Você está em:

A relação entre o xadrez e a matemática

Muitos ainda não sabem como jogar xadrez, não sabem nem mesmo mover as peças, nem como o peão anda.

Mas existe uma relação entre a matemática e o xadrez. Se no xadrez usamos a criatividade e o cálculo de combinações táticas para mexer no jogo. Na matemática usamos nosso conhecimento da matéria e mais nosso raciocícnio para solucionar problemas matemáticos, não é?

Quando você começa seus estudos na matemática, seu cérebro começa a perceber determinadas coisas que antes não percebia no cotidiano. Como por exemplo, um ângulo, um vértice, uma aresta, enfim, o teorema de Pitágoras estará presente em quase tudo que você observar (sem dizer o cálculo diferencial e integral).

Então, qual seria a relação entre a matemática e o xadrez? A resposta é simples: A matemática estimula o saber sobre essa ciÊncia incrível, enquanto que o xadrez desenvolve o raciocínio e a criatividade.

A criatividade para resolver problemas matemáticos

Para resolver um problema matemático é preciso utilizar em muitos casos a sua criatividade, porém não devemos descartar o raciocínio.

Afinal, qual a diferença entre raciocínio e criatividade? A criatividade é você utilizar seu conhecimento e “ampliá-lo” para com a ajuda do seu raciocínio resolver um problema.

Se você usa os dois, a criatividade e o raciocínio, para resolver um problema de matemática, ótimo, você está no caminho certo.

Então, para aqueles que não sabem jogar xadrez é bom começar agora para poder desenvolver sua criatividade e capacidade de cálculo. Mas, isso não é o bastante, é preciso também estudar muito matemática, resolver muitos exercicios para ficar bom nessa ciÊncia.

Fica a dica.

Publicado por Rodrigo Martinelli

Sou Rodrigo Martinelli, formado em administração e matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *