela principal a criançada pode encontrar o alfabeto onde cada letra oferece atividades interativas e divertidas.


Finais – Rei e dois bispos contra Rei.

Na pior das hipóteses, consegue-se dar mate em 18 lances. Para isso, devemos levar o rei adversário a um canto do tabuleiro.

Vejamos então um exemplo:

    As brancas necessitam de 14 lances para o mate:
(Obs.: como já vimos notação aqui no blog, creio que não teremos problemas.)

1. Bh3 ____ Rd8
2. Bf4 ____ Re7
3. Re2 ____ Rf6
4. Rf3 ______ Re7
5. Bf5 _____ Rf6
6. Rg4 _____ Re7
7. Rg5 _____ Rd8
8. Rf6 _____ Re8
9. Bc7 _____ Rf8
10. Bd7 _____ Rg8
11. Rg6 _____ Rf8
12. Bd6+ _____ Rg8
13. Be6+ _____ Rh8
14. Be5++ (mate)


NOTAÇÃO DE XADREZ

Cada casa do tabuleiro e cada peça têm designação própria. Isto possibilita um registro prático de todos os lances de uma partida e sua preservação por tempo interminável. Graças à notação sabemos hoje como jogavam Philidor, La Bourdonnais ou Stauton. Os criptogramas nas colunas de xadrez dos jornais não são outra coisa. Resumidamente, pode-se dizer que a notação consigna, qual a peça jogada e de que casa para que casa ela é movida.
Tabuleiro de xadrez  
Há dois sistemas de notação: o descritivo e o algébrico. Em nosso meio, o mais usado é o sistema algebrico.

                     Notação descritiva:

Nela, cada coluna é particularizada de acordo com a peça que originalmente ocupa a casa da primeira linha, a saber: a coluna da torre da dama (TD), do cavalo da dama (CD), do bispo da dama (BD), da dama (D), do rei (R), do bispo do rei (BR), do cavalo do rei (CR) e da torre do rei (TR). As linhas são numeradas de 1 a 8, de baixo para cima, quer para o jogador das peças brancas, quer para o condutor das peças pretas, resultando daí que a mesma casa tem um número para as brancas e outro diferente para as pretas. Para distinguir as peças usam-se as respectivas letras iniciais: rei = R, dama = D, torre = T, bispo = B, cavalo = C, e peão = P. A anotação de um lance é feita indicando-se a peça movida e a casa que ela passou a ocupar. Por exemplo, se o peão diante do rei das brancas, no primeiro lance da partida, avança uma casa, e o peão à frente do rei das pretas, em resposta, faz o mesmo, anota-se:
1. P3R____P3R.
Se no decorrer da partida o rei passa da sua casa original (1R) para a casa à sua frente, escreve-se: R2R; e se dali se desloca para a casa vizinha, diante da dama: R2D. Se a dama se mover para a quinta casa da torre do rei, o registro é D5TR, e se o bispo correr da terceira casa do rei para sexta casa do cavalo da dama, B6CD.
Todavia, na notação omite-se tudo que é supérfulo. Em relação ao ance da dama acima descrito, por exemplo, bastará escrever D5T em vez de D5TR, se em face da posição das peças no tabuleiro, no momento do unício da partida, as brancas, após o primeiro lance P3R, levem o bispo do rei para a casa 4BD, anotaremos então apenas B4B, pois é evidente que se trata da quarta casa do bispo da dama e não da quarta casa do bispo do rei, de vez que está só poderia ser ocupada pelo outro bispo, o da dama que, entretanto, ainda está bloqueado pelo peão da dama e não pode sair da sua casa original. Outro exemplo: o cavalo do rei encontra-se na casa 3BR, em vez de C3BD, ou de CD3BD, já está ocupada pelo outro cavalo. Da mesma forma, num movimento ou numa captura de peão, é dispensável distinguir o peão do cavalo da dama se encontra em 2CD, e o peão do cavalo do rei postado em 4CR avança mais uma casa, o registro resume-se a P5C. Por outro lado, todas as vezes que duas peças da mesma espécie podem ocupar a mesma casa, temos de indicar com toda a clareza qual delas é movimentada. Por exemplo, se o cavalo do rei está em3BR e o cavalo da dama em 4BD, ambos podem dali saltar para 5R. Conforme o lance, devemos anotar C(3BR)5R, ou C(4BD)5R, para evitar ambiguidade, ou então, mais abrevidamente, C(3)5R ou C(4)5R.

Notação algébrica:

No sistema algébrico, inventado no ano de 1786 por um certo Moses Herschel, as 8 colunas do tabuleiro, vistas do lado do jogador com as peças brancas, são identificadas pelas letras a, b, c, d, e, f, g, h, da esquerda para a direita, e as 8 linhas pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, e 8, de baixo para cima.

