Categoria: Física

Boson de Higgs – A partícula de Deus – Como funciona – O que é

A mera teoria foi comprovada. o Bóson de Higgs existe e é graças a ele que podemos voltar nos primeiros trilionésimos de segundos após o surgimento de nosso universo. Voltamos ao tempo nos instantes primordiais para saber como tudo surgiu. O Bóson de Higgs promete ajudar a encontrar muitas respostas inclusive para as mais famosas – Para onde vamos e de onde viemos!

Bóson de Higgs existe desde 1964

Basicamente foi em 1964 que Peter Higgs elaborou a teoria. Utilizou das ideias de Philip Anderson ( também físico, ganhador do prêmio nobel de 1977 ). O curioso da teoria de Peter Higgs é que ele não imaginava que após quase 50 anos um negócio chamado LHC ( maior colisor de hádrons do mundo ) seria criado e não somente para encontrar o tão esperado Bóson de Higgs mas também abrir espaço para novas descobertas e também comprovação de experimentos feitos antes, só que agora com muito mais precisão.
É conhecido também o bóson de Higgs como a partícula de Deus pois sem ela outras partículas “não teriam permissão para terem massa e em quantidades variadas” ( muito interessante ).

Descoberto o Bóson de Higgs em 2012

O fim ou o começo de um mundo novo segundo o calendário Maya é esse ano. A descoberta do Bóson de Higgs deixa claro que conseguimos voltar no tempo quase no momento em que nosso universo foi criado ( há aproximadamente 14,7 bilhões de anos ). Essa nova descoberta abre caminhos também para descobrir se somente nosso universo existe ou se há universos paralelos. Abre uma grande dúvida quanto a religião e também outras crenças que estamos sozinhos nesse universo ou que o universo é o “tudo”. O Bóson de Higgs é onipresente, também esse fato ajudou a formular a ideia de que é a partícula de Deus. Mas podemos dizer que sem o colisor de Hádrons não conseguiríamos ir tão longe. Agora a ciência dá passos largos para descobrir para onde vamos, de onde viemos e o que estamos fazendo aqui.


Por que a Terra gira?

Nada comprovado ainda o motivo pelo qual a Terra gira e também outros planetas de nosso sistema solar, mas essa questão é muito intuitiva de se responder considerando alguns eventos que ainda ocorrem no sistema solar, também considerando a lei de gravitação de Newton onde matéria atrai matéria e também a teoria de Steven Hawking que acredita num Big Bang como o início de tudo.

Como a Terra começou a girar?

Terra nossa casa
Antes, tudo era simplesmente poeira. Após a grande explosão ou Big Bang o Universo tornou-se povoado por diversas partículas como poeira cósmica que, no caso inicial de nosso sistema solar, eram basicamente compostas de hidrogênio, hélio e outras substâncias pesadas. Até ai tudo bem, mas a história ou estória diz que curiosamente houve uma explosão de uma estrela próxima e virou uma supernova, essa mesma explosão enviou uma onda de choque através da nebulosa solar e que ganhou momento angular. A partir disso houve aumento em sua rotação e gravidade e inércia surgiram discos chamados protoplanetário que se orientavam perpendicularmente a seu eixo de rotação. Com isso a quantidade maior de massa centralizou-se e houve um aquecimento, mas pequenas perturbações causadas por colisões e o momento angular de outros grandes destroços criaram os meios com que protoplanetas começaram a se formar. A queda de material espacial aumentou a velocidade de rotação. Com o planeta formado, ele continuou a girar e como não há forças contrárias a esse movimento (ou seja nada obrigando-o a parar), continua até hoje. (Obs: esse trecho foi copiado na íntegra de uma resposta no Yahoo respostas ).

Apesar ainda de não ter nada provado, essa resposta ainda assim é plausível pelo fato da riqueza dos detalhes. Mas, uma resposta mais simples seria que a Terra gira devido a forma que ela foi formada, ou seja, de partículas que faziam movimentos circulares e, logicamente, com a lei da gravitação de Newton, apesar das partículas serem pequenas ou poeiras, havia a atração da matéria por matéria e aos poucos culminaria em uma esfera que hoje é a Terra e como não há nenhuma força contrária a sua rotação ela continua ainda a girar e não vai parar até que haja alguma força contrária à sua rotação centrífuga.

Referências bibliográficas

  • http://en.wikipedia.org/wiki/Earth’s_rotation. Earth’s Rotation. Acessado em 10-03-2012.

  • A velocidade da luz não é a mais rápida

    Cientistas do CERN descobriram que o Neutrino, que é uma partícula subatômica, pode viajar mais rápido do que a luz. Porém, a velocidade que a partícula atingiu nos experimentos feito no CERN ainda não foi divulgada, ou, ao menos, eu não saiba ainda. Mas, todavia, a comunidade científica pedem cautela para mexerem na famosa fórmula de Albert Einstein, E=MC². Se Energia é Igual a massa vezes a constante a velocidade da luz ao quadrado, poderá sofrer alterações nos próximos anos e talvez, tornar-se E = Massa, vezes a constante ou inconstante velocidade do neutrino ao quadrado, quem sabe?

    Finalmente, a velocidade da luz não é a mais rápida

    Eu sempre duvidei que a luz não fosse algo que pudesse ter a velocidade mais rápida. Apesar dos livros de ficção, sempre há uma verdade por de trás dela. Nas ficções existem casos em que uma nave viaja a 2, 3 vezes a velocidade da luz…
    A velocidade da Luz Não é a velocidade mais rápida
    O curioso é que os cientistas, ou a comunidade de físicos, pediram cautela, pediram que fizessem vários testes, para provar que realmente o Neutrino tem velocidade superior a da luz. Embora já pareça certo que o Neutrino é mais rápido que a luz, haverá uma mudança muito grande nas estruturas da física. Tudo que conhecemos sobre energia pelo menos, será modificado.


    PiPo-Smart-S1-Pro-7-Frontal