A identificação das peças é igual à usada no sistema descritivo, com uma exceção: os peões não são especificados.
A notação algébrica é simples e prática, pois nela cada uma das 64 casas do tabuleiro só tem uma única designação. O movimento de uma peça é anotado indicando-se, depois da inicial da peça movida, a casa que esta deixou e a que passou a ocupar. Se o bispo colocado na terceira casa da coluna do rei branco move-se para a sexta casa da coluna do cavalo da dama, escreve-se Be3-b6. O avanço do peão branco da quarta para a quinta casa da coluna do bispo do rei abrevia-se f4-f5. No caso de uma torre postada na terceira casa da coluna da torre do rei branco tomar um cavalo inimigo na terceira casa da coluna do bispo da dama branca, será anotadoTh3xc3, e assim por diante. (O sinal “x” significa captura).

               Qual é o sentido prático disso?

Ora, a notação propicia-nos a possibilidade de analisar as nossas partidas e descobrir erros porventura cometidos. Mais ainda, podemos reproduzir nos nossos tabuleiros partidas jogadas por terceiros, inclusive por mestres de outras épocas, divertindo-nos com suas maneiras de jogar, deslindando o segredo das suas desconcertantes combinações e revivendo em nossa imaginação as suas idéias e concepções geniais. Este é o método mais fácil de estudar e aprender este jogo fascinante.


Táticas de xadrez que poucos conhecem. Sacrifícios no xadrez

Quem gosta e é apaixonado pelo jogo de xadrez vai gostar de saber algumas “manhas” ou, melhor dizendo, táticas de ataque. Nesse vídeo demonstramos como sacrificar o bispo para conseguir ar o xeque-mate em poucos lances. Apesar de não ser uma jogada para ser feita contra máquinas ou engines essas táticas ensinadas no vídeo são especialmente para quem gosta de jogar bullet e conseguir vencer o inimigo em poucas jogadas. São alguns lances e também analisamos possibilidades de defesa das negras contra o ataque de sacrifício de bispo.

Jogam as brancas apenas

Somente para quem vai de brancas essa tática funciona e também com a abertura do peão da rainha ou peão do rei. De qualquer forma, se você puder sacrificar o bispo da forma como mostra o vídeo não vai importar a abertura que as negras escolherem a questão é dar um jeito de sacrificar o bispo como mostra na posição do vídeo.


Google inaugura o Google Play na barra de navegação

Para quem ainda não viu o Google acabou de disponibilizar em sua barra de navegação o Google Play. Com mais esse serviço de tantos que o Google oferece podemos agora comprar e baixar aplicativos em nossos gadget’s em qualquer momento.

Divirta-se com diversos jogos que a Google Play disponibiliza

Os jogos da Google Play são os mais diversos, para meninas e meninos, para adultos e adultas. Não importa o seu gosto em jogos, há diversas opções de jogos na Google Play basta você conferir em Google Play e conferir a diversidade de jogos.Com vocês o Google Play

Aplicativos para o seu Android

Para quem é fissurado em baixar aplicativos e usa o sistema operacional do Google (Android) vai ser muito útil então dar uma passadinha no Google Play. Lá você encontrará diversos aplicativos para o seu Android que são essenciais para que utiliza o sistema operacional do Google. Confira também os mais baixados e os lançamentos de aplicativos e jogos no Google Play.


Quer Jogar dama online grátis? então vamos jogar dama online agora

Jogar damas ficou simples agora. Para jogar esse jogo maravilhoso ( que inclusive já foi resolvido pelos computadores ), você precisa mover as peças para as diagonais. Você é obrigado a comer a peça do adversário caso ocorra uma situação em que a sua peça esteja na mesma diagonal que a do inimigo e atrás da diagonal do seu inimigo esteja livre. No xadrez você ocupa a casa que come a peça, nas damas você pula a casa da peça que irá comer e ocupa a casa imediatamente a atrás da do inimigo ( tudo na diagonal ). Você pode começar uma boa abertura movendo as peças da primeira linha, no meio jogo evite mover as peças da última linha do tabuleiro para que seu inimigo evite de fazer damas, se ele fizer o jogo pode ficar complicado.

Jogar dama online agora

Como não poderíamos deixar você na mão eis o jogo de gama para você jogar online agora! Você é a vermelha e o seu inimigo ( computador no caso ) são as negras. Para mover a peça clique nela e depois clique no quadrado que deseja mover, bom jogo e boa sorte.


Hadouken | Street Fighter 2

Quem não se lembra de Street Fighter 2? sem dúvida foi o melhor jogo já feito para Nintendo. Esse jogo marcou a infância de muitas pessoas e adultos. O Street Fighter era o jogo mais jogado na década de 90! depois do Mário claro. Vamos relembrar então esse incrível jogo que fez história!

Nostalgia total!


PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal